Vamos viajar com os miúdos ao futuro, usando uns super escudos protectores: os brócolos!
Os seus glicosinolatos atuam na diminuição dos processos inflamatórios e na estimulação dos mecanismos destruidores de células cancerígenas. Já os carotenóides, a vitamina C e as antocianinas devido ao seu potencial antioxidante, protegem as células de diversos tipos de danos, reforçando o sistema imunitário.
Para completar este super escudo mágico e colorido temos o folato, que garante a estabilidade do nosso ADN, ao inactivar genes promotores do cancro.
Estes pastéis de brócolos podem ser introduzidos a partir dos 9 meses e são ideais para que o bebé estimule a mastigação ou para quem opta pelo método BLW na introdução da alimentação complementar.
Constituem ainda uma interessante opção para crianças ovolactovegetarianas e podem ser oferecidos quer a seguir à sopa ou puré de legumes, quer enquanto snack, a qualquer hora do dia.
Com estes incríveis pastéis de brócolos faremos a nossa inesquecível viagem através do tempo, vislumbrando um futuro risonho, saudável e muito, muito divertido!

Para a cozedura a vapor e a breve trituração dos brócolos, usei o Coze Papa Easy Meal da Chicco

9 Comments

  • Sónia diz:

    Sandra, esta receita está na lista das receitas a fazer já há algum tempo, parece-me deliciosa e a miúda adora brócolos, mas confesso que o queijo me deixa apreensiva… tem 12 meses e nunca comeu queijo e também nao adiciono sal à sua comida. O queijo não é um alimento muito Gordo? Não é demasiado Salgado? Há algum que recomende em particular? Obrigada desde já!

  • Sandra Santos diz:

    Olá Sónia! Os bebés precisam de gordura e é exactamente por isso que tanto o leite materno, como as fórmulas têm gordura na sua composição. Aliás, a Sociedade Portuguesa de Pediatria recomenda que, a partir dos 12 meses, se introduzir leite de vaca na alimentação do bebé, este deve ser gordo. Quanto ao sal, pode sempre optar por escolher um queijo com baixo teor de sal, basta que para isso compare os rótulos das várias opções disponíveis no mercado. Beijinhos, Sandra

  • Ângela rijo diz:

    Já fiz e tanto o bebé como o papá adoraram!

  • Sandra Santos diz:

    Olá Ângela! Ficamos muito felizes. Beijinhos, Sandra

  • Ana diz:

    Ola sandra, faz diferença adicionar só a gema? Pois ainda estou a introduzir o ovo. Obrigada

  • Sandra Santos diz:

    Olá Ana!
    Julgo que não. Penso que irá resultar bem mesmo sem a clara. Beijinhos, Sandra

  • Flávia diz:

    Olá! Antes de mais parabéns pela página e Muito Obrigada pelas partilhas e receitas. Nesta receita daria para alterar o queijo? O meu filho é APLV. Grata. Beijinho grande 😉

  • Sandra Santos diz:

    Olá Flávia! Pode simplesmente não colocar queijo ou usar um pouco de tofu. Também há quem faça queijo vegetal usando oleaginosas, como caju, amêndoas… Beijinhos, Sandra

Deixe um comentário