Skip to main content

Ontem o blog fez 4 anos! Esta papa de pêssego e couve-flor serve para celebrar o momento. Pensei em publicar uma foto mais pessoal e um texto bonito mas na realidade foi assim que tudo começou: com a partilha das receitas que ia fazendo para a Francisca.

Papas com combinações improváveis que foram conquistando bebés e papás. Esta papa para bebé é mais uma delas, quem diria que pêssego com couve-flor daria uma papinha suave, saborosa e consistente?

O pêssego é uma fruta da época que para além de deliciosa é muito rica em betacaroteno, um pigmento antioxidante fundamental para preparar a pele para o verão, entre muitas outras funções.

Já a couve-flor é pobre em calorias mas rica em várias vitaminas e minerais e para além disso as suas propriedades são benéficas ao bom funcionamento do sistema digestivo.

Por último juntei um pouco de farinha de amêndoa, para acrescentar algum ferro, cálcio, vitamina E e ácidos gordos polinsaturados, que é como quem diz: gordurinha da boa e tão necessária para o bebé.

Papa de pêssego e couve-flor

Esta papa de pêssego e couve-flor embora seja uma combinação improvável, pela sua consistência e sabor suave, promete conquistar bebés e papás.

Pessoas:

2

Tamanho da Porção:

1 taça pequena

Tempo de Cozedura:

14 minutos

Tempo Total:

14 minutos

Ingredientes:

  • 100g de couve-flor
  • 2 pêssegos médios maduros
  • 2 c. de sobremesa de farinha de amêndoa

Preparação:

  1. Coza a couve-flor num pouco de água, durante cerca de 7 minutos.
  2. Junte o pêssego descaroçado mas com casca e cortado em pequenos pedaços.
  3. Deixe cozinhar durante mais 7 minutos.
  4. Findo este período, retire os legumes e a fruta do lume e escorra a água.
  5. Triture bem.
  6. Adicione a farinha de amêndoa, mexa e sirva. Fácil!

Notas:

Pode também optar por cozer a couve-flor e o pêssego a vapor, método que melhor preservará todos os nutrientes.

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

10 Comments

  • Clau diz:

    Olá boa noite
    Uma dúvida que tenho se me puder esclarecer… tenho feito as papas do meu bebé com td o tipo de frutas e legumes e comecei por adicionar farinha de arroz e farinha de aveia integral, contudo quando fui comprar surgiu me uma grande dúvida que não me souberam esclarecer, a farinha de arroz e a farinha de aveia pode ser da farinha normal de arroz/aveia etc? Acabei por comprar as farinhas bio da Holle porque eram as que estavam na área de alimentação infantil. Claro que uma farinha de aveia normal custa 1€ e pouco e esta 4€ e pouco, não é tanto pelo dinheiro mas o não saber….acho as tao boas e meu filho adora, cheiram bem e as papas de fruta ficam óptimas não sei se com a farinha “normal “ (não sendo infantis) não ficariam granulosas… será que me fiz entender?!
    E qual marca a Sandra aconselha em termos de farinhas? Obrigado e Adoro o Blog! Parabéns!

    • Sandra Santos diz:

      Olá Clau!

      A diferença é que as farinhas da Holle já foram previamente cozinhadas. Assim sendo, só precisa de juntar água e estão prontas a consumir. As farinhas “normais”, são apenas o resultado do grão ao natural que é triturado. Logo, têm que ser cozinhadas. Ficam ótimas também, quando cozinhadas por exemplo com fruta. Prefiro as biológicas, que encontra facilmente em qualquer supermercado. Quanto aos grumos, embora para si possam ser um contra, a verdade é que são ótimos para estimular a mastigação e incentivar o bebé a lidar com diferentes texturas.

      Beijinhos,
      Sandra

Deixe um comentário