Todos os anos, por esta altura, escrevo um artigo sobre snacks saudáveis para uma festa infantil memorável. A festa da Francisca obriga-me a ser criativa e acabo sempre por descobrir snacks saudáveis mas que são cumulativamente super giros e práticos.

O ano passado tinha feito espetadas de tomate chuchu e bolinhas de queijo mozzarella. Este ano repeti mas com um ligeiro upgrade. Para além desta combinação usei também tomate chuchu com ovinhos de codorniz.

Contudo, achei que tinha que ir mais longe. Os snacks de uma mega party unicórnio têm que estar à altura. Assim, fiz as estrelinhas de unicórnio, com melancia e mirtilos. Umas estrelas rosa choque, com uma cauda de mirtilos. Ficaram lindas para o universo que queria criar. Usei um cortador em forma de estrela para cortar a melancia e depois, com uma pau de espetada foi só colocar alguns mirtilos e a estrela de melancia no final.

Mas, as estrelas da festa foram as flores de unicórnio, feitas com espigas de milho. Toda a gente adorou. Desde os miúdos aos graúdos. E tem a vantagem de ser muito, muito fácil de fazer e de ser um bom snack para festas em qualquer estação do ano. Comprei espigas embaladas já cozidas, retirem da embalagem e levei ao forno, durante 10-15 minutos, colocando-lhes um pouco de azeite em cima, para ficarem mais douradinhas. Tirei-as do forno e cortei-as transversalmente, em fatias. Estão no meu top 3!

Com elas no top, ficaram os meus queques de batata-doce. Faço-os em 5 minutos. Têm batata-doce, banana, tâmaras, farinha e nozes. A receita já está publicada e dedicada ao tema: regresso às aulas. Na festa, onde privei com o meu tester group: os convidados, não houve margem para dúvidas, todos adoraram.

 

Por último e ainda no top ficaram os cones de fruta. Comprei cones de gelado. A sua composição nutricional está longe de ser fantástica mas para os miúdos com maior resistência a comerem fruta pode ser uma boa estratégia: oferecê-la de uma forma divertida. Para o recheio usei fruta pequena inteira ou alguma cortada mas que demora mais a oxidar: uvas, frutos vermelhos, pêssego…

Não faltaram as sanduíches. Cortei pão integral, usando também um cortador em forma de estrela,  e barrei com manteiga de amendoim: o recheio preferido da Francisca. Confesso que a ideia original não era esta. Queria fazer húmus com várias cores: rosa (usando beterraba), laranja (usando cenoura) e verde (usando espinafres, alface ou ervilha). Mas o meu liquidificador não colaborou e eu já estava a ficar cansada da cozinha e sem tempo. É que organizar uma festa unicórnio não é para qualquer um… 😉

Por último, atacando o meu ódio de inspiração: os refrigerantes, optei por fazer uma água aromatizada com fruta da época, como bebida para os garotos (estou incluída!). Como a Francisca disse a uma das amigas: é uma espécie de sumo feito de água. Não deixa de estar certa… Basicamente, numa jarra de litro, espremi o sumo de duas laranjas, juntei pêssego cortado em fatias, mirtilos e framboesas (uns esmagados e outros não), juntamente com 2 paus de canela. Depois transferi a mistura para um dispensador de sumo, juntando mais água e gelo. Fica muito saboroso!!

As pipocas também não faltaram mas optei pelas caseiras e a Francisca não quis nenhum topping, nem canela, coco, açúcar ou qualquer um outro. O segredo é usar óleo de coco para as fazer saltitar na panela. O óleo de coco confere-lhes um aroma adocicado muito subtil mas ainda assim perceptível. Os miúdos nem perceberam que não tinham açúcar.

A respeito de açúcar, claro que também houve o bolo e umas bolachas mais doces, de cake design mas em todas as festas que fiz é surpreendente a adesão dos miúdos pelas ofertas mais saudáveis, o que me deixa sempre tão admirada quanto feliz!

 

Não se esqueçam de ver o artigo do ano passado sobre ideias divertidas de snacks! Lá encontrarão ainda mais sugestões de snacks saudáveis para uma festa infantil memorável! 😉

One Comment

Deixe um comentário