Quando o bebé rejeita o iogurte natural é comum perguntaram-me se podem dar iogurtes de aromas ao bebé.

Por isso, importa referir que, apesar de cada vez mais surgirem novas alternativas no mercado, a escolha ideal continua a ser apenas uma: o iogurte natural.

Mas o que acontece quando o bebé rejeita o iogurte natural? Posso dar iogurte de aromas?

Na verdade, quer pelo sabor azedo do iogurte, quer pela sua textura é bastante comum isto acontecer.

No entanto, nesta situação, de uma forma geral, os iogurtes de aromas ou iogurtes de fruta batida não são a solução ideal.

Estes tipos de iogurtes têm muitas vezes adicionados à sua composição açúcar – que não deve ser introduzido nos primeiros dois anos de vida do bebé – ou aditivos que os tornam opções menos interessantes. Mesmo as opções “sem açúcar” ou “magro” devem ser evitadas já que são muitas vezes adoçadas com edulcorantes. Muitos edulcorantes não são considerados seguros no caso de bebés, crianças pequenas e grávidas.

➜ Ver aqui o nosso artigo sobre: Quais os perigos dos aditivos alimentares para crianças?

“Sandra, mas na tabela nutricional do iogurte natural também tem açúcar!”. Uma coisa é a lista de ingredientes e outra é a tabela nutricional. Devem olhar sempre para a lista de ingredientes, se nela não constar açúcar ou similar está tudo ok. Posto isto, se na tabela nutricional de um iogurte natural constar o açúcar tal não é razão para alarme, pois estes contêm um açúcar naturalmente presente no leite: a lactose.

Iogurte natural:

Nutriente QuantidadeUnidade
Energia349
Kj
Energia83Kcal
Lípidos
3.6g
Lípidos > Saturados2.5g
Hidratos de carbono
6.4 g
Hidratos de carbono > Açúcares 6.4g
Ingredientes: LEITE pasteurizado biológico, leite em pó magro biológico e FERMENTOS LÁCTEOS.

Os 6,4g de açúcar aqui apresentados são naturalmente presentes, totalmente provenientes da lactose.

VS.

Iogurte Aromas:

Valores médiosPor 100gPor unid. 120g
Energia (kJ/kcal)307/73368/87 4%
Lípidos1,31,8 3%
Dos quais: saturados (g)1,01,26%
Hidratos de carbono1012 5%5%
Dos quais: açúcares (g)1012 14%
Sacarose (g)5,76,8%
Ingredientes: Leite pasteurizado, leitelho, açúcar, leite pasteurizado magro, leite em pó magro, fermentos lácteos e aromas. Isento de glúten. Origem: Portugal

Dos 10g de açúcar, 5,7g são lactose e 4,3g são açúcar adicionado.

Considerações importantes:

  • O iogurte é um alimento fácil de incorporar em qualquer refeição, rico em proteína e cálcio, assim como em vitaminas e fósforo, o que o torna numa ótima opção para oferecer ao bebé, mas não é um alimento ESSENCIAL. Se o bebé rejeitar o iogurte natural tal não tem que ser um drama.
  • É normal as crianças rejeitarem um alimento quando o experimentam pela primeira vez: são necessárias cerca de 10 exposições repetidas (ou mais) para o novo alimento ser aceite. Continue a oferecer o iogurte natural, ainda que em pequenas quantidades.
  • Ao oferecermos opções mais doces e facilmente aceites pelo bebé, estaremos também a limitar a aceitação pelo sabor azedo, uma das componentes fundamentais no desenvolvimento e manutenção de hábitos alimentares saudáveis. Se começarmos por oferecer um iogurte natural não açucarado, os bebés não vão ter outro sabor mais doce para o comparar e acabarão por se habituar ao seu sabor mais azedo.

Algumas formas naturais de adoçar o iogurte natural:

  • Adicione fruta ou purés de fruta ao iogurte natural, e vá diminuindo a sua quantidade gradualmente.
  • Adicione outros alimentos ao iogurte, como manteiga de amendoim. Esta pode ser uma boa forma de introduzir o amendoim na alimentação do bebé.
  • Caso tenha disponibilidade, pode fazer os seus iogurtes com fruta em casa.

De uma forma geral, é fundamente lembrar que a introdução alimentar passa também por ensinar e educar o paladar do bebé para os diferentes tipos de sabores, principalmente dos alimentos “ao natural”, de forma a assegurar uma alimentação variada e saudável em todas as fases da vida.

Experimente as nossas deliciosas receitas com iogurte:

Papinha de ameixa, cereja e iogurte;

Arroz doce de figo;

Barritas geladas de iogurte;

 

Gostou deste artigo? Espreite estes…

Gostou deste artigo?

Espreite estes…

frigorífico Vamos aprender a organizar o frigorífico?
Ver Artigo
melhores cereais Aprenda a escolher os melhores cereais de pequeno-almoço Ver Artigo Como conservar papas caseiras Como conservar papas caseiras
Ver Artigo
oferecer o peixe Como e quando oferecer o peixe ao bebé?
Ver Artigo
Clique para ver as receitas

Deixe um comentário