Estas deliciosas panquecas de abóbora viajaram na lancheira da Francisca até à creche. Enviei umas quantas, para o caso dos seus coleguinhas quererem provar a iguaria. E assim foi…
Quando cheguei à creche, a educadora estava a contar a uma mãe, que nesse dia os meninos tinham tido um lanche diferente, já que uma menina tinha levado umas panquecas, que tinham despertado o interesse e curiosidade de todos. Até dela própria, que provou e deu o seu veredito: “estavam bem boas!”
Confesso que fiquei super feliz. A maior parte das vezes a Francisca tem um lanche super parecido ou até mesmo igual ao dos restantes amiguinhos mas de vez em quanto gosto de enviar algo “fora da caixinha”. No entanto, desagrada-me a ideia que seja a única com um lanche diferente… Por enquanto ainda é pequena mas não quero que no futuro, a minha intenção de lhe proporcionar lanches saudáveis, a façam sentir-se à parte. Não gosto da ideia de que possa sentir-se diferente ou ser vista ou tratada como tal, seja porque motivo for. Por isso, foi fantástico que, nesse dia, em vez da diferença tenha prevalecido o sentimento de partilha. Mesmo que seja apenas a partilha de umas simples panquecas…

Aqui fica a receita da pasta de tâmaras que faz parte da lista de ingredientes destas panquecas.

9 Comments

  • Helena diz:

    Essas panquecas parecem deliciosas!

  • Sandra Santos diz:

    Olá Helena!! E são mesmo!! Dão um bocado de trabalho mas são deliciosas!!! beijinhos

  • Sofia diz:

    Boa tarde! Gostava de fazer um bolo para a minha filha de 13 meses, ela tem sido amamentada até ao momento, e tenho visto que usa “bebidas vegetais” nas receitas. Eu comprei uma bebida de aveia da alpro, no caso esta serve? Muito obrigado pelas suas partilhas! 🙂

  • Sandra Santos diz:

    Olá Sofia! Acabo por usar as bebidas vegetais porque aos 9 meses não é recomendado introduzir o leite de vaca e mesmo depois dos 12 meses há muitos bebés que não o introduzem ou não o fazem logo. Assim, com a bebida vegetal a receita acaba por ser mais transversal. Pode perfeitamente usar a de aveia que comprou. Beijinhos, Sandra

  • Vania Carvalho diz:

    Olá Sandra, uma questão que me deparei agora com a Matilde, tem sido difícil a introdução de papas porque a pequenota deita tudo para fora outra vez mas quando lhe damos comida para a mão parece muito mais interessada, lembro-me de fazer estas panquecas para o Afonso e ele adorar, existe algo para substituir o leite na receita? Ela só tem 6 meses e meio, a água poderá fazer o mesmo efeito? Ou a única forma de usar está receita para ela seria usar leite materno por exemplo? Obrigada desde já!

  • Sandra Santos diz:

    Olá Vânia! Pode usar uma bebida vegetal de arroz ou aveia por exemplo. Beijinhos, Sandra

  • Marília Ribeiro e Amarelhe diz:

    Boa noite Sandra. Será possivel sugerir um substituto para os ovos? Obrigada

  • Sandra Santos diz:

    Olá Marília! Pode usar por exemplo 1 colher de sopa de sementes de linhaça. Tudo o que precisa de fazer para ter um “ovo” de linhaça é misturar uma colher de sopa de sementes de linhaça trituradas com 3 colheres de sopa de água. Deixe repousar numa taça durante cinco minutos e já está.
    Beijinhos, Sandra

Deixe um comentário