O meu primeiro bolo de aniversário

Na semana passada voltámos a celebrar o dia em que chegaste. Foi uma festa bonita, lá no Porto. A Margarida emprestou-nos a casa, na praia da Aguda mas a Beach Party não passou de uma utópica miragem. A nortada estragou-nos os planos. Encomendei o bolo de aniversário da Peppa Pig como te tinha prometido mas uma burlona também nos estragou os planos. Não apareceu com o bolo. Faz disto modo de vida. Há pessoas assim: sem escrúpulos. São aquelas lições que eu e tu vamos levando. Vivendo e aprendendo mas que isso não nos impeça de Viver, assim mesmo, com letra grande, aproveitando este presente de abrir um dia atrás do outro. Improvisei. Anos de teatro tinham que servir para alguma coisa. Valeu-nos o bolo de chocolate caseirinho da vovó Irene e os bonecos da Peppa que ela e o tio Rogério foram comprar à pressa.
Entregaste a primeira fatia à pessoa mais importante da tua vida: a Laurinha, disseste tu. A tua BFF, ou não fosse ela uma peste igual a ti. 🙂 A segunda foi para a Inês e a terceira para a Paula. Eu nem entrei no ranking e isso arrancou umas valentes gargalhadas a toda a nossa família e amigos, que foram lá para te dar um beijinho e encher de amor e… presentes: a tua parte preferida…
O problema de se fazer anos em Agosto é não festejares com os teus amiguinhos mas como fazes mesmo no final do mês, disse-te que enviaria um bolo para a escola, na segunda-feira. Também não aconteceu… Passei o domingo de verão, fechada na cozinha, para no final o balanço contar com duas tentativas completamente goradas. As minhas experiências, desta vez, foram um autêntico desastre.
Este ano, os teus (não) bolos deixaram-me profundamente traumatizada. Então, como resposta aos muitos pedidos dos nosso leitores, de uma receita de um bolinho para o primeiro aniversário, decidi voltar ao meu repertório infalível. Um dos nossos bolos predilectos e que fecha o nosso livro.
Parabéns à Xica e a todos os vossos amores, que eu tenho o privilégio de conhecer e ver crescer! Vamos soprar a velinha?

a receita aniversario

Nota: Estudos recentes sugerem que, a introdução precoce de alguns alimentos potencialmente alergénicos, pode ter um efeito positivo na diminuição do risco de doença atópica. Contudo, aconselho a ter alguma atenção ao oferecer oleaginosas (nozes, amêndoas, avelãs, pinhões, etc.) ao bebé e aguarde 3 dias após a sua introdução para avaliar a presença de alguma reação. Ou seja, aconselho a que teste a reacção às oleaginosas alguns dias antes de oferecer o bolo.

bolo aniversario

bom apetite aniversario

 

10 Comments

  • Hildmel diz:

    Que receita maravilhosa Sandra, quero provar já! Aliás parabéns pelo blog porque tenho feito já várias receitas daqui e todas muito boas. As papinhas são as nossas preferidas. O meu bebé tem 10 meses e ando a ver alternativas de bolinhos caseiros para o primeiro aniversário.
    Para este bolo tenho 2 dúvidas: a cenoura é crua ou cozida? E em vez de compota de maçã posso substituir por maçã cozida e amassada?
    Vou tentar fazer uma versão sem gluten porque tenho doença de chron. Depois conto como ficou.
    Abraço.

  • Lia Andrade diz:

    Boa noite Sandra.

    A minha filha faz um ano em Outubro e eu quero muito fazer-lhe um bolo de aniversário que ela possa comer. Numa pesquisa pelo seu blog, encontrei esta receita que testei. Decidi não colocar as nozes pois não as tenciono introduzir, para já, na alimentação dela mas acredito que estas façam diferença no resultado final. O meu bolo cozeu 1hora mas mesmo assim ficou massudo e muito humido no meio. Recomenda algum ajuste na receita para quem opte por não usar as nozes. As nozes provavelmente iriam absorver alguma humidade e secar um pouco o bolo. Obrigada

  • Sandra Santos diz:

    Olá Hidmel! A cenoura é crua e claro que sim, pode cozer a maçã e amassar de forma a fazer o puré. É um grande desafio fazer bolos sem glúten mas infelizmente no seu caso tem que ser… 🙁 Espero que tenha sido um sucesso! Beijinhos, Sandra

  • Joana Sério diz:

    Olá Sandra! Boa noite! O meu nome é Joana e sou mamã duma pulguinha de seu nome Guilherme! O meu Gui-Gui vai comemorar a 14 de Novembro 12 mesinhos de vida e eu gostava muito que me desse umas dicas para um lanchinho pois sou sua fã e tudo o k tenho dado ao meu filhote tem sido com base n seu livro! Até agora nunca lhe dei nada processado e sou eu k faço todas as suas sopinhas, papinhas, compotas…
    Gostei das ideias que apresentou da festinha da sua filhota mas como já estamos com um tempo d frio e chuva tou n duvida em relação ao que poderei fazer! Beijinhos e mto obrigada pelos seus testemunhos, experiência e dedicação! É sem dúvida um exemplo para mim e muitas mamãs!

  • hildmel diz:

    Sandra fiz a versão sem gluten deste bolo e ficou uma maravilha. Vou voltar a fazer para a festa de natal na creche do meu filho. Aparte é um bolo muito nutritivo. Parabéns pela receita!

  • Sandra Santos diz:

    Olá Joana! Espero que a festa do Gui-Gui tenha sido um sucesso. Não consegui reunir um conjunto de sugestões a tempo da sua festinha mas em breve publicarei mais artigos com snacks saudáveis para ocasiões festivas. Beijinhos, Sandra

  • Ana Bruno diz:

    Olá! Estou a procura de um bolo para o primeiro aniversário da minha flôr. Sabia que a Sandra iria ter alguma coisa por aqui. Adorei a coincidência de ter escrito este post no dia em que ela nasceu.
    Parece ser um bolo maravilhoso mas não quero arriscar fazer, a minha filha não se dá muito bem com os ovos… alguma sugestão?
    Parabéns pelo seu trabalho!

  • Sandra Santos diz:

    Olá Ana!
    Pode fazer o brownie de chocolate ou o cheesecake de morango, desde que a sua filha já tenha provado todos os ingredientes.
    Beijinhos,
    Sandra
    https://papinhasdaxica.pt/2017/05/brownie-batata-doce-cacau/
    https://papinhasdaxica.pt/2019/09/cheesecake-de-morango/

  • Ana diz:

    Olá Sandra.
    Eu fiz este bolo para a minha bebé que vez um ano agora em novembro. Ao seguir a receita fiquei um pouco confusa porque fala em adicionar as nozes em vários passos (4, 7 e 9). É propositado? Eu acabei por adicionar todas no passo 4 e quando cheguei aos outros fiquei confusa. Mas no final deu tudo certo e principalmente a bebé gostou muito
    Obrigada.

  • Sandra Santos diz:

    Olá Ana,

    À medida que ia fazendo a receita ia escrevendo e fui fazendo acertos relativamente às quantidades de certos ingredientes.
    Eventualmente, no final acabou por ficar um pouco mais confuso… 🙂

    Beijinhos,
    Sandra

Deixe um comentário