É comum receber mensagens a agradecerem as minhas dicas e referenciarem o meu blog como uma importante ajuda nesta fase tão crucial na vida do bebé: a diversificação alimentar. Como é óbvio, isso deixa-me muito feliz e lisonjeada. Contudo, também é bastante frequente identificarem a alimentação que ofereço à Francisca como algo alternativo. Tal, não deixa de ser engraçado, até porque cá em casa temos uma alimentação muito convencional, profundamente mediterrânica e inspirada na minha infância que tive a sorte de ser muito saudável e com uma grande consciência alimentar. Quando assim é, para quê inventar? Sim, claro que gosto de experimentar novos pratos mas, às vezes, é bom ter a humildade de pormos os nossos passos nas pegadas daqueles que nos antecederam. Por isso, aqui fica uma jardineira que tem tanto de simples como de nosso!

Nota: Esta jardineira constitui mais uma dica para uma refeição saborosa, a partir dos 9 meses, que, para além de estimular a mastigação, constitui uma excelente dica de prato principal para toda a família, quando as ideias parecem faltar.

 

6 Comments

  • Andreia diz:

    Obrigada pela ajuda preciosa que me tem dado através deste blogue! A partir de que idade recomenda a introdução do tomate?

  • Sandra Santos diz:

    Olá Andreia! De acordo com algumas recomendações, não há razão para atrasar a sua introdução: “t is common for acidic fruits (eg, berries, tomatoes, citrus fruits, and vegetables) to cause, on contact with the skin, localized, perioral reactions that may include an erythematous rash or urticaria due to irritation from the acid in these foods and high levels of histamine-releasing compounds within the foods, respectively. These do not usually result in systemic reactions; therefore, delayed introduction of such foods is not recommended.” Assim sendo, eu recomendo a sua introdução por volta dos 9 meses.
    Beijinhos, Sandra

    https://www.aaaai.org/Aaaai/media/MediaLibrary/PDF%20Documents/Practice%20and%20Parameters/Primary-prevention-allergic-disease-through-nutrition.pdf

  • Ana Baltazar diz:

    Sandra dei jardineira a minha princesa com 6 meses toda passadinha será que fiz mal?

  • Sandra Santos diz:

    Olá Ana! Não, acho que fez muito bem! Todos os ingredientes são saudáveis e nutritivos! 😉
    Beijinhos

  • Joana diz:

    Olá Sandra! Parabéns pelo blog! E obrigada por todas as receitas e dicas! O meu bebé fez 9 meses e começava a ter alguma dificuldade em oferecer-lhe refeições mais consistentes, que dessem também para toda a família. Experimentei hoje está jardineira e foi um sucesso. Mesmo sem temperos, ficou muito saborosa. Todos gostamos.
    Continuação de bom trabalho !

  • papinhasdaxica diz:

    Boa noite Joana,

    Fico mesmo muito contente! Experimente também a massada de peixe que vai gostar!

    https://papinhasdaxica.pt/2019/01/receita-massada-de-peixe/

    Beijinhos,
    Sandra

Deixe um comentário