Este puré de couve-flor, cenoura e batata-doce, traz-me as melhores recordações! Na realidade esta deliciosa combinação não é fruto da minha imaginação. Desta vez tenho que dar os créditos ao chef do cruzeiro que fizemos, quando a Francisca tinha cerca de 8 meses! Este género de férias não é propriamente o nosso estilo mas estávamos mesmo a precisar daquele dolce far niente, pelas águas quentinhas das Caraíbas. Quando pensámos em tal, tivemos em consideração a alimentação da Francisca. O meu tio Sérgio, enfermeiro no cruzeiro assegurou-nos que ia tudo correr lindamente: “Eles estão habituadíssimos a bebés; a Francisca não é a única.” Imaginem chegar à hora de almoço, lanche ou jantar e ter sempre a comidinha dela pronta, absolutamente deliciosa, com uma lista de ingredientes criteriosa e com base nas minhas indicações: sem sal e só com um bocadinho de carne ou peixe. Espectacular! Ah, isto é que são férias! Como pelos vistos os outros bebés tinham meios próprios para se alimentarem, através de boiões e afins, a Francisca, embora não fosse o único bebé a bordo, era a única, naquele navio enorme, com um chef só para ela! Respect!
Puré de couve-flor, cenoura e batata-doce
Ingredientes
- 200g couve-flor
- 200g batata-doce
- 3 cenouras
- 60g de bife de vaca
Preparação
- Descasque a cenoura e a batata-doce.
- Lave todos os ingredientes e corte-os em pequenos pedaços.
- Coloque-os, juntamente com a carne, numa panela com água.
- Deixe cozer bem durante 20-30 minutos.
- Triture e pronto: puré à vista, capitão!
A carne pode ser introduzida aos 6meses? Pensei que era mais tarde..
mutio boa suas receitas!!!por isso q mim escrevir parabens !!!
Muito obrigada Maria! Um beijinho
Poderei introduzir a carne a partir de quando?
Olá Ineida! A partir dos 6 meses. Beijoca
Ola, estou adorar o seu blog. Começei a fazer as papinhas ontem, numa das receitas, couve for, batata doce e cenoura leva carne de bife, eu pensava que so poderia dar carnes brancas apartir dos 6 meses.
Olá Andreia! A partir dos 6 meses poderá introduzir a carne na alimentação do seu bebé. Deverá começar e privilegiar as carnes brancas mas isso não quer dizer que depois não lhe ofereça as carnes vermelhas também. Beijinhos, Sandra
Adorei quero mas receita
Obrigada Alice! beijinhos
Olá Sandra, tenho reparado que as suas receitas de sopa nunca levam azeite (ou eu pelo menos ainda não esbarrei com nenhuma…), no entanto, desde que a minha filha começou as sopas aos 4 meses, o médico disse-me sempre para colocar 5 ml de azeite no prato já com a sopa servida (muitas vezes à temperatura ambiente que é como ela mais gosta). Porque não fala no azeite? Obrigada pela atenção e mtos parabéns pelo seu trabalho que acho fantástico!
Olá Marilia! Sim, deve sempre juntar uma colher de chá de azeite, por porção de sopa. A gordura nesta fase do desenvolvimento do bebé é fundamental e o azeite é sem dúvida a minha gordura de eleição. Possivelmente devo ter-me esquecido de o mencionar nas receitas que consultou mas falo disso em imensos artigos:
https://papinhasdaxica.pt/2017/03/sopa-de-feijao-verde/
https://papinhasdaxica.pt/2016/10/qual-devera-ser-a-consistencia-das-sopas-e-papas/
Beijinhos,
Sandra
Obrigada
Qual a melhor parte da carne de Vaca e de Borrego para introduzir a um bebé de 8 meses que só ainda experimentou Frango e Peru?
Olá! Uma parte com menor teor em gordura e nervos. Beijinhos, Sandra
Fiquei curiosa com o cruzeiro. Pode referir qual foi?
Olá Mónica! Fomos pela Carnival (nome da companhia/empresa de cruzeiros). Na altura, o meu tio trabalhava no navio, como enfermeiro, então foi ouro sobre azul. De qualquer modo, neste artigo encontrará mais informação: https://papinhasdaxica.pt/2016/07/papinhas-on-the-long-road/
Beijinhos, Sandra