Papinha de arroz, alfarroba e banana
Muitas vezes, perguntam-me quando se pode introduzir a alfarroba nas preparações caseiras dos bebés. Como resposta, refiro o facto da goma de alfarroba ser usada pela indústria alimentar, enquanto espessante, nas fórmulas anti-refluxo para lactentes de tenra idade. Por essa razão, considero aceitável a introdução desta papinha de arroz, alfarroba e banana, na alimentação dos bebés, a partir dos 4 meses.
A alfarroba é rica em antioxidantes e é uma boa fonte de vitaminas A, B1, B2, niacina, cálcio e magnésio. Para além disso, tem aquele gostinho bem característico que eu adoro e me lembra sempre o Algarve.
Ela é, ainda, uma excelente opção enquanto substituto do cacau em muitas preparações e receitas para miúdos e graúdos!
Contudo, o seu sabor intenso por vezes não reúne unanimidade e por essa razão gosto de a usar em pequenas quantidades e, muitas vezes, misturada com um cereal e fruta. Em grandes quantidades, ela pode também provocar cólicas e algum desconforto intestinal, sobretudo em barriguinhas mais sensíveis.
Como em tudo na vida: moderação e equilíbrio são as palavra de ordem. Depois de todas as considerações, agora é só desfrutar!! 😉
Bibliografia
Leites e Fórmulas Infantis: a realidade portuguesa revisitada em 2012 – Sociedade Portuguesa de Pediatria
Pessoas:
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa bem cheias de farinha de arroz
- 1 colher de sobremesa de farinha de alfarroba
- 1 banana da madeira
- 200 mL de água
- 1 casquinha de limão
- leite do bebé: materno ou fórmula (opcional)
- pau de canela (+ 6 meses e opcional)
Preparação:
- Esmague a banana com um garfo;
- Num tacho com a água, dissolva a farinha de arroz e alfarroba, mexendo bem.
- Acrescente a banana cortada em pequenos pedaços e a casquinha de limão.
- Leve a lume (muito brando), deixando cozer, durante 10-15 minutos, mexendo bem para não ganhar grumos, colar ao tacho ou queimar.
- Pode oferecer ao bebé assim mesmo ou, se achar melhor, triturar com a varinha mágica. (antes de triturar não se esqueça de retirar a casca de limão)
Notas:
Antes de servir, ajuste a consistência da papa com um pouco de leite do bebé. Deste modo, estará também a enriquecer, do ponto de vista nutricional, a refeição. Depois de adicionar o leite, não volte a ferver ou reaquecer a papa, nem guarde o que sobrar. Por isso, adicione só o leite à porção que o bebé vai consumir.
boa tarde ,quando fala em farinha de arroz, é normal ou integral ?A duvida é a mesma na papinha de farinha de arroz e maça. Obrigado
Olá Vanda! Os cereais integrais devem ser usados com parcimónia quando o bebé é pequenino e está no início da diversificação alimentar. À medida que ele vai crescendo pode misturar o cereal refinado com integral. Beijinhos, Sandra
Olá Sandra, precisei de ir ao terceiro para experimentar papinhas deliciosas como estas. Alguma receita mais com farinha de arroz para +4m?
Olá Sandra tenho uma dúvida a minha bebe de 12 meses nunca bebeu fórmula porque sempre amamentei e ainda amamento a noite e de manhã um pouco no entanto já não consigo extrair o meu leite materno para depois fazer estas papas,posso utilizar leite de vaca gordo,meio gordo ou bebida vegetal ou é preferível só utilizar água?
Obrigado
Olá Raquel! A partir dos 12 meses já pode introduzir o leite de vaca gordo nas papinhas. Atenção que tem que esperar 3 dias sem introduzir qualquer outro alimento, para além do leite, para verificar se ocorre alguma reacção adversa. Pode ainda fazer as papinhas usando bebidas vegetais não açucaradas e continuar a dar maminha de manhã e à noite, ou sempre que a sua bebé desejar. beijinhos, Sandra
Olá Ana! Já experimentou esta: https://papinhasdaxica.pt/2016/10/papa-de-arroz-e-maca/? Beijinhos, Sandra
Olá Sandra, o meu bebe tem 3 meses e meio e já ando ansiosa para que complete os 4 meses para começar as sopas, entretanto como sou mãe pela segunda vez já comecei a dar papinhas a ele, mas queria aos poucos dar-lhe uma alimentação mais saudável do que dei a minha filhota de 5 anos (não foi má mas podia ter sido melhor, ela sempre comeu vegetais nas sopas mas as papas sempre foram de embalagem e agora que lhe quero dar uma alimentação melhor, ela não aceita muito bem). A minha “preocupação” é, será que uma alimentação com farinha de arroz e farinha de alfarroba (por exemplo) não será demasiado para um bebe de 4 meses? em casa já utilizo esse tipo de farinhas para nós (eu, marido e filha) mas para um bebe tenho algum receio. Desculpe o texto enorme e talvez a pergunta mas tinha mesmo de tirar esta duvida.
Olá Cláudia! Eu recomendo que o bebé inicie a diversificação alimentar o mais próximo dos 6 meses possível. Se optou por iniciar aos 4 meses, comece pelos legumes, seguidamente pela fruta e mais tarde introduza os cereais e sementes, como o arroz e alfarroba. Beijinhos, Sandra
A Matilde adora está papinha! Obrigada por partilhares as receitas que fazes para a Francisca, são sem dúvida super saudáveis e nutritivas. Continua sempre a partilhar o mais que puderes as vossas receitas, por aqui a bebé adora!
Beijinhos para a Xica
Muito obrigada Joana! Nós ficamos super felizes por saber que os vossos bebés adoram. Beijinhos, Sandra
Boa tarde,
é possível fazer esta papa com a dose indica de água substituindo pelo leite do bebé?
O meu bebé tem agora cinco meses e meio mas não se interessa muito pelo leite, pelo que tenho que introduzir na papas para que seja ingerido. Só quer a mama a noite, de resto tenho que complementar com papas sopa e fruta. Porque o biberão/copo para ele é um tormento.
Beijinho e obrigada
Olá Cláudia! Sim, pode mas o leite só pode ser adicionado no final. Por cada 30mL de água usada para fazer a papinha, pode juntar uma colher medida de leite no final. Leia este artigo para esclarecimentos adicionais: https://papinhasdaxica.pt/2018/04/papas-caseiras-leite-materno-formula/
Beijinhos, Sandra
Olá, boa noite,
Gostaria de saber se é mais benéfico, fazer a farinha de arroz, por exemplo no momento em que é confeccionada a pápa, ou se devo comprar já a farinha preparada para as mesmas.
E no caso se fazer a farinha em casa, se se deve demolhar o arroz previamente. Obrigada
Olá Marília! Pode comprar o arroz já sob a forma de farinha, desde que esta esteja bem acondicionada e seja correctamente armazenada. Beijinhos, Sandra
Olá Sandra, esta papa de alfarroba e as outras de milho e outras farinhas podem ser congeladas por quanto tempo? O valor nutricional mantém-se?
obrigada e seu blog é maravilhoso! Tem ajudado-me imenso.
Olá Daniele,
Pode congelar durante um mês. Beijinhos, Sandra
Olá Sandra, comprei o seu livro e vou começar a introdução alimentar da minha bebé de 5m. Tenho algumas dúvidas em relação às farinhas de arroz, alfarroba e milho na hora de escolher no supermercado. Que características devo ter em conta? Obrigada
Olá Rita! Tente optar por farinhas de produção biológica. Beijinhos, Sandra
Fiz hoje para a minha bebé e ela adorou! Ela e eu 🙂 Estou a devorar o livro das papinhas da Xica!
Olá Marta! Muito obrigada. Esta papinha é realmente uma delícia. 🙂