Skip to main content

Na semana passada voltámos a celebrar o dia em que chegaste. Foi uma festa bonita, lá no Porto. A Margarida emprestou-nos a casa, na praia da Aguda mas a Beach Party não passou de uma utópica miragem. A nortada estragou-nos os planos. Encomendei o bolo de aniversário da Peppa Pig como te tinha prometido mas uma burlona também nos estragou os planos.

Não apareceu com o bolo. Faz disto modo de vida. Há pessoas assim: sem escrúpulos. São aquelas lições que eu e tu vamos levando. Vivendo e aprendendo mas que isso não nos impeça de Viver, assim mesmo, com letra grande, aproveitando este presente de abrir um dia atrás do outro. Improvisei. Anos de teatro tinham que servir para alguma coisa.

Valeu-nos o bolo de chocolate caseirinho da vovó Irene e os bonecos da Peppa que ela e o tio Rogério foram comprar à pressa.
Entregaste a primeira fatia à pessoa mais importante da tua vida: a Laurinha, disseste tu. A tua BFF, ou não fosse ela uma peste igual a ti. 🙂

A segunda foi para a Inês e a terceira para a Paula. Eu nem entrei no ranking e isso arrancou umas valentes gargalhadas a toda a nossa família e amigos, que foram lá para te dar um beijinho e encher de amor e… presentes: a tua parte preferida…

O problema de se fazer anos em Agosto é não festejares com os teus amiguinhos mas como fazes mesmo no final do mês, disse-te que enviaria um bolo para a escola, na segunda-feira. Também não aconteceu… Passei o domingo de verão, fechada na cozinha, para no final o balanço contar com duas tentativas completamente goradas. As minhas experiências, desta vez, foram um autêntico desastre.

Este ano, os teus (não) bolos deixaram-me profundamente traumatizada. Então, como resposta aos muitos pedidos dos nosso leitores, de uma receita de um bolinho para o primeiro aniversário, decidi voltar ao meu repertório infalível. Um dos nossos bolos predilectos e que fecha o nosso livro.

Parabéns à Xica e a todos os vossos amores, que eu tenho o privilégio de conhecer e ver crescer! Vamos soprar a velinha?

O meu primeiro bolo de aniversário

svg+xml;charset=utf

Ingredientes:

  • 125g de farinha, mais um pouco para polvilhar
  • 125g de farinha integral
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de chá de canela moída
  • ½ colher de chá de gengibre moído
  • 50g de nozes grosseiramente picadas (opcional)
  • 70g de sultanas
  • 150g de banana esmagada
  • 3 ovos grandes ligeiramente batidos
  • 100g de ananás, cortado em pedaços
  • 200g de cenouras raladas
  • 4 colheres de sopa de pasta de tâmaras
  • 120ml de óleo de coco, girassol, amendoim, grainha de uva (ou outro)
  • um pouco de manteiga para untar

Cobertura:

  • 100g de manteiga sem sal, amolecida
  • 150g de queijo-creme
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha
  • 1 colher de chá de canela moída
  • 100g de compota de maçã sem açúcar
  • raspa de limão q.b

Preparação:

  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  2. Unte e polvilhe com farinha uma forma de fundo amovível com cerca de 22cm de diâmetro.
  3. Numa taça, misture as farinhas, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal, as especiarias, as nozes e as sultanas.
  4. Noutra taça, bata, com uma vara de arames, as bananas, o óleo e os ovos.
  5. Junte este preparado à mistura com as farinhas e mexa, para misturar os ingredientes.
  6. À parte, misture metade do ananás, metade da cenoura ralada, metade das passas e das nozes e triture muito bem, até obter uma pasta.
  7. Junte esta pasta ao preparado anterior (com as farinhas e ovos). Acrescente a pasta de tâmaras e e ligue tudo cuidadosamente.
  8. Finalmente, junte a outra metade do ananás (cortado em pedaços muito pequenos), a cenoura ralada, as passas e as nozes (grosseiramente picadas), para dar textura ao bolo.
  9. Deite esta massa na forma e leve ao forno durante 30 a 40 minutos.
  10. Entretanto, bata a manteiga com o queijo-creme, o extrato de baunilha, a compota, a canela e a raspa de limão.
  11. Leve ao frigorífico até o bolo esfriar.
  12. Quando o bolo estiver completamente frio, espalhe sobre ele a cobertura.
  13. Decore a gosto.

Nota:

Estudos recentes sugerem que, a introdução precoce de alguns alimentos potencialmente alergénicos, pode ter um efeito positivo na diminuição do risco de doença atópica. Contudo, aconselho a ter alguma atenção ao oferecer oleaginosas (nozes, amêndoas, avelãs, pinhões, etc.) ao bebé e aguarde 3 dias após a sua introdução para avaliar a presença de alguma reação. Ou seja, aconselho a que teste a reacção às oleaginosas alguns dias antes de oferecer o bolo.

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

10 Comments

  • Ana Bruno diz:

    Olá! Estou a procura de um bolo para o primeiro aniversário da minha flôr. Sabia que a Sandra iria ter alguma coisa por aqui. Adorei a coincidência de ter escrito este post no dia em que ela nasceu.
    Parece ser um bolo maravilhoso mas não quero arriscar fazer, a minha filha não se dá muito bem com os ovos… alguma sugestão?
    Parabéns pelo seu trabalho!

  • Joana Sério diz:

    Olá Sandra! Boa noite! O meu nome é Joana e sou mamã duma pulguinha de seu nome Guilherme! O meu Gui-Gui vai comemorar a 14 de Novembro 12 mesinhos de vida e eu gostava muito que me desse umas dicas para um lanchinho pois sou sua fã e tudo o k tenho dado ao meu filhote tem sido com base n seu livro! Até agora nunca lhe dei nada processado e sou eu k faço todas as suas sopinhas, papinhas, compotas…
    Gostei das ideias que apresentou da festinha da sua filhota mas como já estamos com um tempo d frio e chuva tou n duvida em relação ao que poderei fazer! Beijinhos e mto obrigada pelos seus testemunhos, experiência e dedicação! É sem dúvida um exemplo para mim e muitas mamãs!

    • Sandra Santos diz:

      Olá Joana! Espero que a festa do Gui-Gui tenha sido um sucesso. Não consegui reunir um conjunto de sugestões a tempo da sua festinha mas em breve publicarei mais artigos com snacks saudáveis para ocasiões festivas. Beijinhos, Sandra

  • Lia Andrade diz:

    Boa noite Sandra.

    A minha filha faz um ano em Outubro e eu quero muito fazer-lhe um bolo de aniversário que ela possa comer. Numa pesquisa pelo seu blog, encontrei esta receita que testei. Decidi não colocar as nozes pois não as tenciono introduzir, para já, na alimentação dela mas acredito que estas façam diferença no resultado final. O meu bolo cozeu 1hora mas mesmo assim ficou massudo e muito humido no meio. Recomenda algum ajuste na receita para quem opte por não usar as nozes. As nozes provavelmente iriam absorver alguma humidade e secar um pouco o bolo. Obrigada

  • Hildmel diz:

    Que receita maravilhosa Sandra, quero provar já! Aliás parabéns pelo blog porque tenho feito já várias receitas daqui e todas muito boas. As papinhas são as nossas preferidas. O meu bebé tem 10 meses e ando a ver alternativas de bolinhos caseiros para o primeiro aniversário.
    Para este bolo tenho 2 dúvidas: a cenoura é crua ou cozida? E em vez de compota de maçã posso substituir por maçã cozida e amassada?
    Vou tentar fazer uma versão sem gluten porque tenho doença de chron. Depois conto como ficou.
    Abraço.

    • Sandra Santos diz:

      Olá Hidmel! A cenoura é crua e claro que sim, pode cozer a maçã e amassar de forma a fazer o puré. É um grande desafio fazer bolos sem glúten mas infelizmente no seu caso tem que ser… 🙁 Espero que tenha sido um sucesso! Beijinhos, Sandra

    • hildmel diz:

      Sandra fiz a versão sem gluten deste bolo e ficou uma maravilha. Vou voltar a fazer para a festa de natal na creche do meu filho. Aparte é um bolo muito nutritivo. Parabéns pela receita!

Deixe um comentário