Figos sarracenos com banana

Macios, carnudos e doces, assim são os figos. Eles fazem as delícias de miúdos e graúdos e pelas características mencionadas são uma excelente opção para dar ao bebé.
Os figos não amadurecem depois de colhidos, por isso escolha figos já maduros e consuma-os de imediato, visto serem extremamente perecíveis: por norma só aguentam um ou dois dias no frigorífico depois da compra.

Para além da banana eles combinam muito bem com outros frutos da época como framboesas, mirtilos e amoras, cuja compatibilidade de sabores dá origem a fantásticas papinhas.

Para além do sabor, que faz dele um dos meus frutos preferidos, o figo é ainda muito rico em fibra, sendo útil em situações de obstipação.

No caso desta papinha de figo para bebé, escolhi o trigo sarraceno enquanto fonte de hidratos de carbono complexos mas se preferir poderá substituí-lo por aveia ou quinoa, por exemplo. Espero que gostem!

10 Comments

  • Marta diz:

    Olá Sandra. Sou uma seguidora assídua da sua página. Suas receitas têm me ajudado muito na confecção das refeições para a minha princesa.
    Dei mama exclusiva até aos seis meses e que do comecei a diversificação alimentar a pediatra não me falou dos figos. Ela tem quase 8 meses. Acha que não tem problema oferecer lhe figos? E uvas? Obrigada e sucesso.

  • Sandra Santos diz:

    Olá Marta! Sim, com 8 meses já pode oferecer ambos os frutos que mencionou. Beijinhos, Sandra

  • Tatiana Fernandes diz:

    Olá Sandra! Esta receita parece deliciosa, mas tenho duas dúvidas: posso oferecer figos a um bebé de 6 meses? A farinha de trigo sarraceno também funciona nesta receita?
    Obrigada e beijinho

  • Sandra Santos diz:

    Olá Tatiana! Não existe uma orientação específica sobre qual a idade ideal para introduzir o figo, na alimentação do bebé. Considero aceitável fazê-lo algures entre os 6-9 meses. beijinhos, Sandra

  • Joana diz:

    Olá SANDRA antes de mais muito obrigada por todas estas fantásticas receitas para alemem de saborosas tem imensa variedade.. o que faz com que as refeições não se tornem tão repetitivas mas sim bastante variáveis.. ainda não consegui adquirir o livro não tem aqui perto de mim mas quero muito…tenho uma duvida.. nesta receita eu ao comprar o trigo sarraceno então reparei i comprei moído.. existe algum diferença?!

  • Sandra Santos diz:

    Olá Joana! Não existe praticamente diferença. Excepto, que no moído a cozedura é mais rápida. 😉
    Pode adquirir o livro online, através do site da Wook, Fnac ou Bertrand. Beijinhos, Sandra

  • Raquel Gomes diz:

    Olá!! Parabéns pelo blog 🙂 cá por casa as gémeas adoram as papinhas caseiras!!
    Se usarmos a farinha de trigo sarraceno qual o procedimento? Diluímos em água como nas outras papas com por exemplo farinha de milho ou arroz? Obrigado 🙂

  • Sandra Santos diz:

    Olá Raquel,
    Sim, pode usar como se de outra farinha se tratasse. Beijinhos, Sandra

  • Ana Gomes diz:

    Olá Sandra.

    Podemos cozinhar a banana e os figos juntamente com o trigo sarraceno?

    Há vantagens ou desvantagens em juntar tudo?

    Obrigada

  • Sandra Santos diz:

    Olá Ana,
    Como o trigo sarraceno demora mais a cozinhar, eu aconselho a juntar a fruta já a meio do processo de cozedura. Beijinhos,
    Sandra

Deixe um comentário