Puré de maçã e castanhas

A castanha é o ícone desta estação! Em pleno dia de São Martinho, nas papinhas da xica não podíamos deixar de fazer um Magusto à altura.
A castanha, embora seja um fruto, é muito rica em amido, tornando-a semelhante do ponto de vista nutricional, aos alimentos pertencentes ao grupo dos tubérculos, cereais e derivados, da Roda dos Alimentos. Por este motivo, ela é usada há muitos e muitos anos e, em tempos, representou um dos alimentos base da alimentação, utilizada em substituição do pão e da batata.
Apresenta ainda quantidades apreciáveis de fibra, características que a tornam um interessante alimento no controlo do apetite e uma excelente fonte de energia, isenta de glúten. É pobre em gordura, sendo por isso menos calórica quando comparada com os restantes frutos secos.

Ainda, quando comparada com outros frutos secos, tais como nozes, avelãs, amêndoas e amendoim, constitui uma opção menos alergénica e por esta razão achei razoável dar a provar à Francisca. Possui quantidades interessantes de vitaminas, minerais e antioxidantes, em particular,  polifenóis. Dentro das vitaminas, destaca-se a vitamina C, sendo que uma porção de castanhas (10 castanhas) com apenas 179 kcal  fornece metade da dose diária recomendada de vitamina C. Surpreendente, não é?
É ainda um alimento muito versátil, em termos de confecção, pode comer-se cozida, assada, como acompanhamento de pratos, na base de sopas ou na confecção de apetitosas sobremesas e bolos.

Como a castanha pode originar alguma flatulência, achei arriscado fazer um puré só com castanhas e por essa razão decidi juntar a maçã. Ficou uma sobremesa/lanche absolutamente divinal!!

Trocando a canela por outra especiaria, como por exemplo noz moscada, este puré constitui um excelente acompanhamento de pratos de vegetais ou carne. No outro dia juntei esta combinação a um estufado de frango com cogumelos e o resultado não podia ter sido melhor. Só que a foto não fez justiça ao prato e, como os olhos também comem, acabei melhor não publicar mas aqui fica mais uma dica para fazer com umas castanhinhas, quentes e boas!!

2 Comments

Deixe um comentário