Durante os seis meses que vivi em São Tomé, fubá, que é como quem diz farinha de milho, fazia parte das minhas conversas diárias com as mamãs sobre diversificação alimentar. Invariavelmente, fubá é tradicionalmente um dos ingredientes principais das primeiras papinhas do bebé, em vários países à volta do globo.
O milho é uma boa fonte de hidratos de carbono complexos, vitaminas e minerais e um cereal com diversas aplicações na culinária, podendo ser usado sob a forma de farinha, sêmola ou grão, como foi o caso deste creme de milho, super leve e com aquele sabor docinho que é irresistível não só para bebés mas também para miúdos e graúdos.
Ultimamente o consumo de milho tem sido alvo de grande polémica e controvérsia já que, para melhorar a produção deste cereal, grande parte das espécies cultivadas são geneticamente modificadas. Considere por isso comprar milho de produção biológica, seja em espiga (ao natural) ou congelado em grão e verifique se este é o único ingrediente da lista, uma vez que é expectável que em conserva ou espigas embaladas que tenham sido sujeitas a processamento tenham tenham sal adicionado, entre outros aditivos. 

14 Comments

  • Catarina diz:

    Sandra queria dar-lhe os parabéns por estas receitas que considero muito originais, acho sempre as suas receitas uma combinação improvável de ingredientes (ou talvez eu seja pouco criativa 🙂 certo é que resultam! O baby cá de casa adorou esta sopa! E eu também gostei 🙂 a de batata doce e abóbora assada (lá está nunca me iria lembrar de “assar uma sopa”) foi também um sucesso. Vou continuar a experimentar as outras, pelo andar da coisa acho que se vai lambuzar mais um pouco 🙂

  • Sandra Santos diz:

    Que bom Catarina!! São comentários como o seu que nos inspiram e motivam a continuar a partilhar as nossas receitas! Muito obrigada e um grande beijinho para si e para o baby aí de casa 😉

  • Susana Ferraria diz:

    Olá Sandra, tenho umas dúvidas sobre o milho em grão. Pode ser milho enlatado ou devo comprar daquelas espigas prontas a cozinhar, se não for assim, que milho compro eu então?

  • Sandra Santos diz:

    Olá Susana! De preferência deveríamos usar o milho em espiga e fresco mas como tal não é possível porque a sua época é relativamente curta, o ideal será congelado. Consegui encontrar facilmente e sem qualquer aditivo. Tanto os enlatados como as espigas que fala, prontas a cozinhar, têm aditivos (pelo menos os que analisei). Como tal, não os considero boas opções. Beijinhos e boas papas!

  • sara Figueiredo diz:

    olá Sandra! tenho seguido o seu blog e acho fantástico..tenho feito algumas receitas das sopinhas a minha bebé de 8 meses e ela come tudo..:) tenho é algumas duvidas em relação as papas de cereais para o lanche..tenho visto várias opiniões sobre as mesmos e fiquei um bocadinho baralhada, quais os cereais que posso usar, se devo usar em grão cozer e triturar ou posso triturar e usar a farinha e em relação ao milho (no caso desta receita), posso usar a sêmola de milho.

  • Sandra Santos diz:

    Olá Sara! Essa é uma dúvida muito comum. Na realidade tanto pode usar o grão, como a farinha resultante do processo de moagem do grão. No caso de usar o grão, deve demolhar primeiro para aumentar a sua digestibilidade e só então triturar ou cozinhar. No caso desta receita em particular, tanto pode usar o milho em grão como a sêmola ou farinha de milho. Beijinhos

  • Isabel Triaes diz:

    Boa tarde Sandra.
    O milho pode ser substituído por sémola de milho? Não consigo encontrar o milho natural nem o congelado que fala. Se der para substituir sabe me dizer quais as quantidades?

    Obrigada por todas as receitas que partilha connosco. São fantásticas.

  • Sandra Santos diz:

    Olá Isabel! Sim, pode substituir por sêmola de milho, sem qualquer problema. Beijinhos, Sandra

  • Vanessa Matos diz:

    Boa tarde,
    fiquei com uma dúvida apesar da tag indicar que podemos incluir o milho doce na alimentação do bebé a apartir dos 6 meses, gostaria de lhe perguntar se já posso inserir nas sopas da minha bebé de 9 meses, uma vez que a nossa pediatra nunca falou deste legume.
    E já agora o milho enquadra-se em que tipo de categoria? Pergunto-lhe isto porque faço as sopas da minha menina, apenas com 4 legumes e depois o peixe e a carne através de um esquema no qual vario e faço varias combinações de sopa.
    Obrigada.

  • Sandra Santos diz:

    Olá Vanessa! O milho é um cereal que pode ser introduzido a partir dos 4 meses. Beijinhos, Sandra

  • Diana Pacheco diz:

    Olá Sandra.
    Este creme de milho é refeição para almoço (ppr exemplo) certo?
    A minha bebé tem 8 meses e tenho feito as sopas/cremes “tradicionais” com 4 legumes + carne ou peixe (que ela adora), mas quero começar a fazer algo diferente em algumas alturas.
    Obrigada!

  • Sandra Santos diz:

    Olá! Sim, esta papinha constitui um excelente almoço para o bebé. Beijinhos, Sandra

  • Maggie diz:

    adoro as suas receitas e ja tenho feito algumas para a minha pequena, mas tenho uma duvida em relaçao ao milho, ja vi nos comentarios que nao pode ser milho doce (em lata) nem aquele milho em espiga, entao qual milho arranjou e onde? 😀 gostaria mesmo de fazer esta sopa para a pequena mas antes gostava mesmo de encontrar esse milho hehehe obrigada pelo seu excelente trabalho

  • Sandra Santos diz:

    Olá!
    Pode comprar milho congelado. Encontra à venda sem qualquer outro ingrediente adicionado.
    Beijinhos,
    Sandra

Deixe um comentário