Desde pequena que vou à bola com ervilhas. Em boa verdade as leguminosas podem ser introduzidas na alimentação dos bebés algures entre os 9 e os 11 meses e preferencialmente deverá começar-se pelo feijão frade, branco ou preto e lentilhas1 mas quando vi à venda, num mercadinho biológico, umas vagens carregadinhas com estes berlindes bem verdinhos e frescos, não resisti! Na Primavera, estes tesourinhos muito nutritivos apresentam-se no seu melhor e com a Francisca prestes a completar 10 meses, cheguei a casa e preparei-lhe este creme de ervilhas perfumado com hortelã, que ficou maravilhoso… Uma receita a repetir mas num panelão bem grande: é que os papás também têm direito!
Notas
Para facilitar a digestão do bebé, para além da vagem externa, retire também a casquinha interior da ervilha.
A pescada poderá ser substituída por outro peixe magro, como por exemplo linguado, solha ou faneca, podendo mesmo optar por não adicionar o peixe, no caso da criança ingerir a dose diária recomendada de proteína animal noutra refeição ou seguir um regime vegetariano.
Ingredientes
- uma curgete pequena, com casca
- uma batata média
- uma cebola média
- cinquenta gramas de abóbora butternut
- seis colheres de sopa de grãos de ervilhas previamente demolhados
- quatro folhas de hortelã
- aproximadamente cinquenta gramas de pescada cozida (3 doses)
- uma colher de chá de azeite
Preparação
- Numa panela cozer a curgete com a cebola, batata, abóbora e ervilhas, em água suficiente apenas para cobrir os legumes.
- Umas vez cozidos, desligar do lumes, juntar a hortelã e triturar.
- Adicionar o peixe desfeito em pedaços e o azeite.
- Está prontinho a servir o pequeno garfo gourmet!