Esta é uma papinha de curgete, maçã e pescada, super suave, cujos ingredientes de origem vegetal evidenciam um risco extremamente baixo de causar alguma reacção adversa. Deste modo, é ideal para a associarmos a alimentos tradicionalmente considerados alergénicos, tais como o peixe.


Neste caso, escolhi a  pescada branca, um peixe magro, de água salgada, que é considerada um dos melhores peixes para oferecer ao bebé, devido à sua consistência, sabor ligeiramente adocicado e pouca quantidade de espinhas.
Se é a primeira vez que vai dar peixe ao seu bebé, não se esqueça de aguardar cerca de três dias sem introduzir outro alimento novo na sua dieta, para assim facilitar a avaliação clínica, em caso de alergia.
Muito se tem escrito sobre a introdução de alimentos “potencialmente alergénios”, tais como o peixe e o ovo mas como tal, vou dedicar um artigo inteirinho a este assunto de modo a tirar todas as vossas dúvidas.
Agora não vos quero atrasar, já que a hora da papinha não tarda e o bebé não gosta de esperar!

22 Comments

  • Ana diz:

    Ola. tudo bem? Papinha para que idade?

  • Liliana diz:

    Olá. Gosto muito do seu blog. Tenho uma bebé de 5 meses que iniciou agora a diversificação alimentar, contudo não gosta de sopa. Comecei por fazer de cenoura, uma folha de alface e uma mini batata mas não consigo fazê-la comer! Puxa o vómito e fecha a boca impossibilitando a entrada da colher. .. O que me aconselha?

  • Sandra Santos diz:

    Olá Ana! De acordo com as actuais recomendações (Sociedade Portuguesa de Pediatria), poderá introduzir o peixe a partir dos 6 meses. Cá em casa foi por volta dos 7 meses, já que primeiramente ofereci à Francisca os legumes, cereais, fruta e carne, o que leva o seu tempo… 🙂 beijinhos, Sandra

  • Sandra Santos diz:

    Olá Liliana! No início é normal que isso aconteça. É toda uma nova experiência para o bebé, que leva o seu tempo e requer paciência da nossa parte. 🙂 Se ainda agora começou também não espere que coma grandes quantidades, nem é suposto que assim seja. De resto pode dar-lhe uma colher para a mão para ela brincar durante o dia e se familiarizar com o objecto; opte por uma ambiente muito tranquilo na hora da refeição, sem stress e pressões. Para além disso, se se sentir confiante pode dar-lhe alguns alimentos para a mão, tais como legumes cozidos, banana ou abacate para estimular o seu interesse por esta nova fase da sua vida. Fico a aguardar novidades!

  • Clarice diz:

    Ola Sandra! Obrigada pelo seu blog. As receitas são ótimas. Já experimentei algumas e o meu bebe de 6 meses adora. Ate eu e o meu marido provamos e gostamos. Espero que continuas a brindar-nos com essas receitas fantásticas. Bom trabalho!!!!!

  • Sandra Santos diz:

    Olá Clarice! Muito obrigada pelo seu comentário. Os vossos bebés são os nossos melhores críticos e a nossa maior inspiração! Um grande beijinho

  • Ana Lucio diz:

    Já tinha introduzido peixe com um creme de batata ervilha e peixe branco, e foi dificil fazê-la comer alguma coisa! Fiz esta papinha ontem e hoje repetiu e adora! Misturar maçã na sopa e deixar a pele à courgete foi novo para mim, mas o resultado final está aprovadíssimo pela Alice 🙂 Obrigada

  • Sandra Santos diz:

    Nós ficamos muito contentes que a Alice tenha gostado da papinha! 😉 Grande beijinho e Feliz Natal

  • Luciana diz:

    Olá Sandra, descobri agora seu blog e adorei! Minha bebe tem 8meses, já introduzi pescado, mas não gostou muito, vou fazer está receita para ver se ela gosta. Tenho uma dúvida, qual a melhor maçã para fazer esta receita? Muito Obrigada por nós ajudar a dar bons alimentos para nossos bebés.

  • Sandra Santos diz:

    Olá Luciana! Normalmente uso maçã Golden. Muitos beijinhos e felicidades para si e para a sua pequenina

  • Carla Manuela Oliveira peito Silva diz:

    Olá Sandra vivo na Bélgica e tenho um bebé de 4 meses faz 5 dia 26 , começou agora com as papinhas. Tenho mais 2 filhos mas já grandes o Cristiano com 20 e a Francisca com 10 e agora o Enzo tenho seguido o seu blogue e estou a adorar tem ajudado porque quero fazer diferente com o Enzo. Com os outros 2 os legumes foram difíceis e só agora é que o mais velho come de tudo aprendeu a gostar . Queria saber se mesmo algumas receitas dos 6 meses podem ser adaptadas para o Enzo por exemplo a curgete. Felicidades para vocês .

  • Sandra Santos diz:

    Olá Carla! Pode adaptar várias receitas da categoria (+ 6 meses) e dar ao Enzo. Basta que retire a carne/peixe, visto que estes só devem ser introduzidos aos 6 meses e o Enzo ainda só tem 5 meses…
    Aqui vão algumas sugestões:https://papinhasdaxica.pt/2017/01/pure-de-couve-flor-cenoura-e-batata-doce/
    https://papinhasdaxica.pt/2016/11/creme-de-mandioca-abobora-alface-e-peru/
    https://papinhasdaxica.pt/2016/08/papinha-de-legumes-e-frango-na-cacarola/
    Curgete, batata-doce e couve-flor também é uma boa combinação, assim como cenoura, maçã e batata-doce.
    beijinhos,
    Sandra

  • Ana Sofia diz:

    Olá Sandra,

    Adoro as suas receitas. São muito simples e práticas!
    O meu bebé tem agora 8 meses e meio e vou agora introduzir o peixe. Por aqui, a AC não tem sido nada fácil…
    Queria saber se posso substituir a maçã por outra fruta, como a pêra por exemplo, ou se esta já não combina muito bem com a courgette. O que lhe parece?
    Obrigada e beijinhos

  • Sandra Santos diz:

    Olá Ana Sofia!

    Sim, pode substituir, sem qualquer problema. Combina igualmente bem. beijinhos

  • Celestina diz:

    Olá Sandra,
    nunca me tinha ocorrido colocar fruta na sopinha do meu bébe, mas adorei a ideia e vou experimentar. Só uma dúvida, não é necessário colocar azeite (ou outra gordura) no creme??

  • Sandra Santos diz:

    Olá Celestina! Sim, antes de servir, deve juntar uma colher de chá de azeite ao creme. Como tenho a adição de azeite, como um dado garantido, por vezes esqueço-me de mencioná-lo na receita…

  • Alexandra diz:

    Olá Sandra! Esta receita deve levar azeite no final?
    Tanto o livro como o blog são um bálsamo para o meu coração de mãe quando fica apertadinho com as dúvidas que surgem! Grande beijo meu e do Duarte

  • Sandra Santos diz:

    Olá Alexandra! Sim, deve colocar 1 colher de chá de azeite no final! 😉 Beijinhos, Sandra

  • Sandra diz:

    Olá muito boa tarde Sandra, está papa de aveia e banana posso dar a partir dos 4 meses?

  • Sandra Santos diz:

    Olá Sandra,

    Sim, pode. Mas deve fazê-la com água. Depois pode adicionar leite materno ou fórmula.
    Beijinhos,
    Sandra

Deixe um comentário