Skip to main content

O queijo pode ser um componente interessante para uma dieta saudável e equilibrada de um bebé ou criança, já que é um bom fornecedor de cálcio, proteínas, vitaminas e até de gordura. Poderá também ser uma boa forma de expor as crianças ao leite de vaca, um alergénio comum. Mas existem no mercado várias marcas de queijo. Quais são as que posso oferecer ao meu bebé?

Para ajudar na escolha, deixo algumas considerações importantes a ter em conta na escolha do tipo de queijo:

  • Ser pasteurizado

Os bebés e as crianças pequenas não devem comer queijos macios amadurecidos com bolor, como o brie ou camembert, ou queijo de leite de cabra curado e queijo macio com veios azuis, como o roquefort, já que há um risco maior de estes queijos possuírem uma bactéria chamada Listeria.

  • Não deve ser magro

A restrição de gordura na dieta não é recomendada para crianças com menos de dois anos, já que poderia comprometer a ingestão de energia e gorduras essenciais.

  • Considere o possível risco de engasgamento

Os queijos duros geralmente não devem ser oferecidos em pedaços (p.ex. queijo cortado em cubos, babybel inteiro) devido ao risco de engasgamento para bebés e crianças pequenas.

  • Pode causar alergia

Esteja atento a possíveis sinais de intolerância aos laticínios ou alergia quando oferecer queijo pela primeira vez ao seu bebé. Comece por oferecer uma quantidade pequena e aguarde cerca de 10 minutos. Se não houver reação alérgica continue a oferecer o resto da refeição ao ritmo habitual do seu bebé.

  • Pode conter aditivos

 

  • Ter pouco sal

Bebés com menos de 1 ano devem ingerir menos de 1g de sal por dia.

Quantidade de sal, por ordem crescente, dos diferentes tipos de queijo:

Quantidade sal / 100g
Mascarpone* 0,2g
Ricotta* 0,4g
Mozzarela fresca* 0,4g
Queijo fresco* 0,7g
Requeijão* 0,8g
Emmental* 1g
Mozzarella ralada** 1,2g
Queijo Brie* 1,4g
Queijo fatiado (tipo limiano)** 1,5g
Babybel® 1,7g
Queijo Cheddar* 1,8g
A Vaca que Ri® 1,9g
Queijo parmesão* 1,9g
Queijo flamengo* 2,4g
Queijo creme para barrar* 2,5g

* Tabela de composição de alimentos, INSA
** Média de produtos existentes no mercado

Como tal, verifique SEMPRE a lista de ingredientes!

Algumas sugestões de marcas de queijo para bebé:

MASCARPONE

Nesta categoria, estas são as 6 melhores opções que encontrei. Todas têm um regulador de acidez (ácido cítrico) que, em doses normais, não causa problemas. Para além disso, a quantidade de sal é semelhante em todas (0,08g/100g).

No entanto, existem também algumas opções a evitar como a da marca Zuger que tem nos seus ingredientes açúcar, para além de uma quantidade de sal maior (0,2g).

RICOTTA

Nesta categoria, estas são as 6 melhores opções. Todas têm cerca de 0,3g de sal/100g, com exceção das opções biológicas que rondam os 0,48g. Todas têm um regulador de acidez que varia entre elas.

A ricotta da marca Les Croisés é a que apresenta uma menor quantidade de sal, contudo, ao contrário das opções apresentadas acima, tem dois aditivos.

MOZZARELLA FRESCA

Aqui ficam as melhores marcas de queijo para bebé de mozzarella fresca. Neste caso, a opção da marca Galbani apresenta uma quantidade maior de sal do que as restantes (0,7g contra 0,5g de sal), no entanto está disponível em todos os supermercados.

QUEIJO FRESCO

Nos queijos frescos as opções são mais e mais variadas. Uma das marcas de queijo para bebé, nesta categoria e com menor quantidade de sal é da Queijaria das Romãs, e é um queijo de ovelha sem aditivos. Já nos queijos de vaca temos opções com um conservante, mas com quantidades de sal igualmente baixas. O queijo biológico da marca Burgo de Arias tem uma quantidade mais alta de sal, no entanto é a única opção de queijo de vaca sem aditivos. Outra opção interessante pode ser a da marca Segredos de Barrancos, um queijo de cabra fresco, sem aditivos.

QUEIJO FATIADO

Aqui ficam as melhores opções de marcas de queijo para bebé fatiados do tipo flamengo. O queijo Terra Nostra Curado é o queijo com menor quantidade de sal sem aditivos. As opções Terra Nostra, Terra Nostra Biológico e Na Tábua têm uma quantidade maior de sal (1,4g de sal/100g), mas também não têm aditivos, ao contrário do queijo da Auchan Bio que tem uma menor quantidade de sal (1g de sal/100g), mas contém um aditivo.

Existem no entanto outras opções de queijos não flamengo sem aditivos que também podem ser interessantes:

QUEIJO PARA BARRAR

Estas são as únicas marcas que encontrei de queijo para barrar sem aditivos.

Há, no entanto, algumas marcas de queijo para bebé de barrar a evitar em que, para além de terem uma maior quantidade de sal do que outras opções, têm também diversos aditivos (especial atenção para o E407 que tem sido referido como causador de colite ulcerosa e, quando degradado no intestino, podendo ter ação carcinogénica).

Outras opções a evitar: queijos tipo snack

Acrescida à grande quantidade de sal que possuem, este tipo de opções (ex. Babybel, queijos fundidos em porções, etc) tem frequentemente adicionados múltiplos aditivos e até manteiga.

O Babybel é o queijo tipo snack com menos aditivos, mas tem uma grande quantidade de sal o que o torna uma opção não tão interessante como outras marcas de queijo para bebé ou crianças pequenas.

A Vaca que Ri é a única marca de queijo fundido em porções que não tem o aditivo E407.

Para bebés e crianças pequenas experimente as nossas receitas:

Bolachinhas de tomate e queijo

Papinha de cereja com quinoa e requeijão

Deixe um comentário