Papinha de arroz
Esta papinha de arroz é ideal para o início da introdução dos cereais na alimentação do bebé.
Como é muito nutritivo e isento de glúten, o arroz é quase sempre um dos primeiros cereais a ser oferecido ao bebé.
O arroz integral é mais rico em determinadas vitaminas, minerais e, sobretudo, fibra, quando comparado com o grão refinado.
No entanto, para uma barriguinha em desenvolvimento, pode ser difícil lidar com uma elevada quantidade de fibra e como tal, os cereais integrais devem ser consumidos com parcimónia.
Assim, para esta papinha de arroz optei por usar metade de arroz integral e metade de arroz branco, tendo, ainda, no final, coado o arroz para retirar parte da fibra e ácido fítico presente na casquinha do grão.
A papinha fica com um sabor muito subtil e cremoso, que agradará à maior parte dos bebés! Para além disso, embora dê algum trabalho, rende bastante e é muito versátil, podendo ser guardado no frigorífico ou congelado e misturado com vários outros frutos e vegetais, obtendo deste modo múltiplas variações de deliciosas papinhas de arroz, como por exemplo o creme de arroz e alperces secos.
Para uma versão mais rápida de como fazer uma papinha de arroz para bebé, consulte a seguinte receita: papa de arroz e maçã.
Pessoas
Ingredientes:
- 1 chávena de café de arroz integral
- 1 chávena de café de arroz branco
- leite do bebé: materno ou fórmula (opcional)
- 1 casquinha de limão (opcional)
Preparação:
- Coza o arroz integral em água abundante: cerca de 5 porções de água por cada porção/chávena de arroz, durante aproximadamente 30 minutos;
- Junte o arroz branco, juntamente com 1 a 2 chávenas de água e a casca de limão e deixe cozinhar, em lume brando, por pelo menos mais 30 minutos.
- Uma vez cozido e ainda com alguma água, retire a casca de limão e triture parcialmente com a varinha mágica (a ideia é ficar muito mal triturado)
- Deite a mistura de arroz num coador, pressionando com a ajuda de uma colher.
- Do coador irá sair um creme que pode triturar novamente e ajustar a consistência, juntando leite do bebé.
- Prontinho!
Bom dia, a partir de que idade aconselha estás receitas . O meu filho tem 5 meses.
Olá! A partir dos 4 meses. Beijinhos
Obrigada por este blog!!! É uma SUPER ajuda. Tenho uma dúvida, se quisermos levar as papas para comer fora de casa, como podemos fazer? Cozinhamos a farinha e a maçã e juntamos na altura que o bebe for comer ou qual a melhor forma de conservar os alimentos até à hora de comer?
Obrigada e parabéns.
Bom dia! Para a primeira experiência de introdução quero oferecr esta papinha de arroz. Em que momento do dia aconselha? Obrigada
Olá Ana! Ao almoço ou lanche. Beijinhos
Bom dia!! Como faço esta papinha com a farinha de arroz? Obrigada
Olá, está receita parece render bastantes porções. Como aconselha a que seja acondicionada? Não fica com uma consistência dura deixando para ser consumida noutros dias? Permanece cremosa? Desculpe o questionário, mas vou começar a aventura das papinhas e gostei muito da receita, queria mais informações. Estou a adorar o site, parabéns =)
Olá Sandra,
Podemos utilizar arroz branco basmati? Obrigada!
Olá o meu filho tem 5 meses e estou a começar a fazer as papas e sopas seguindo o seu blog. Devo dar sopa a noite e papa durante o almoço ou vice versa?
Olá Iolanda! Depende muito da rotina de cada bebé. Beijinhos, Sandra
Olá Joana! Sim, pode usar. Beijinhos, Sandra
Olá Luísa! Pode guardar no frigorífico durante 48 horas ou congelar durante cerca de um mês, preferencialmente em porções individuais. Se depois aquecer no fogão, volta a readquirir a cremosidade. Beijinhos, Sandra
Olá Inês! veja por favor esta receita: https://papinhasdaxica.pt/2016/10/papa-de-arroz-e-maca/
Beijinhos, Sandra
Olá Sandra! O facto de o arroz cozer tanto tempo não lhe retira as propriedades? Obrigada
Olá. Está quase a chegar a altura de começar a alimentação complementar com a minha bebé. Ela é intolerante a algo no leite ou a proteína do leite animal ou a lactose, porque assim que introduzo lacticínios na minha alimentação ela vomita. Não tenho leite materno congelado. Posso fazer esta papa só com água ou fica demasiado pobre? O que me aconselha para primeiras papas neste caso? Muito obrigada.
Olá Vanessa,
Tendo em conta que nesta papa se usa arroz integral, tem mesmo que aumentar o tempo de cozedura, caso contrário fica cru. Beijinhos, Sandra
Olá antes de mais muitos parabéns pelo excelente trabalho e pelos seus livros são fantásticos.
Em relação a esta papa é possível fazer com arroz vaporizado triturado, ou só com farinha de arroz biologica substituindo assim os 2 tipos de arroz colocados na receita?
Agradeço desde já
Olá Isa,
Sim, pode fazer só com água. Beijinhos, Sandra
Olá Marilin! Sim, pode fazer com o arroz vaporizado. Beijinhos, Sandra
Olá Drª bom dia. Sou avô e por imperativos de trabalho da minha filha comecei a cuidar da parte de tarde de neta com 3.5 meses. Acontece que sempre foi alimentada a biberon mas a grande maioria das vezes mama quantidades pequenas ( 60/90 quando mama 120 é dia de festa ) e por consequência nas consultas de rotina a médica refere que está a entrar no baixo peso. Estou tentado a começar a misturar uma colher de café de farinha láctea em 90 de leite mas como descobri agora o seu blog fiquei indeciso com a papa de arroz e pensei: e se fosse uma papinha de arroz uma vez por dia mais aguada no biberon? Bom trabalho se está a trabalhar ou boas férias se for o caso. Cumprimentos.
Olá Avô Américo! Não dê farinhas de nenhuma espécie no biberão. As farinhas, sob a forma de papas devem sempre ser dadas à colher. Se ela bebe pequenas quantidades, se calhar tem que oferecer leitinho mais vezes ao dia, fazer intervalos mais pequenos entre refeições mas para uma melhor avaliação o ideal é marcar uma consulta.
https://papinhasdaxica.pt/consultas-online/
Beijinhos,
Sandra
Olá Cristiana!
Penso que este artigo a poderá ajudar.
https://papinhasdaxica.pt/2019/09/como-conservar-papas-caseiras/
Para uma saída de poucas horas pode também levar a papa numa garrafa-termo.
Beijinhos,
Sandra
Olá Sandra. Comprei o teu livro e comecei hoje com sopa e lanche. No lanche fiz papinha de arroz com maçã mas no fim de cozinhar a papa Mas nao ficou suave fico como se a farinha não dissolve se, como se fosse areia. Que fiz de errado? Obrigada.
Olá Andreia,
Honestamente, não faço ideia. Tente fazer novamente e misture bem a farinha na água, antes mesmo de levar a preparação ao lume. No final triture tudo com a varinha mágica.
Beijinhos,
Sandra
Olá Sandra , gostaria de fazer uma pergunta que costumo ter várias dúvidas para poder adaptar às papas.
Quando se fala em leite de fórmula, colocamos apenas o pó ou fazemos uma quantidade de pó + água
Muito obrigada!
Grandes ideias e ótimas refeições que tem para os pequeninos
Beijinhos
Olá Paula,
Colocamos apenas o pó. Aqui fica a indicação:
https://papinhasdaxica.pt/2018/04/papas-caseiras-leite-materno-formula/
Beijinhos,
Sandra
Olá Sandra!
Esta papinha de arroz posso fazer com arroz agulha Bio?
Obrigada
Olá Ana! Pode sim. Beijinhos
Olá!
Obrigada pela partilha da receita 🙂 será muito útil na introdução alimentar da minha menina.
A minha pergunta não é sobre a papa em si, mas sobre as medidas. Uma chávena de café equivale a quantos ml? Obrigada
Olá Carina,
Eu uso medidas caseiras, para facilitar o processo e, dar-vos maior liberdade para experimentarem e se aventurarem na preparação das papas dos vosso filhos.
Beijinhos,
Sandra
Olá Sandra. Ajudaste me muito na alimentação do meu primeiro filho. Agora tenho uma menina de 3 meses e meio e amamento. Algumas das tuas receitas podem levar leite. Posso usar o leite materno congelado nessas receitas e congelar essas papas?
Do meu filho era mais simples pois era leite de fórmula mas como tenho bastante leite e congelo queria saber se posso usar esse leite para as comidinhas e congelar na mesma essas comidinhas. Obrigada
Olá Beatriz! Claro que sim. Pode fazer todas estas receitas com leite materno e congelar. Beijinhos, Sandra