Uma questão que me colocam frequentemente é sobre quais são os substitutos saudáveis do açúcar.

Vejo em muitos sites e instagram, várias receitas, supostamente saudáveis porque não contêm açúcar refinado. Contudo, na maior parte das vezes têm na sua composição açúcar de coco, açúcar mascavado, mel, maple syrup, xarope de arroz, agave, etc..

Importa ter em atenção que açúcar é açúcar. Muitas vezes, numa sobremesa, prefiro usar simplesmente mel ou açúcar do que outro dos que mencionei, mais na moda, mais caros, mas do ponto de vista fisiológico são muito semelhantes ao açúcar de cana. Uma sobremesa é algo consumido com carácter excepcional. Por isso mesmo, não me canso de repetir que: independentemente do tipo de açúcar que usamos, o mais importante é a quantidade e a frequência com que o ingerimos.

Ainda assim, segue aqui uma lista dos alimentos que considero serem os substitutos mais saudáveis do açúcar:

  • Compota de maçã sem açúcar
Use-a em vez do açúcar na preparação de bolachas, queques, bolos, etc.., e aumente a quantidade de ingredientes secos, se necessário, para compensar.
Pode igualmente juntar uma colher de compota de maçã ao iogurte ou aos cereais, em vez de açúcar ou de mel.
 
  • Frutos secos
As tâmaras, alperces, passas, tem uma elevada concentração de açúcares naturalmente presentes. Contudo, contêm igualmente nutrientes preciosos e estão incluídos nas cinco porções diárias recomendadas de frutas e legumes.
Com a ajuda de um processador de alimentos faça uma pasta de tâmaras. Use-a em substituição do açúcar em várias preparações culinárias. Aumente a quantidade de ingredientes secos, se necessário, para compensar.
  • Banana esmagada
Substitua o açúcar por banana esmagada em diversos bolos mais densos.
Quanto mais maduras mais doces são as bananas. Também pode usar bananas assadas no forno ou cozinhadas na frigideira.
  • Canela
A canela confere um sabor adocicado. Pode juntar a bolos ou por exemplo ao café e deste modo evitar adicionar-lhe açúcar.
 
  • Noz-moscada e sementes de funchos moídas
Ambos conferem um sabor adocicado
  • Baunilha
As sementes da vagem da baunilha, a baunilha em pó ou extracto de baunilha não açucarado conferem um aroma doce. Note que algumas marcas de extracto de baunilha contêm adição de açúcar.
  • Óleo de coco
A minha gordura de eleição é o azeite. Contudo, para fazer doces uso o óleo de coco, por exemplo em substituição de outros óleos vegetais ou manteiga. Por uma única razão: confere um sabor adocicado aos alimentos ao qual é adicionado.
  • Leite de coco
Como substituto do leite, confere também um toque ligeiramente doce a vários preparados e receitas.
Bibliografia
Quinn, Sue. Sem adição de açúcar. Jacarandá. 2016

3 Comments

  • Soraia Moreira diz:

    Boa tarde. Fui para comprar pasta de tâmaras numa loja de produtos naturais e não tinham. Costumo usar em várias receitas nas papas e bolachas do seu livro. Sugeriram geleia de agave ou gelia de arroz ou de milho. Desconfiei e não trouxe. O meu bebé tem 14 meses e não introduzi o açúcar e achei que isso era açúcar. O que acha?

  • Sandra Santos diz:

    Olá Soraia! Encontra tâmaras em qualquer supermercado tipo Continente, Jumbo, Pingo Doce… Beijinhos, Sandra

Deixe um comentário