Super puré de bróculos, pêra e batata-doce

As crianças adoram super-heróis! E agora, ao Super-Homem, ao Homem-Aranha e ao Batman, juntam-se os bróculos! Na sua farta cabeleira, escondem verdes tentáculos carregados de super-poderes.

Na verdade, eles são aquilo a que podemos chamar de superalimento, pela sua enorme riqueza em vitaminas antioxidantes, tais como a A (betacaroteno) e a C, que protegem os tecidos e células do organismo.

Os bróculos são também um boa fonte de ácido fólico, potássio e ferro, embora este não seja tão bem aproveitado como aquele que vem na carne ou nas vísceras de animais. Os seus tentáculos verdes têm ainda glucosinolatos, que parecem fortalecer a imunidade e as defesas do organismo, podendo assim ajudar a prevenir o cancro. Tinha ou não tinha razão?

Já a pêra é um dos alimentos menos alergénicos que existe, sendo por isso ideal para o início da diversificação alimentar do bebé.

Para além disso, é rica em potássio, fibras e vitaminas A e C. Sendo menos ácida que a maçã mas igualmente docinha, oferece o contraponto perfeito ao acentuado sabor dos bróculos, contribuindo para a sua fácil aceitação e para o sucesso deste maravilhoso puré! Vamos provar?

16 Comments

  • Ângela diz:

    Boa tarde, a partir de que idade é recomendado este puré?

  • Sandra Santos diz:

    Olá Ângela! Poderá introduzir este puré, a partir dos 4 meses! Embora seja sempre preferível iniciar a diversificação alimentar o mais próximo possível dos 6 meses. De qualquer modo, todas as receitas no blog estão organizadas por idade. Beijinhos, Sandra

  • Sofia Gaspar diz:

    Oferece como refeição ou lanche?
    Obrigada
    ♡♡♡

  • Sandra Santos diz:

    Olá Sofia! Normalmente ofereço ao almoço ou jantar, como se de uma sopinha ou puré se tratasse. Porém não vejo qualquer problema em oferecer ao lanche: acaba por ter a fruta, um tubérculo que é equivalente aos cereais (arroz, aveia, trigo, quinoa, etc.) e os super-heróis do momento: os bróculos! 🙂

  • Katia Loureiro diz:

    Olá Sandra! O meu bebé tem agora 4 meses, já introduzi a primeira papá que faço com o meu leite. Gostaria de saber quando devo dar estas papás que tem no seu blogue.

    Uma dúvida, são papás frias ou quentes?
    Obrigada

  • Sandra Santos diz:

    Olá Katia! Todas as receitas no blog estão organizadas por idade. Como o seu bebé tem agora 4 meses, pode oferecer-lhe todas as papinhas que fazem parte dessa categoria (ir a receitas – 4 meses). A maior parte das receitas para essa categoria são papinhas quentes. Tendo em conta que estamos no Inverno acabam também por ser mais reconfortantes! 🙂

  • Sónia Pires diz:

    Olá Sandra. Depois desta papinha, dada ao almoço, ofereço fruta ou é desnecessário? Obrigada

  • Sandra Santos diz:

    Olá Sónia! A partir dos 6 meses poderá oferecer-lhe fruta de sobremesa, visto que este puré leva apenas 1 pêra e rende cerca de 4 porções. Beijinhos

  • Ana Rita Gil diz:

    Olá Sandra, comecei a segui-la agora e quero experimentar as suas receitas, mas tenho uma dúvida: nas sopas/papas destinadas a refeições principais (almoço e jantar) vi que não junta carne nem peixe, como faz para dar a proteína? Obrigada!

  • Sandra Santos diz:

    Olá Ana! Isso só acontece naquelas receitas classificadas como sendo a partir dos 4 meses. Nas categorias seguintes (+ 6,9,12 meses), junto carne e peixe às mesmas. Beijinhos

  • Sílvia diz:

    Boa noite Sandra!
    Estou a gostar muito de conhecer o seu blog, estou a tirar imensas ideias 🙂
    Muitos parabéns pelo sucesso!
    Gostaria só que me ajudasse numa questão…o meu Vasquinho vai fazer 5 meses, aos 4 meses o pediatra disse para começar com os purés, faço uma única refeição de puré+sobremesa e nas outras mama. Ele também disse para quando fizesse os 5 meses introduzir a papa, substituindo uma mamada. Recomendou a primeira papa de milho e arroz da nutribén sem glúten, quando fui ver a inf nutricional não achei muita piada porque por 100g tem 66g de hidratos de carbono dos quais 33g são AÇÚCARES! Alguma vez deu esta papa à sua Xica? Ou substituiu por estas receitas que aqui tem? Tenho algum receio de lhe dar a da nutribén…
    Obrigada.

  • Catarina diz:

    Olá Sandra, antes de mais parabéns pelo blog! Adoro apetece fazer tudo!
    Tenho uma questão… cada dose considera 150ml?

    Beijinhos e obrigada

  • Sandra Santos diz:

    Olá Catarina! A dose é sempre algo muito aproximado, confesso que em algumas receitas considero 150mL e noutras 180mL. Mas vai depender muito do bebé. Para um bebé X uma dose pode corresponder a 90mL e para outro bebé Y poderá ser 180mL, então o rendimento de cada receita é completamente diferente mediante cada caso… Fiz-me entender? Beijinhos, Sandra

  • Sonia Gomes diz:

    Olá Sandra! Tenho uma questão em relação à conservação do puré…durante quantos dias podemos guardar no frigorifico (4ºC) para oferecer ao bebé? e se for congelado (-20ºC)? Obrigada!

  • papinhasdaxica diz:

    Boa tarde Sonia,

    Muito obrigada pela sua mensagem.
    Normalmente, o puré aguenta cerca de 48h no frigorífico e 1 mês no congelador.
    Beijinhos,
    Sandra

Deixe um comentário