No outro dia, numa formação, uma mãe partilhou a sua história e do seu filho. O menino tem alergia ao ovo e basta apenas tocar em vestígios para reagir e ter que ir a correr para o hospital.
Esta é uma realidade que de certo modo não estou familiarizada. Claro, que enquanto nutricionista, tenho conhecimento e dou aconselhamento alimentar a vários casos patológicos mas o meu know-how é sobretudo teórico. Tenho uma filha saudável, então nunca sofri na pele estas angústias.
Então pensei numa receita de Natal muito tradicional mas que tivesse em consideração as crianças e adultos com alergias.
Esta é uma versão alternativa ao tradicional arroz doce, onde o açafrão em conjunto com o amido de milho confere uma cor amarelada substituindo o efeito dos ovos.
Esta pequena alteração pode ter interesse, dado que as receitas de Natal apresentam quantidades excessivas de ovos ou em casos de alergia alimentar ao ovo, como referi anteriormente.
Para tornar esta receita numa alternativa vegetariana basta substituir o leite por bebida vegetal, o que também poderá ser útil, no caso de intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite de vaca. Se não existirem alergias às oleaginosas, sugiro a bebida de amêndoa, com baixo teor de açúcar ou idealmente nenhum (adicionado) mas poderá também usar outras bebidas vegetais.
Importa ainda dizer que o arroz e o milho são cereais sem glúten pelo que são apropriados para doentes celíacos, ou outras pessoas com algum grau de alergia ou sensibilidade ao glúten.
Apesar desta versão alternativa apresentar uma redução significativa na quantidade de açúcares adicionados, estes continuam a estar presentes, como é o caso do mel, pelo que o seu consumo deverá ser moderado.  Ainda assim, considero o arroz doce uma sobremesa bastante equilibrada do ponto de vista nutricional e muito nutritiva. Se estiver em dieta, opte por sobremesas com um perfil parecido mas não se esqueça que a regra é sempre: não abusar na quantidade!
Resta-me desejar-lhes os votos de umas festas felizes e tranquilas, com ou sem alergias ou dietas à mesa. 😉

 

One Comment

Deixe um comentário