Estou grávida, devo ter cuidados especiais o que toca ao consumo de saladas ou vegetais crus? Como posso higienizar os hortofrutícolas? Posso usar vinagre ou lixívia? E no que toca à sua preparação, o que devo ter em conta? E se for imune à toxoplasmose? E quando vou comer fora?

Na verdade, as frutas e legumes crus podem ficar contaminados com microrganismos nocivos. Contudo, especialmente no Verão e com a subida das temperaturas, começa a apetecer uma refeição mais leve e fresca e, por isso, nesta altura, torna-se ainda mais importante desmistificar estas questões.

Assim, respondendo desde já à vossa pergunta, grávidas desse lado, trago-vos boas notícias: podem e devem comer saladas e fruta, sejam ou não imunes à toxoplasmose. Porém, é importante aprenderem a fazê-lo de forma adequada e segurança.

Posso comer hortofrutícolas crus? Quais os cuidados que devo ter?

Embora a cozedura permita eliminar grande parte das bactérias e perigos potenciais de uma forma mais eficaz e seja, por isso, mais segura, não é necessário evitar os produtos crus, desde que sejam tidos alguns cuidados (muitos dos quais já serão rotina):

  • No supermercado: escolha os vegetais e as frutas que parecem estar em bom estado e que não estejam pisados, amassados, com rachas ou tenham folhas murchas e amareladas. No caso de estarem já cortados no supermercado, garanta que se encontram mantidos no frio;
  • Na viagem: Nunca os coloque próximos de carne, peixe ou marisco crus, seja no saco de compras, no carrinho, no frigorífico ou na altura de os preparar;
  • Na cozinha: Antes de começar a preparar os legumes e/ou a fruta, confirme que as superfícies (tábuas, bancadas, pia…) e os utensílios que vai utilizar estão limpos;
  • Na preparação:
  1. Ao contrário do que vejo muitas vezes ser dito, não há necessidade de desinfetar as frutas e os legumes, seja com produtos específicos, vinagre, lixivia, sabão ou soluções branqueadoras para lavar os produtos. Na verdade, isto pode até ser perigoso, visto que estes produtos podem infiltrar-se nos hortofrutícolas e nem todos os seus efeitos são bem conhecidos.
  2. Basta lavar cuidadosamente e abundantemente frutas e vegetais crus sob água corrente antes de os comer ou preparar, mesmo as frutas que vai descascar ou cortar – como melão ou melancia. As bactérias podem ser encontradas também na casca exterior.
  3. Como precaução adicional, utilize uma pequena escova para remover a sujidade superficial. Tente cortar as áreas danificadas ou feridas – as bactérias podem prosperar nestes locais.
  4. No caso dos vegetais frondosos como couves ou alface, despreze as folhas exteriores e use essas folhas por exemplo na sopa e não na salada.
  5. Quando possível, seque os alimentos com um pano limpo ou um guardanapo para reduzir as bactérias que ainda possam estar presentes;
  6. Evite consumir rebentos crus, como alfafa, feijão-mungo, rabanete ou soja. Cozinhe-os muito bem antes de os ingerir, visto que esta é a única maneira de reduzir o número de bactérias que neles possam estar presentes;
  7. Caso não consuma os alimentos de imediato, guarde-os no frigorífico.

E quando vou comer fora? O que devo fazer?

Comer num restaurante ou café é, obviamente, diferente de comer em casa e nem sempre podemos ter a certeza de que as saladas e/ou frutas foram preparadas com os maiores cuidados. Desta forma, a menos que tenha total confiança no restaurante e tenha 100% de certeza de que os alimentos foram corretamente lavados, evite consumir vegetais ou fruta crus nestes locais.

Em relação aos sumos ou smoothies de fruta e/ou legumes, no supermercado opte pelos pasteurizados. Em cafés ou restaurantes, evite-os, a não ser que tenha a certeza de que são seguros para consumo.

E agora? Já está esclarecida? Não evite a fruta e os vegetais durante a gravidez, até porque estes alimentos possuem vitaminas e minerais muito importantes para esta etapa. Tenha os cuidados mencionados acima e desfrute dos dias de calor com refeições leves, frescas e, acima de tudo, felizes e sem stress!

Se ainda assim não quiser arriscar, experimente a nossa Salada Russa com Maionese de Abacate.

 

Bibliografia:
  1. Direção Geral da Saúde. Alimentação e Nutrição na Gravidez. 2021.
  2. U.S. Food & Drug Administration. Fruits, Veggies and Juices from Food Safety for Moms to Be
  3. Centers for Disease Control and Prevention. Fruit and Vegetable Safety 2022

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