Skip to main content

A castanha é o ícone desta estação! Em pleno dia de São Martinho, nas Papinhas da Xica não podíamos deixar de fazer um Magusto à altura, assinalando-o com este divinal puré de maçã e castanhas.
A castanha, embora seja um fruto, é muito rica em amido, tornando-a semelhante do ponto de vista nutricional, aos alimentos pertencentes ao grupo dos tubérculos, cereais e derivados, da Roda dos Alimentos. Por este motivo, ela é usada há muitos e muitos anos e, em tempos, representou um dos alimentos base da alimentação, utilizada em substituição do pão e da batata.

Apresenta ainda quantidades apreciáveis de fibra, características que a tornam um interessante alimento no controlo do apetite e uma excelente fonte de energia, isenta de glúten. É pobre em gordura, sendo por isso menos calórica quando comparada com os restantes frutos secos.

Ainda, quando comparada com outros frutos secos, tais como nozes, avelãs, amêndoas e amendoim, constitui uma opção menos alergénica. No entanto, como sabem, de acordo com as recomendações atuais, mesmo os alimentos mais alergénios podem ser oferecidos a partir dos 6 meses, tal como este puré de maçã e castanhas. Para mais informações consultem o nosso artigo: Alergia alimentar e a introdução de alimentos

A castanha possui ainda quantidades interessantes de vitaminas, minerais e antioxidantes, em particular,  polifenóis. Dentro das vitaminas, destaca-se a vitamina C, sendo que uma porção de castanhas (10 castanhas) com apenas 179 kcal  fornece metade da dose diária recomendada de vitamina C. Surpreendente, não é?

É ainda um alimento muito versátil, em termos de confecção, pode comer-se cozida, assada, como acompanhamento de pratos, na base de sopas ou na confecção de apetitosas sobremesas e bolos.

Como a castanha pode originar alguma flatulência, achei arriscado fazer um puré só com castanhas e por essa razão decidi juntar a maçã. Ficou uma sobremesa/lanche absolutamente divinal!!

Trocando a canela por outra especiaria, como por exemplo noz moscada, este puré de maçã e castanhas, constitui um excelente acompanhamento de pratos de vegetais ou carne.

No outro dia juntei esta combinação a um estufado de frango com cogumelos e o resultado não podia ter sido melhor. Só que a foto não fez justiça ao prato e, como os olhos também comem, acabei melhor não publicar mas aqui fica mais uma dica para fazer com umas castanhinhas, quentes e boas!!

Puré de maçã e castanhas

svg+xml;charset=utf

Tamanho da Porção:

1

Tempo de Preparação:

5 minutos

Tempo de Cozedura:

15 minutos

Ingredientes:

  • 1 maçã
  • 4-5 castanhas
  • 20ml de água ou leite do bebé
  • 1 pitada de canela

Preparação:

  1. Lavar e secar as castanhas e fazer um golpe em forma de cruz.
  2. Cozer num recipiente com água e se preferir, pode adicionar ervas aromáticas, tais como erva-doce.
  3. Devem ser descascadas ainda quentes.
  4. Descascar e cozer a maçã.
  5. Colocar os frutos num copo alto e adicionar água ou leite.
  6. Triturar e já está!! Puré de maçã e castanhas feitinho: Viva o Magusto!!

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

2 Comments

Deixe um comentário