Na quinta-feira passada fizemos a festa da Francisca e desengane-se quem pensa que foi uma festa sensaborona. Festa é festa. Como tal, não faltaram os salgadinhos e bolos. Contudo, o meu conceito de saudável está sempre focado no equilíbrio, isto é, poder oferecer os alimentos convencionais, a que todos estamos habituados mas, colocar também na mesa opções mais interessantes do ponto de vista nutricional e ainda assim saborosas. Aqui ficam algumas ideias para miúdos e graúdos:

– Pirulitos de melancia

Foram as estrelas da festa para a criançada, desde os pequeninos com pouco mais de um ano, até aos mais crescidos, já com dez. É só melancia e do ponto de vista nutricional era exactamente igual a oferecâ-la partida aos bocadinhos. Mas não para eles. A ideia de ter um pauzinho e de se aproximar a um gelado, converteu uma simples melancia a algo cool e divertido. Adoraram!!! Sucesso garantido. É só cortar no formato da foto e colocar o pauzinho de gelado. Super simples. Às sobras da melancia, junte hortelã e água e faça um delicioso sumo. Assim evita o desperdício e os refrigerantes. 😉

– Palitos de cenoura e pepino:

O ano passado foram as estrelas da companhia e os miúdos adoraram mas este ano passaram ligeiramente despercebidos. A melancia foi a rainha e tomou conta do pedaço. Ainda assim, levaram um considerável desbaste, por isso vale sempre a pena colocá-los na mesa.

Húmus

Em vez de patês processados ou pastas com maionese, molhos e afins, o húmus é altamente nutritivo e com um grande poder de saciedade. Praticamente só possui grão de bico e sementes de sésamo e constitui uma excelente opção enquanto creme de barrar, quer para festas, quer por exemplo para lanches escolares, já que o ano lectivo está mesmo aí à porta. O meu pai, que não conhecia, ficou fã. Se estivermos receptivos para experimentar coisas novas podemos sempre ficar surpreendidos – pela positiva!

– Espetadas de tomate cereja e queijo mozzarella

Estão no top 3, em segundo lugar, logo a seguir ao grande hit da melancia. Voaram. E ainda serviram para levar um ralhete da minha mãe, que bem à moda do Norte e da fartura me disse: “Pois, devias ter feito mais!”.

Mousse de alfarroba e abacate

Imaginem o cenário: os convidados ainda mal chegaram e a vossa filha está com a melhor amiga, a roubar todos os copinhos de shot com mousse, para se lambuzar debaixo da mesa. Embora no momento posso proporcionar um ligeiro ataque de nervos, acho que não poderia esperar melhor review. 😉

– Salada ou espetadas de fruta

Aquela sugestão básica mas na realidade, muitas vezes a frutinha escasseia e toda a gente sabe o quanto é essencial em qualquer ocasião.

– Pães mini de centeio e alfarroba

Em vez do pão branco e refinado, podemos usar pão de centeio, integral ou alfarroba. Contém mais fibra, bem como vitaminas e minerais, sendo por isso mais rico. Podem pedir numa padaria de fabrico próprio para o fazer num tamanho mais reduzido. Acho excelente, quer para os mais pequenos, quer para alguns adultos, que como eu não têm barriga para “enfardar” um pão no tamanho real e ainda sobrar espaço para o resto… Na foto parecem maiores do que na realidade eram: uma “coisinhas” muito fofas e reconfortantes.

– Bananas piratinhas

Para além de ser uma ideia gira para as crianças levarem para casa, em vez dos famosos sacos de guloseimas, são algo divertido e didático para fazermos com os nosso filhos na preparação da festa em si. Deste modo podemos envolvê-los e implicá-los em todo o processo e na realização e concepção da sua própria festa. Basta desenhar a carinha de pirata com caneta de acetato e amarrar um lencinho da cor da decoração.

 

Tenho a certeza que a festa será um mega sucesso!