Queques de ovo

Estes queques de ovo são uma verdadeira ode à tradicional dieta mediterrânica, celebrando alguns dos seus principais ingredientes.

O ovo é o alimento que possui as proteínas de melhor qualidade na alimentação humana, com um equilíbrio de aminoácidos quase perfeito para as nossas necessidades. Por sua vez, os fabulosos espinafres ficaram sobejamente conhecidos quando o Popeye – the sailor man – para arrebatar a sua Olívia Palito, obtinha a sua enorme força, através do recurso aos poderes da sua latinha mágica carregadinha destas folhas bem verdinhas.

Apesar de ele não ter a quantidade de ferro que se acreditava que tivesse, ele não é totalmente desprovido deste mineral, que se junta assim às vitaminas A, K, B9 e C que, em conjunto formam um delicioso cocktail vitamínico.

As recomendações da Sociedade Portuguesa de Pediatria, que datam de 2012, diziam que os espinafres pelo seu elevado teor em nitratos e nitritos, consequência da sua produção agrícola intensiva, só devem ser introduzidos por volta dos 12 meses do bebé. Foi exatamente por esse motivo que cataloguei esta receita como sendo indicada para bebés com mais de um ano.

Contudo, um estudo recente, efectuado com amostras de espinafres e outros vegetais portugueses, não revelou esta tendência. Sendo assim, não há razão para atrasar a sua introdução e, consequentemente a destes queques de ovo, até ao primeiro ano de vida. Porém, como estes queques contém queijo, recomendo que sejam oferecidos somente a partir dos 9 meses do bebé.

Já o pimento parece dar vida a todos os pratos, que se transformam em deliciosos arco-irís. A sua aceitação dificilmente gerará consenso mas as vantagens, essas já se sabe: são mais que muitas e sim, o pimento tem mesmo mais vitamina C do que a laranja e promete dar cor, corpo e alma a qualquer prato, sem ser necessário recorrer à batota dos molhos, sal e demasiada gordura.

Se ainda não estão convencidos saibam que esta receita é mesmo muito simples. Os queques de ovo demoram pouco mais de cinco minutos a preparar e depois o forno faz todo o trabalho, tal como se quer.

Para além disso, estes queques são perfeitos para enviar para um lanche na creche, servir de prato principal acompanhado por exemplo com legumes cozidos ou massa, oferecer ao bebé em BLW ou ainda levar para um piquenique ou outra atividade de lazer fora de casa. Mais versátil? Impossível!

 

Pessoas:

12

Tempo de Preparação:

5 minutos

Tempo de Cozedura:

20 minutos

Ingredientes:

  • 7 ovos
  • 2 c. de sopa de leite (opcional)
  • sal e pimento a gosto (opcional)
  • ½ chávena de espinafres baby, finamente picados
  • ½ chávena de pimentos vermelhos, finamente picados
  • 1/3 de chávena de queijo feta, esmigalhado
  • gordura (azeite, manteiga ou óleo de coco) para untar a forma ou pode sempre usar uma forma de silicone

Preparação:

  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC
  2. Unte uma forma com azeite, óleo de coco ou manteiga ou use formas de silicone e salte este passo.
  3. Numa chávena misture e bata com um garfo ou com uma vara de arames os ovos, o leite, uma pitada de sal (opcional) e a pimenta.
  4. Distribua, igualmente por cada uma das formas os espinafres, o pimento e o queijo feta.
  5. Verta uniformemente a mistura de ovos em cada forma até cerca de 2/3 da sua capacidade.
  6. Leve ao forno durante cerca de 20 minutos ou até os ovos ficarem firmes e o queijo dourado.

Alimentação e Nutrição do Lactente, Sociedade Portuguesa de Pediatria, Vol. 43, n.º 5, Setembro / Outubro 2012

50 Super Alimentos Portugueses, pedro Carvalho e Vitor Hugo Teixeira, Matéria-Prima Edições, 2012

 

Outras receitas deste blog com ovo:

Açorda de ovo

Ovos mexidos de tofu

Veja aqui como e quando oferecer o ovo ao bebé no artigo aqui!

One Comment

Deixe um comentário