Pão doce com sementes

Venha a nós o pão nosso de cada dia! E eu aqui me confesso uma fiel devota do meu rico pãozinho. Adoro-o. Seja com queijo, manteiga, carregadinho de sementes ou até mesmo com umas belas azeitonas ou nozes. E este pão doce então… É absolutamente divinal! E já diz o ditado: quem sai aos seus…
Pois é, a Francisca também adorou esta minha receita que foi assim uma espécie de acto falhado. A receita original levava banana mas eu esqueci-me e ainda bem. Lá diz um outro ditado (hoje deu-me para isto): há males que vêm por bem. E o certo é que ficou ótimo.
Mas voltemos ao pão. A ideia (errada) de que o pão engorda fez com que o seu consumo tenha caído drasticamente e tenha sido preterido em função de alternativas até menos saudáveis, tais como bolachas, biscoitos e cereais “de pequeno-almoço”.

Contudo, fazendo as escolhas certas, ele pode ser um excelente aliado de uma alimentação saudável. Por isso, opte por aqueles com baixo teor de sal e prefira o pão de mistura, centeio ou integral em vez do pão branco, pão-de-leite, regueifas e pão de forma.

Agora aqui entre nós: em boa verdade, este suposto “pão doce”, de pão tem muito pouco. Tendo em conta os ingredientes é mais um bolinho com sementes mas considero-o, ainda assim, uma alternativa  divertida para variar ocasionalmente os lanches e snacks do seu filho!

4 Comments

  • Liliana diz:

    Olá Sandra. Adorei a receita do pão doce com sementes. Qual a farinha e manteiga que usa? Pondo o açúcar amarelo daria a um bebé de 16 meses, tendo em conta o açúcar? Obrigada.

  • Sandra Santos diz:

    Olá Liliana! Eu misturei um pouco de farinha de trigo refinada (aquela para bolos que já tem fermento), com um pouco de farinha de trigo integral. Usei manteiga sem sal. A quantidade de açúcar por uma fatia pequena é mínima. Em todo o caso, este é um lanche excepcional e não para ser dado todos os dias. beijinhos, Sandra

  • Ana diz:

    Ola! Desisti de fazer este bolo hoje porque tenho algumas dúvidas quanto à preparação, ralou as cenouras e misturou assim ainda cruas? As tamaras precisam de ser picadas? Obrigado

  • Sandra Santos diz:

    Olá Ana! Não desista porque fica mesmo muito saboroso! 🙂 Basta ralar as cenouras e misturá-las na massa cruas. Eu acho que facilita triturar as tâmaras antes, para facilitar pode juntar um pouco de água. Depois é só juntar a pasta de tâmaras à massa. beijinhos

Deixe um comentário