Papa de arroz e maçã

Esta papa de arroz e maçã foi uma das primeiras que fiz para a Francisca.
Confesso que já há muito tempo que não fazia esta receita mas a semana passada, na creche, um virose tomou conta de quase todos os meninos e a barriguinha da Francisca não deu conta do recado.

Esta papinha foi uma das opções para a sua dieta forçada, com a missão de ajudar o seu intestino a retomar a sua actividade normal.
Embora estas pequenas adversidades sejam comuns, assim que as crianças entram para a creche, nem por isso deixam de gerar transtorno e preocupação.
Raios! Num ano, em casa com a mamã, nunca soube o que era uma diarreia e a barriguinha funcionava como um relógio e agora…

Mas enfim, não há nada a fazer! Muitos pequeninos juntos, com um sistema imunitário ainda em desenvolvimento, torna inevitável este género de situações. Por isso, é bom ter o arroz como aliado. Ele é recomendado na dieta de convalescentes de quase todas as doenças. É um cereal sem glúten e de fácil digestibilidade, já que a sua assimilação pelo organismo por norma não ultrapassa uma hora.

Este cereal é ainda um importante fornecedor de energia – já que mais de três quartos da sua composição é formada por amido – e ainda, garante ao bebé um leque variado de vitaminais e minerais.
Por estas razões é por norma  um dos primeiros cereais a ser introduzido na alimentação do bebé.

Existe ainda uma outra forma de preparar uma boa papa caseira de arroz para o bebé, tal como sugiro na receita da papinha de arroz e alperces secos, que na minha opinião é mais interessante do ponto de vista nutricional e sensorial. O único contra-tempo é ser menos prática e mais demorada. Ainda assim vale a pena experimentar!
Ainda: não se esqueça que, pode adicionar o leite do bebé (materno ou fórmula), para ajustar a consistência da papinha e torná-la mais rica do ponto de vista nutricional.

87 Comments

  • Joana Cunha diz:

    Boa noite! Se quiser usar o grão de arroz neste caso branco devo demolhar e proceder como refere na receita da papa com alperce? O meu bebé tem 5 meses e queria muito experimentar oferecer-lhe papas caseiras ☺️! Obrigada pela ajuda!

  • Marisa Vieira diz:

    Olá Sandra! Sou uma seguidora assídua do seu blog, existem poucos blogs que ajudem com a nutrição para os nossos bebes. Então desde que descobri o seu todos os dias venho cá ver as receitas, e as que faço o meu bebé adora. O meu pequeno vai fazer 14 meses para a semana, já anda , diz muita coisa e adora comer e experimentar coisas novás, principalmente as receitas que tiro daqui. Obrigada por me ajudar a mim e a outras mães, a diversificar a alimentação dos nossos bebés de forma saudável. Esta fase e dos descobrimentos e nem sempre sei como diversificar a alimentação do.meu menino, mas graças a si e ao seu blog tenho uma grande ajuda. Um abrigada meu e do meu menino. Beijinhos para si e para a sua menina.
    Mais uma vez obrigada.

  • Sandra Santos diz:

    Que mensagem tão querida Marisa! É muito gratificante para nós recebermos este feedback:os bebés adoram as receitas e facilitamos a vida aos papás. Estes são os nossos objectivos desde o início e é espectacular sabermos que estamos a conseguir cumprir! Ficamos com o coração cheiiiiiio. Muitos beijinhos para si e para o seu menino

  • Sandra Santos diz:

    Olá Joana! No caso da papinha de arroz e alperce, apenas o grão de arroz integral foi demolhado. Se usar só o grão de arroz branco não precisa de demolhar e coze muito mais rápido que o integral. Beijinho, Sandra

  • Susana Pereira diz:

    Boa noite Sandra.
    O meu bebé tem 5 meses e meio e estou agora a iniciar-me na aventura das papas caseiras. Comprei farinha de quinoa por não ter glutén mas vem com a informação que pode conter vestigios de amêndoa pelo que fiquei com receio de utilizar… procurei informação sobre a introdução da amêndoa na diversificação alimentar relativamente à idade as não encontrei… será que encontro outra marca que possa não ter vestigios e nada? E se não arriscar por agora quando poderei dar?
    Obrigada e parabéns pela página 😉

  • Ana Pinto diz:

    Boa noite Sandra! O meu bebe iniciou hoje a aventura das papas, tem 5 meses e meio e como não podia deixar de ser fizemos a de arroz e maçã e posso dizer que foi um autentico sucesso, isto porque não lhe conseguia dar maçã cozida ou assada, rejeitava completamente e agora na papa foi vê-lo comer com imensa satisfação 🙂 Quando completar os 6 meses, posso dar-lhe todas as outras farinhas (aveia, alfarroba, coco, etc…)? Só mais uma questão, estas papas podem ser feitas em casa e dar mais tarde, por exemplo levar para a creche ou quando saímos? Muito obrigada pela ajuda e continue este belo trabalho que tem sido uma ajuda preciosa para todas as mães…E com todas estas dicas cada vez temos menos vontade de recorrer a papas e boiões de compra 🙂 Coisa que já não era intenção minha fazer…. Beijinhos e obrigada

  • Carla diz:

    Bom dia Sandra! Sou uma assídua seguidora do seu blog, pois a minha bebé vai começar com a papa. Gostaria de fazer a receita que a Sandra colocou de arroz e maçã. Ontem fui ao supermercado para comprar a farinha de arroz e verifiquei que eciste farinha de arroz integral e farinha de arroz “normal”. Também gostaria de saber se aconselha alguma marca de farinha?Gostaria de saber qual a,mais indicada. Dou mãe de primeira viagem e por isso bastante dúvida. Desde já agradeço. Parabéns pelo excelente blog muito obrigada pelas excelente receitas. Bjnhos, obrigada

  • Sandra Santos diz:

    Olá Carla! Embora os cereais integrais sejam mais ricos do ponto de vista nutricional, estes devem ser usados com parcimónia na alimentação do bebé, uma vez que contêm um elevado teor em fibra e fitatos. Sendo assim, seria mais prudente optar por uma farinha semi-integral ou pela versão refinada. Pode também fazer a farinha em casa se tiver um bom processador/liquidificadora, já que é só triturar o grão que usa habitualmente para preparar o seu arroz. Eu não ligo muito a marcas e, hoje em dia todos os supermercados têm uma área com produtos biológicos, onde encontrará uma grande diversidade de farinhas, na realidade muito semelhantes, apenas a marca e preço é que mudam. Ou se preferir, pode comprar flocos de arroz para bebé e nesse caso recomendo a marca Holle, também à venda em supermercados e algumas farmácias. No rótulo dos flocos desta marca irá encontrar: arroz integral. No entanto, dada a cor dos flocos (super brancos), desconfio que terão passado por um processo de refinamento. O que acaba por ser vantajoso, visto aumentar a digestibilidade dos flocos para a sua bebé. À medida que ela for crescendo pode ir optando por introduzir cereais cada vez menos refinados. Beijinhos, Sandra

  • Filipa Marques diz:

    olá Sandra! Adoro o seu Blog!
    O meu bebé tem 4 meses e já iniciei com a sopinha e a fruta (uma vez por dia), uma vez que desde muito cedo tive que lhe dar LA. A pediatra recomendou-me que após se habituar bem à sopinha e à fruta poderia iniciar com as papas. Gostaria de fazer papas caseiras. Assim sendo que farinhas recomenda (sem glúten, claro!)? e como as posso fazer? junto sempre uma fruta à farinha? e faço com água ou junto o LA? tenho imensas dúvidas de como posso fazer uma papinha nutritiva e saborosa para o meu bebocas. obrigada e desculpe tanta pergunta!!!! 🙂

  • Maria diz:

    Bom dia o meu bebê tem 6 meses e já estou a oferecer papa da comprada, mas ficou intrigada com as papas caseiras, pois sempre que come as compradas parece ficar meio indisposto…
    Falei a pediatra em fazer as papas em casa e disse que não, mas gostava de experimentar para ver como reage. O que aconselha para 1 papa caseira??
    Agradeço a ajuda, pois estou a nora principalmente com as farinhas a utilizar..

    Bjts e continue o bom trabalho…

  • Sandra Santos diz:

    Olá Maria! Porque não começa por experimentar combinações muito simples, por exemplo: https://papinhasdaxica.pt/2016/07/batata-doce-com-banana/, https://papinhasdaxica.pt/2016/11/papinha-de-pera-e-cherovia/ ou https://papinhasdaxica.pt/2016/10/papa-de-arroz-e-maca/
    São extremamente fáceis, têm poucos ingredientes e os bebés por norma reagem extremamente bem!
    Eventualmente o motivo pelo qual a pediatra colocou de parte as papas caseiras prende-se com dois motivos: desconhecimento e a ausência de fortificação das farinhas usadas nas papas caseiras. Quero com isto dizer que muitas das papas de compra (Nutriben, Nestlé…) usam cereais que são enriquecidos com ferro, entre outros minerais e vitaminas. Mas, sendo este o motivo que deixou a pediatra do seu bebé de pé atrás, pode sempre alternar, entre papas de compra e papas caseiras. Experimente as receitas que lhe sugeri e depois conte-me como correu 😉 beijinhos, Sandra

  • Sandra Santos diz:

    Olá Filipa! Pode experimentar fazer papinhas simples, com tubérculos e fruta, como por exemplo: https://papinhasdaxica.pt/2016/11/papinha-de-pera-e-cherovia/ ou https://papinhasdaxica.pt/2016/07/batata-doce-com-banana/. Em relação aos cereais, até aos 6 meses, só recomendo que use arroz e milho. Porque não experimenta esta papinha: https://papinhasdaxica.pt/2016/10/papa-de-arroz-e-maca/? Usei farinha de arroz normal, comprada naquela secção dos hipermercados de produtos biológicos. Pode ainda optar por flocos de arroz próprios para bebé. Os da marca Holle são interessantes, já que da lista de ingredientes só faz mesmo parte o cereal, seja arroz, milho ou outros. Pode usar o LA para ajustar a consistência das papinhas, sem qualquer problema. Nas minhas receitas uso pouco leite por uma simples razão: a Francisca bebia leite materno e, este não suporta temperaturas de cozedura elevadas… Mas no seu caso pode por exemplo na receita da papinhas de arroz e maçã, substituir a água por leite adaptado. A papa ficará mais rica e interessante do ponto de vista nutricional e tenho a certeza que o seu bebé vai adorar.

  • Jaciara Vieira diz:

    Olá Sandra, gostei das dicas das papinhas caseiras. Minha nenuca fez 4 mesitos e quero uma dica de papinhas para diversificar, pois notei que ela aborrece-se facilmente das coisas, ela já come a papinha de milho mas quero a sua ajuda de receitas diárias…

  • Sandra Santos diz:

    Olá Jaciara! No blog tem várias sugestões de papinhas adequadas à idade da sua nenuca. Já experimentou a papinha de batata-doce com banana? É uma delícia! Beijinhos, Sandra

  • Catia diz:

    Olá Sandra eu vivo em Londres e a única farinha de arroz que vi para bebe foi aptamil baby rice com esta posso fazer a papinha com maçã?

  • Catia diz:

    Sandra estou com um problema o meu bebe tem 5 meses e comecei a dar as primeiras sopas mas ele vomita durante o dia e tem muita diarreia e borbulhas no corpo diz uma de batata cenoura e cebola outra de batata doce e abóbora e outra de abóbora e batata e todoas aconteceu ?por agora parei de dar obrigado

  • Sandra Santos diz:

    Olá Cátia! Pode fazer perfeitamente a papinha com essa farinha, seguindo as minhas indicações. Contudo, essa farinha até nem precisa de cozer, pelo que pode apenas cozer a maça e adicionar a esta o aptamil baby rice, juntamente com água morna ou leite do bebé (fórmula ou materno). beijinhos, Sandra

  • Sandra Santos diz:

    Olá Cátia! Fez bem em parar. Uma vez que o bebé ainda tem 5 meses, aconselho-a a esperar alguns dias, até a sintomatologia (diarreia e vómitos) passar. Seguidamente experimente dar um alimento de cada vez. Por exemplo, dá uma papinha de cenoura, durante 3 dias. Vê se há reacção e só após este período é que parte para outro alimento. Beijinhos

  • Catia diz:

    Muito obrigado Sandra vou fazer isso que a Sandra me disse vamos ver como ele fica muito obrigado pela sua ajuda depois digo como correu beijinhos

  • Catia diz:

    Obrigado Sandra beijinhos

  • Joana diz:

    Olá Sandra! A minha princesa tem quatro mesinhos e já iniciamos as papinhas. Queria muito fazer a papinha de arroz e maçã, mas vivo na Suiça e não consigo encontrar farinha de arroz. Tenho um robot de cozinha onde posso fazer farinha, mas não sei que tipo de arroz usar. Pode-me ajudar?? Continue com este maravilhoso trabalho que me está a ajudar imenso. Estou apaixonada pelas suas papinhas caseiras. Beijinhos

  • Sandra Santos diz:

    Olá Joana! Como tem o robot de cozinha pode fazer a farinha em casa. Basta triturar o grão de arroz. Deverá ser arroz branco e preferencialmente biológico. Beijinhos

  • Sofia Maio diz:

    Olá, que farinha de arroz utiliza? Obg

  • Maria Inês diz:

    Olá Sandra..Como faço a papa de arroz e junto o leite artificial? Cozo a farinha já no preparado de leite em pó com a agua?Ou devo apenas juntar a farinha de arroz com água ..Fiquei confusa

  • Sandra Santos diz:

    Olá! A farinha de arroz coze em água, até ficar macia e engrossar, e no final, fora do lume, adiciona-se o leite do bebé, seja materno ou fórmula, até obter a consistência desejada. A fruta pode juntar durante a cozedura ou no final. beijinhos

  • Sandra Santos diz:

    Olá Sofia! Uso uma farinha de arroz biológica, que encontra quase em todos os supermercados, na secção de produtos “dietéticos”/biológicos. A marca é um bocadinho indiferente. Beijinhos

  • Vera Santos diz:

    Boa noite Sandra,
    À papa de arroz da marca holle, pode ser adicionado a fruta?
    Obrigada

  • Sandra Santos diz:

    Olá Vera! Sim, pode e até acaba por ser mais interessante do ponto de vista nutricional e para diversificar o sabor. Beijinhos

  • Diana Cunha diz:

    Boa tarde Sandra.

    É possível fazerv a farinha de arroz em casa?

    Obrigada

  • Marisa diz:

    Olá Sandra, tenho duas bebes gemeas de 6 meses, comem cerca de 120 a 150ml de papa, para a quantidade que indica de água Vs a quantidade de farinha não ficará muito líquida? Isto Porque nas papas de compra eu colocava cerca de 5 colheres de sopa para cada papa. Outra questão, aqui indica a maçã mas posso experimentar com outra fruta, tipo pêra ou manga? Obrigada

  • Sara Cruz diz:

    Olá minha querida Sandra, parabéns pelo blog. Que útil me tem sido.
    Posso fazer esta papinha com arroz branco normal?
    Beijinhos.

  • Sandra Santos diz:

    Olá Sara! Muito obrigada pelo seu comentário tão simpático. Sim, pode usar o arroz branco normal, que pode transformar em farinha ou então deverá cozinhar muito bem o grão. Beijinhos

  • Telma diz:

    Olá Cátia, no sainsburys há farinha de arroz simples, no corredor dos bolos/farinhas, normalmente na prateleira de baixo, num pacotinho de 500g

  • Sandra Santos diz:

    Olá Diana! Sim é possível. Basta comprar um bom arroz, de preferência de produção biológica e depois triturar o grão num bom “robot” de cozinha. Beijinhos, Sandra

  • Diana diz:

    Olá Sandra. Descobri o seu blog a pouco tempo e fiquei bastante motivada a dar papas caseiras graças a si. Mas trabalho a tarde é quem fica com a minha menina(5meses) é a minha mãe. Será que posso fazer a papa ao meio dia para ela lhe dar a tarde? Obrigada e adoro o seu blog é uma motivação. Beijinhos

  • Vanessa Gata Lopes diz:

    Boa tarde. Muitos parabéns pelo blog e pela partilha fantástica 😉 o meu bebe tem 5 meses e iniciou as papinhas caseiruas de arroz integral biológico cozido e passado no passevite. Entretanto já experimentei com maçã e pera. Que farinhas posso introduzir mais nesta altura para alternar com a de arroz? Obrigada

  • Tatiana Mendes diz:

    Boa noite.. Em relação a papinha de arroz com a maçã eu gostava de saber q quantidade de Leitinho ( ela esta com o nan) pode acrescentar pfv
    Obrigado

  • Vanessa Silva diz:

    Olá Sandra,

    A Inês tem quase 5 meses e vai experimentar as papas. Já iniciou a sopa e a fruta aos 4 e adora. Gostava de fazer as papas caseiras, mas tenho procurado informações sobre cereais sem glúten e encontro coisas contraditórias. Que cereais devo/posso usar?
    Obrigada. Parabéns pelo blogue.

  • Sandra Santos diz:

    Olá Vanessa! Numa primeira fase, recomendo o arroz, o milho e o millet. Pode também usar tubérculos como a batata-doce ou a mandioca. Beijinhos, Sandra

  • Sandra Santos diz:

    Olá Tatiana! A quantidade de fórmula é directamente proporcional à quantidade de água que usa na preparação da papinha. Beijinhos, Sandra

  • Sandra Santos diz:

    Olá Vanessa! Aconselho a introduzir o millet, a farinha de milho e usar tubérculos como a batata-doce e a mandioca. Beijinhos, Sandra

  • Sandra Santos diz:

    Olá Diana! Pode, sem qualquer problema. Beijinhos, Sandra

  • Sandra diz:

    Olá Sandra,

    A minha pipoca têm 4 meses e vou iniciar as papinhas e vou experimentar a papinha de farinha arroz com maça visto que a minha pipoca esta a LA posso colocar o leite em pó? visto a papa levar 250 ml água logo leva 8 colheres de medida do leite em pó?
    Obrigada. Parabéns pelo blogue.

  • Joana diz:

    Boa noite Sandra.
    Desde já os meus parabéns pelo blog, é fantástico.
    Eu sou mama de primeira viagem e tenho imensas dúvidas. Tenho uma bebê de 5 meses e meio e já come sopa é fruta ao almoço e gostaria de introduzir a papa visto que vou começar a trabalhar no próximo mês e não tenho reserva de leite materno para ela. Que papas me aconselha para dar?
    Obrg pela sua atenção. Bjinhos

  • Bruna Nutri diz:

    Olá eu também sou nutri e amo demais essa area infantil e receitas infantis!!Quero cada vez mais me atualizar e seu blog ajudou muito!!Tem orientação de algum curso mais avançado que tenha no RS?

  • Sandra Santos diz:

    Olá Bruna! Não tenho conhecimento. Aqui em Portugal também faz falta mais formação na área… Bem-vinda ao blog e votos de muito sucesso. Beijinhos, Sandra

  • Sandra Santos diz:

    Olá Joana! Pode fazer qualquer uma do blog, desde que a receita tenha como indicação + de 4 e/ou + 6 meses. Beijinhos, Sandra

  • Sandra Santos diz:

    Olá Sandra!! Essa é a lógica!! Pode fazer tal e qual como disse. Beijinhos, Sandra

  • Alexandra Batista diz:

    Olá Sandra
    Tenho um bebe com 5 meses e enquanto pesquisava papas caseiras deparei-me com o seu blogue, adorei todas as receitas e informações bastantes úteis sobre esta fase que tantas dúvidas tráz mas tenho uma dúvida, em relação ao arroz penso que disse que podíamos nos fazer a farinha certo? E basta só pegar em arroz branco normal e triturar tudo até ficar em farinha? Não é preciso lavar para tirar a “goma”? E já agora, a farinha millet, penso que é assim, é milho-miúdo? E é só triturar também? Obrigado desde já pela ajuda e espero que me possa esclarecer,

  • Cláudia diz:

    Olá Sandra, Parabéns pelo seu blog 🙂 Até aos seis meses que papinhas deu mais à sua bebé?
    Entretanto posso fazer esta papinha e guardar para dar por exemplo à tarde ou no dia seguinte ?
    Muito Obrigada. Beijinho

  • Cláudia diz:

    Olá de novo Sandra , acrescento uma questão, sendo leite materno só devo adicionar na altura de dar ao bebé e já com a papinha morna , certo ?
    Obrigada 🙂

  • Sandra Santos diz:

    Olá Cláudia! Tal e qual. Acrescento ainda o seguinte: depois de adicionar o leite materno, no caso de sobrar papinha, esta já não deverá ser guardada para futuras refeições, ok? beijinhos

  • Sandra Santos diz:

    Olá Cláudia! Aqui em casa só começámos a diversificação alimentar praticamente aos 6 meses. Contudo, no blog tem várias sugestões de papinhas que poderá dar a partir dos 4 meses: https://papinhasdaxica.pt/2018/01/papinha-maca-millet/ , https://papinhasdaxica.pt/2018/01/papinha-de-milho-e-pera/ , entre muitas outras. Basta ir a receitas e clicar em + 4 meses. Pode guardar a papinha no frigorífico, durante 48h. Beijinhos

  • Sónia diz:

    Há algum problema em fazer a farinha de arroz com arroz normal, no robot de cozinha?

  • Sandra Santos diz:

    Olá Sónia! Não nenhum problema. beijinhos

  • Sandra Santos diz:

    Olá Alexandra! Sim, basta triturar o grão de qualquer cereal e transformá-lo em farinha ou então comprar logo o cereal em forma de farinha. Beijinhos

  • Andrea Araújo diz:

    Bom dia! Só conheci o blog agora, que pena! Perdi 11 meses de boas sugestões e dicas para o meu pequeno príncipe…mas nunca é tarde ! É preciso demolhar a aveia, antes de a cozinhar? Obrigada.

  • Sandra Santos diz:

    Olá Andrea! Ao demolhar os cereais, aumenta a sua digestibilidade. No entanto, dependendo da idade do bebé e se a aveia já estiver em flocos (tendo sofrido um processamento para o efeito), não há necessidade de demolhar. Beijinhos, Sandra

  • Susana Costa diz:

    Olá Sandra. Obrigada pelas suas partilhas e sugestões. Faço papas caseiras para a minha bebé desde que iniciou a diversificação alimentar e o seu blog é uma preciosa ajuda. Tenho uma dúvida, tenho lido e procurado informar-me o melhor possível sobre os alimentos a dar à minha filha e parece que muita informação também nos baralha. Podemos dar farinhas ou devemos oferecer em cereais ou flocos? Li que as farinhas como são processadas perdem valores nutricionais. O que aconselha? A pediatra da minha M diz que posso dar. Obrigada e um beijinho

  • Sandra Santos diz:

    Olá Susana! Sim, pode usar e oferecer o cereal sob a forma de farinha. Esta resulta da moagem do grão e as perdas não são significativas. Beijinhos, Sandra

  • Ana diz:

    Olá Sandra, vou agora começar a dar papinhas á minha filha aos 6 meses e vou começar por esta de arroz e maçã, mas depois de vir das compras é que reparei que comprei farinha de arroz integral, também serve ou vai ser muito agressivo por ser integral? Ela ainda hoje tem uma barriguinha muito sensível, e fiz o mesmo com a farinha de milho…tambem veio a integral :/ obrigada
    (Já tenho o seu livro e está maravilhoso, parabéns:) )

  • Carla vieira diz:

    Ola boa noite sandra a minha princesa ja tem 4meses como vai para o bercario e eu gostaria de comecar a introducao de alimento ela faz leite materno. O que me aconselha?

  • Sandra Santos diz:

    Olá Carla! Eventualmente este artigo poderá ajudá-la:https://papinhasdaxica.pt/2016/07/habemus-papa-legumes-ou-cereais/
    Beijinhos, Sandra

  • Ana Luísa dos Santos Rito diz:

    Oláaa Sandra! Poderia me explicar como posso adicionar o leite materno a essas papás? Eu infelizmente tenho dado da bledina e adiciona só o leite materno mas nessas estou com dúvidas visto que leva água! Beijinho e obrigada

  • Sandra Santos diz:

    Olá Ana! Aqui fica o artigo onde esclareço essa questão: https://papinhasdaxica.pt/2018/04/papas-caseiras-leite-materno-formula/
    Beijinhos, Sandra

  • Sandra Santos diz:

    Olá Ana! No início da alimentação complementar recomendo que os cereais integrais sejam usados com parcimónia. Pode sempre misturar os cereais integrais com outros refinados. Beijinhos, Sandra

  • Liliana Oliveira diz:

    Olá Sandra.
    É possível fazer este tipo de papas em casa e colocar em boiões para levar para o infantário e já lá no infantário a educadora aquece um pouco e junta depois o leite materno?
    Neste momento estão a dar papas pré-feitas já, mas eu preferia que lhe dessem no infantário estas caseiras. Mas lá não as vão fazer no momento… só adicionam o leite ou a água no momento… Daí que me lembrei dos boiões… Acha que dá?

  • Sandra Santos diz:

    Olá Liliana! Sim, pode fazer isso, obviamente tendo todos os cuidados de higiene e segurança alimentar. Beijinhos, Sandra

  • Joana tavares diz:

    Sandra se quiser mesmo fazer com arroz, quantas colheres ponho? Obrigado

  • Catia Santos diz:

    Olá!
    Posso substituir a farinha de arroz por arroz branco? A princesa já tem 8mesinhos! Obrigada 🙂

  • Andreia diz:

    Bom dia
    Estou a precisar da sua ajuda tenho uma bebê que vai fazer 9 meses este mês e tenho lhe dado os pures, as sopas mas tudo passado na varinha mágica. Comecei por não passar a carne nem o peixe para ela se ir habituando mas agora não sei como hei de introduzir os alimentos para ela começar a mastigar. Para deixar de passar na varinha.
    Obrigada

  • Sandra Santos diz:

    Olá Andreia! O ideal é marcar uma consulta, onde poderei ajudá-la. https://papinhasdaxica.pt/nutricao-do-bebe/
    Beijinhos, Sandra

  • Sandra Santos diz:

    Olá Cátia! Sim, sem problema. Beijinhos, Sandra

  • Filipa diz:

    Olá Sandra,
    O meu pequeno mais-que-tudo está com 6,5 meses e tenho feito algumas das papas que sugere. A pediatra aconselhou a que ele se habituasse muito bem às 3 principais frutas (maça, pera e banana) então tenho feito sempre papa de arroz, milho ou aveia com essas frutas. Acha que posso experimentar outras farinhas? Relativamente à conservação, normalmente faço as papas de 2 em 2 dias e coloco-as no frigorífico? Só no ato de lhe dar é que as aqueço ligeiramente e coloco o equivalente de LA.
    Obrigada!

  • Sara Cardoso diz:

    Boa tarde Sandra,

    A papa de arroz e maçã é possível preparar e levar para a rua para comer mais tarde? E ainda, é possível fazer em quantidade e depois congelar? Obrigada

  • Rita Pinto diz:

    Olá Sandra
    Iremos começar a introdução da papinha e quero fazer esta papinha mas tenho uma questão
    Faço a papa que ainda rende bastante certo?
    Depois misturo a parte o leite (fórmula) mas neste caso acrescento o pó e respetiva água? Ou a água que é feita na papa é suficiente?
    Talvez seja uma questão parva mas….‍♀️‍♀️

  • Sandra Santos diz:

    Olá Rita,
    O rendimento da papa depende sempre do apetite do bebé. Acrescenta só o pó à papa já feita. Se para fazer a papa usou 180mL de água usa cerca de 5-6 colheres medida de leite. Beijinhos, Sandra

  • Sandra Santos diz:

    Olá Sara!
    Sim, pode preparar e congelar. Se levar para a rua tem que ter cuidado com a conservação da mesma porque o ideal é que esteja refrigerada. Beijinhos, Sandra

  • Tânia diz:

    Boa tarde sandra 🙂
    Desde ja parabéns pelo blog. É uma grande ajuda para nós mães e está super interessante, gosto muito. A minha pequenina tem 4meses e meio e vai iniciar as papás e sopas agora aos 5meses para se ir habituando para no mês seguinte ir para a creche. Esta apenas a LM ainda a minha questão em relação às papas é que eu preferia as caseiras às de compra. Será que dá para fazer e mandar para a creche e elas la juntarem só o leite materno que eu mandar? Dá para aquecer sem problema para a bébé? Obrigada

  • Sandra Santos diz:

    Olá Joana!
    Terá que testar. Beijinhos, Sandra

  • Ana diz:

    Olá Sandra, tenho duas questões em relações às papas, seja esta ou outra qualquer. A Sandra fala em juntar leite materno após a cozedura, mas qual a quantidade? por exemplo para esta papa de maça quanto poria? A segunda questão tem haver com a validade da papa, dá para fazer e comer no dia seguinte (juntando o leite apenas na hora de dar ao bebé). Obrigada e muitos parabéns pela incrível blog e livro.

  • Sandra Santos diz:

    Olá Ana,
    Depende muito, se fizer uma papa muito grossa, junta leite materno até ajustar a consistência, até ficar mais sob a forma de puré. Na realidade nunca será necessário ou conseguirá juntar muito leite mas desde que continue a oferecer maminha não há problema.

    Beijinhos,
    Sandra

  • Carla Ferreira diz:

    Parabéns pelo blog. Muito útil e informativo. Vivo em Inglaterra onde aconselham a dar leite de vaca a partir dos 6 meses quando a preparação de papas embora para beber seja o de fórmula. Contudo verifico que aconselha o contrário… fiquei um pouco confusa. Quando preparado com leite vaca posso à mesma congelar as papas e voltar a aquecer? Obgd

  • Sandra Santos diz:

    Olá Carla,
    Sim, eu só aconselho o leite de vaca a partir dos 12 meses. Beijinhos, Sandra

  • Andreia diz:

    Olá Sandra! Adoro o teu blog e já fiz várias papinhas para a minha MV com 8 mesinhos acabados de fazer!
    Uma pergunta, posso usar farinha de coco?
    Obrigada e um beijinho

  • Sandra Santos diz:

    Olá Andreia! Pode mas aconselho a usar em pequena quantidade. Beijinhos, Sandra

Deixe um comentário