Skip to main content

Muitas mamãs pedem-me receitas para o pequeno-almoço e lanche dos pequenotes. Ontem decidi experimentar fazer uns queques de framboesa e mirtilos e ver que tal me saía.

Na altura em que os retirei do forno, percebi que a textura, pelo facto de ter usado farelo de aveia, era mais esponjosa e estavam ligeiramente húmidos.
A minha mãe foi a primeira a provar. A poucas horas de regressar ao Porto, lá se pronunciou: “Eu gosto! Vou levar um para comer no comboio e outro para o teu pai, que estes ele pode comer, não pode?”.

O meu pai nas últimas análises tinha a glicemia elevada e daí a razão da pergunta.

Na verdade, usei apenas 2 colheres de sopa de mel para 8 queques, o que dá pouco mais de 3 gramas de mel por queque e por esse motivo, os queques não ficam muito doces.

Eu uso o mel como adoçante em várias das minhas receitas mas em quantidades muito reduzidas, já que convém não esquecer que este é composto maioritariamente por açúcares simples.

Ultimamente, tenho visto em vários sites e blogs, receitas que apregoam vários açúcares como  sendo alternativas saudáveis. São eles o agave, maple syrup, açúcar de coco, geleia de arroz, etc.

Todas as formas de açúcar concentrado devem ser consumidas com moderação. Não é por eles serem “menos maus” que o açúcar branco refinado, que podemos comer um bolo inteiro, ou usar meio pacote nas nossas preparações caseiras.

Mais importante do que o tipo de açúcar utilizado é sem dúvida a quantidade e a frequência com que o consumimos: açúcar é açúcar!

Deste modo, aos poucos vamos aprendendo a comer menos e menos açúcar concentrado… de qualquer tipo!

Ah, o meu pai também aprovou os meus queques. E aí em casa, quem já experimentou?

Queques de framboesa e mirtilos

Estes queques de framboesa e mirtilos, apetitosos, nutritivos e saudáveis, são uma excelente forma de papás, bebés e crianças começarem o dia!

Preparação:

  1. Pré-aquecer o forno a 180ºC.
  2. Num misturador colocar a aveia, o ovo, a banana, o iogurte, o mel e o extracto de baunilha e triturar durante cerca de 40 segundos.
  3. Se usar flocos em vez de farelo, tem que triturar durante mais tempo, cerca de 2 minutos, até os flocos estarem partidos.
  4. Por vezes é necessários raspar as paredes do recipiente e voltar a triturar.
  5. Adicione o fermento, a canela, a raspa de limão, as framboesas e os mirtilos e triture durante cerca de 20 segundos.
  6. Coloque a massa em formas previamente untadas.
  7. Eu usei formas de silicone, iguais às da imagem e como tal não foi necessário barrar.
  8. Encha somente 2/3 da forma.
  9. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos ou até os queques estarem douradinhos!! Bom proveito!

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

11 Comments

  • Sónia Matos diz:

    Olá , Sandra!
    Tenho um bebé com 4,5 meses, em breve irei introduzir a alimentação sólida . Onde poderei comprar os vários ingredientes que menciona nas suas receitas, nomeadamente as farinhas? Obrigada. As receitas são maravilhosas.

    • Sandra Santos diz:

      Olá Sónia! Neste momento em qualquer hipermercado consegue encontrar os ingredientes que menciono nas receitas. Se tiver alguma dúvida com alguma substituição por enviar-me mensagem. Beijinhos, Sandra

Deixe um comentário