Já alguma vez tinham pensado em fazer ovos mexidos de tofu? Fica ou não fica parecido? E não é só o aspecto que é facilmente confundível, o sabor também é bastante parecido. Eu sei que o tofu pode parecer um alimento ligeiramente estranho e intimidante, particularmente para quem não está familiarizado com a textura e a melhor forma de o confecionar mas prometo que esta receita vos vai fazer mudar de ideias.

E é importante referir que, cá em casa gostamos muito de ovos mexidos, quer ao pequeno-almoço, quer como refeição principal. Naqueles dias mais atarefado, inauguramos o almoço ou jantar com um bom prato de sopa e complementamos com uns ovos mexidos e já está!

Contudo, existem muitas crianças com alergia ao ovo, outras que optam por uma alimentação vegetariana e deste modo, encontram nesta receita uma alternativa saudável, nutritiva e com características em termos de textura e sabor semelhantes.

Por outro lado, muitas vezes vocês perguntam-me: “Sandra qual é o limite de ovos por semana?”
Embora não existam restrições ou uma recomendação específica para o número de ovos que podemos consumir por semana, sou apologista de que tudo deve ser feito com conta, peso e medida a aposta na variedade é sempre um bom princípio. Por isso, para contrabalançar o consumo de ovos, este tofu mexido é também uma  óptima opção.

O tofu é um alimento de cor branca ou bege e é geralmente vendido em blocos. É produzido através de grãos de soja e, em muitos pratos vegetarianos é utilizado como substituto da carne e peixe, pois é um alimento rico em proteína.

Experimente servir estes ovos mexidos com uma torrada ou a acompanhar uma salada ou que tal com espargos?

Ao pequeno-almoço, num lanche ou refeição principal, ficam simplesmente perfeitos!

Encontre ainda no nosso blog outras receitas feitas com tofu:

Papinha de tofu com framboesas

Assista ainda ao vídeo com a receita no programa “Praça da alegria” da RTP:

Ovos mexidos de tofu – ver vídeo

Encontrará esta e outras receitas também no meu novo livro: Papinhas da Xica – Refeições em família

 

Deixe um comentário