Salada de outono com grão e abóbora assada

Depois do Halloween, há que dar uso às abóboras que coloriram recentemente a nossa vida! Eu adoro abóbora assada e com um ligeiro tempero então… Ui, fica absolutamente divinal.
Esta salada de Outono, tem como principais protagonistas a abóbora e o grão-de-bico.

O grão-de-bico só tem um problema: não está na moda! Muitas vezes as pessoas acham-no pesado, assim como a todas as suas primas leguminosas (feijão, ervilhas, lentilhas e afins).

Contudo, onde a maior parte das pessoas vêm pratos pesados, os nutricionistas vêm refeições altamente saciantes e nutritivas.

Por exemplo, num rancho ou numa feijoada, o que acaba por desequilibrar o prato é o excesso de sal e enchidos e não as leguminosas.

Em boa verdade, o grão é uma excelente (e barata!) fonte proteica de baixo valor calórico, com grande teor de fibra, folato, ferro, zinco e vitamina E.

Portanto, não é de admirar que tenha efeitos positivos nos nossos níveis de colesterol e na prevenção de diabetes tipo II, cancro e obesidade.

Por tudo aquilo que referi, para além de o considerar um alimento importante na alimentação das crianças, tenho por hábito recomendá-lo quer na gravidez, quer no pós-parto.

Nesta fase do ciclo de vida da mulher, o grão ajuda a satisfazer as necessidades proteicas crescentes, assegurando o bom crescimento de bebé. para além disso, os seus hidratos de carbono de absorção lenta ajudam a regular a energia e o apetite, reduzindo os desejos por doces que possam exacerbar as quedas de energia e as mudanças de humor comuns quer durante a gravidez, quer no pós-parto!

 

Para além desta salada de outono, outra forma absolutamente deliciosa de comer grão-de-bico é através deste fantástico húmus!

Receita inspirada no livro: As Delícias de Ella

Bibliografia: Carvalho P., Teixeira VH: 50 Super Alimentos Portugueses. Matéria-Prima Edições. 2012; 111-114.

2 Comments

Deixe um comentário