Skip to main content

Esta cremosa papinha combina dois dos meus frutos de verão preferidos: os doces e carnudos pêssegos com as sumarentas framboesas. Por sua vez, o tofu faz com que este creme seja bastante nutritivo e o suficiente para satisfazer um bebé esfomeado.

Para além disso, as framboesas são uma das maiores fontes de antioxidantes que a Natureza tem para nos oferecer. O seu teor em vitamina C, quercetina e proantocianidinos ajuda a evitar que os nocivos radicais livres danifiquem os tecidos suscetíveis de um bebé em desenvolvimento.

Convém acrescentar, ainda, que o seu elevado conteúdo em fibra contribui para prevenir episódios de prisão de ventre. Ah! E, na minha opinião, são dos frutos mais giros e com mais pinta que existem. São ou não são?

Papinha de tofu e framboesas

Esta é uma papinha de tofu excelente para os pais que optam por oferecer aos seus bebés um padrão alimentar vegetariano. Contudo ela pode ser oferecida a todos os bebés. Quem está tentado a experimentar?

Pessoas:

1

Ingredientes:

  • 2 pêssegos
  • 1 chávenas pequena de framboesas
  • 100g de tofu macio

Preparação:

  • Descaroce e corte o pêssego em pequenos bocados e coloque-o numa caçarola.
  • Leve ao lume, juntamente com 1-2 colheres de sopa de água.
  • Quando levantar fervura, reduza para lume brando e deixe cozinhar durante mais 2-3 minutos, ou até o pêssego estar macio.
  • Desligue o lume, junte os restantes ingredientes e triture até obter a textura desejada.
  • Prontinho!

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

6 Comments

  • Clau diz:

    Olá bom dia
    Primeiro parabéns por todas as fantásticas receitas, sigo avidamente o blog da Sandra, esta papa vou já faze la amanhã de manhã.
    Sou vegetariana há mais de 20 anos , mas quando nasceu o meu filho, o Pediatra e o meio social encheu me a cabeça de dúvidas.
    Felizmente ao blog da “papinhas da Xica” e após alguma pesquisa exaustiva sei sem dúvida que tomei a melhor decisão. Tenho 100% certeza que meu filho é um bebé muito saudável e de alimentação bastante rica. Estou inclusive já a pensar fazer um workshop para mamãs e futuras mamãs!
    Obrigado pela ajuda !
    Claudia Silva

    • Sandra Santos diz:

      Olá Clau!

      Fico muito feliz por poder inspirar a escolhas mais conscientes.
      Desde já também lhe agradeço pela mensagem super querida, acaba por ser uma grande motivação para mim e para o meu trabalho.
      Muito obrigada e felicidades

  • Cláudia diz:

    Olá Sandra. A partir de que idade posso dar framboesas ao meu bebé? Ele tem agora 7meses e a pediatra disse que podia comer todo o tipo de frutas menos morango, kiwi e laranja. Beijinho e obrigada

    • Sandra Santos diz:

      Olá Cláudia! De acordo com a Sociedade Portuguesa de Pediatria só poderá dar framboesas ao seu bebé a partir dos 12 meses. Beijinhos, Sandra

  • Andrea Martins Lourenço diz:

    Olá Sandra!
    Começo por felicitá-la pelo trabalho que tem feito e que ajuda tanta gente neste caminho cheio de dúvidas que é a maternidade.
    Tenho uma bebé de 8 meses e chego à conclusão que há tantas opiniões sobre a introdução alimentar como há pediatras! Para complicar ainda mais, resido no estrangeiro e ouço recomendações tão estranhas como juntar natas à sopa ou dar fígado de vitela uma vez por semana!!!
    A questão que gostaria de lhe colocar é, na sua opinião, quantas vezes devemos dar carne e peixe por semana ao bebé. Eu não sou vegetariana mas tenho reduzido bastante a proteína animal uma vez que acho que comemos em excesso. No caso do bebé, tanto tenho medo de não dar suficiente como de dar em excesso.
    Obrigada pela atenção
    Andrea

    • Sandra Santos diz:

      Olá Andrea! A sua bebé deve consumir cerca de 30g de proteína animal (carne e/ou peixe) diariamente de modo a suprir as suas necessidades de ferro. No caso de bebés vegetarianos a suplementação é obrigatória. Beijinhos, Sandra

Deixe um comentário