Pipocas Saudáveis

Eu adoro pipocas. Sou uma consumidora compulsiva e qual exterminadora implacável, só descanso quando o balde está vazio. “Então mas as pipocas não fazem mal?”  “Será possível fazer pipocas saudáveis?” – perguntam vocês.

As pipocas são um excelente alimento. Uma taça média de pipocas (50g) feitas em casa, sem adição de açúcar ou sal, pode conter uma quantidade muito interessante de fibra (30% da Dose Diária Recomendada) e diversas vitaminas e minerais. Fornece ainda 191 calorias, muito pouca gordura (2g) e nada de sal ou açúcar.

Contudo, uma quantidade idêntica de pipocas doces embaladas (50g), que pode ser consumida facilmente enquanto se vê televisão ou no cinema, pode conter 4 g de gordura e 25,4 g de açúcar, ou seja, mais de 4 pacotes de açúcar. Se pensarmos que uma embalagem grande de pipocas pode pesar 150 g, estaremos a falar de 75 g de açúcar, ou seja, o equivalente 12 pacotes de açúcar. Se a esta quantidade de açúcar adicionarmos um refrigerante para acompanhar,  nem o Brad Pitt ou a Frozen nos safam de uma noite “tóxica” no cinema.

Já as pipocas caseiras podem ser uma alternativa muito saudável e divertida. Garanto que vai fazer o maior sucesso na lancheira da criançada e recomendo-as frequentemente às minhas grávidas e mamãs em pós-parto para matarem aquele ratinho que aparece entre refeições.

Se a ideia for ver um filme no sofá,  só precisam de ter cuidado com o barulho crunchy. Pode ser bastante irritante e arriscam-se a levar com o balde na cabeça… 🙂

a receita pipocas

bom apetite pipocas

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