Demoraram dois anos até encontrarem a casa de sonho: uma casa de madeira, no meio da floresta e junto ao rio. Há um ano atrás, quando o Nuno e a Ana João Carvalho​ já estavam prestes a desistir, encontraram o sonho, em Ponte de Mucelas, no concelho de Arganil.
Mas o sonho durou apenas um ano, quando há duas semanas, num fim de semana dantesco, os incêndios que destruíram uma parte considerável da nossa floresta, lhes levaram a casa e todos os seus bens. Agora o João Nuno, de 7 anos e o Simão Pedro, de 5 anos já não têm as árvores como companhia para brincar. Perderam tudo. Vivem em casa de familiares no Porto, até os pais perceberem como gerir toda esta situação. Para o João Nuno é difícil perceber porquê que tudo isto aconteceu e ao medo, junta-se a angústia e a revolta. Naquele dia, quando viram o fogo a aproximar, a Ana João pegou nos miúdos e na cadelinha e tentou encontrar um lugar seguro, o Nuno ficou para tentar salvar o seu pequeno paraíso. Não conseguiu. Para além da perda ficou o trauma de uma família que está agora a tentar renascer das cinzas.

Todos juntos podemos ajudar!

Este é o primeiro workshop das Papinhas da Xica em Lisboa e logo por uma boa causa. Bora aprender a fazer papinhas caseiras deliciosas?
O valor da inscrição deste workshop solidário reverte na TOTALIDADE para esta família. Se estiverem interessados/as INSCREVAM-SE, DIVULGUEM e PARTILHEM muito, muito, muito para que sejam preenchidas todas as vagas (limite de 15 participantes).

Para quem quiser conhecer melhor a família, aqui fica uma reportagem da SIC notícias:

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2017-10-29-Eu-vivi-um-cenario-de-guerra

Desde já um imenso obrigada à Cooking.Lab​ pela cedência gratuita do espaço, ao Rui da SIlva​, meu amigo e super nutricionista que me fez este folheto de divulgação todo catita e à RitaBarrocas que me “levou” a conhecer esta família!

PARTILHEM!!!!!!!!

Dia 18 de Novembro, das 10-13h em Lisboa!

Conteúdos a abordar no workshop

  • Quais os sinais de que o meu bebé está pronto para iniciar a alimentação complementar?
  • Por onde começar?
  • Qual a quantidade de papinha?
  • Qual a consistência adequada?
  • Qual a cronologia de introdução dos diferentes alimentos?
  • Papinhas de legumes: Como e quando adicionar a carne? Como e quando adicionar o peixe? Quando poderei introduzir ervas aromáticas e especiarias? Quando introduzir as leguminosas?
  • Papinhas de cereais: Como fazer as papas caseiras? Que cereais/farinhas ou grão devo usar? Como fazer as papinhas usando leite materno ou fórmula? Quando e como introduzir o iogurte e o queijo?
  • Papinhas de fruta: Quando introduzir os frutos tropicais? E os frutos secos? E as oleaginosas, tais como nozes, amêndoas e afins? Fruta crua vs. cozida, qual a melhor opção?
  • Papinhas caseiras vs. industrializada, quais as principais vantagens e desvantagens?
  • Como conservar as diferentes: guardar, reaquecer, congelar!
  • Alimentos a evitar no bebé
  • Muitassss sugestões práticas de papinhas absolutamente deliciosas!!!!!

Preço: 50€ por pessoa ou 60€ por casal

Formadoras: Sandra Santos (Nutricionista) e Elisabete Catarino (Nutricionista)

Nota: As mamãs podem trazer os seus bebés para o workshop!!! Serão muito bem-vindos!!

Deixe um comentário