Skip to main content

Ontem o blog fez 4 anos! Esta papa de pêssego e couve-flor serve para celebrar o momento. Pensei em publicar uma foto mais pessoal e um texto bonito mas na realidade foi assim que tudo começou: com a partilha das receitas que ia fazendo para a Francisca.

Papas com combinações improváveis que foram conquistando bebés e papás. Esta papa para bebé é mais uma delas, quem diria que pêssego com couve-flor daria uma papinha suave, saborosa e consistente?

O pêssego é uma fruta da época que para além de deliciosa é muito rica em betacaroteno, um pigmento antioxidante fundamental para preparar a pele para o verão, entre muitas outras funções.

Já a couve-flor é pobre em calorias mas rica em várias vitaminas e minerais e para além disso as suas propriedades são benéficas ao bom funcionamento do sistema digestivo.

Por último juntei um pouco de farinha de amêndoa, para acrescentar algum ferro, cálcio, vitamina E e ácidos gordos polinsaturados, que é como quem diz: gordurinha da boa e tão necessária para o bebé.

Papa de pêssego e couve-flor

Esta papa de pêssego e couve-flor embora seja uma combinação improvável, pela sua consistência e sabor suave, promete conquistar bebés e papás.

Pessoas:

2

Tamanho da Porção:

1 taça pequena

Tempo de Cozedura:

14 minutos

Tempo Total:

14 minutos

Ingredientes:

  • 100g de couve-flor
  • 2 pêssegos médios maduros
  • 2 c. de sobremesa de farinha de amêndoa

Preparação:

  1. Coza a couve-flor num pouco de água, durante cerca de 7 minutos.
  2. Junte o pêssego descaroçado mas com casca e cortado em pequenos pedaços.
  3. Deixe cozinhar durante mais 7 minutos.
  4. Findo este período, retire os legumes e a fruta do lume e escorra a água.
  5. Triture bem.
  6. Adicione a farinha de amêndoa, mexa e sirva. Fácil!

Notas:

Pode também optar por cozer a couve-flor e o pêssego a vapor, método que melhor preservará todos os nutrientes.

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

10 Comments

  • Maria David diz:

    Olá boa tarde Sandra… Será possível fazer esta e outras Papas e enviar para a creche? Obrigado pelas receitas maravilhosas que estamos a testar e está a correr bem.

    • Sandra Santos diz:

      Olá Maria!
      Desde que bem acondicionadas pode enviar qualquer refeição (sopa ou papa) para a creche.
      Beijinhos,
      Sandra

  • Monika diz:

    Pode-se substituir a farinha de amêndoa, por exemplo por farinha de arroz?
    Obrigada!

  • Ângela Costa diz:

    Olá Sandra. As receitas são deliciosas. Eu adorei o livro. Anda sempre connosco. Qualquer dúvida alimentar vou sempre espreitar ao livro. Claro que tenho sempre em conta o que a pediatra diz, mas é quase como se tivéssemos alguém ao nosso lado a apoiar, ou a tirar as nossas dúvidas momentâneas.
    O meu Rafa, adora a papa de batata doce e banana. Fiz à dias com uma qualidade roxa. Foi engraçado porque as pessoas perguntavam porque a papa estava roxa. Vou experimentar esta receita, mas gistava de saber se é possivel trocar a farinha de amêndoa por outra.

    Continuação de um bom trabalho.

    • Sandra Santos diz:

      Olá Ângela,

      Pode trocar a farinha de amêndoa por outra qualquer. Mas relembro que de acordo com as novas recomendações, as oleaginosas (amendoim, amêndoa, nozes…) podem ser oferecidas ao bebé logo a partir dos 6 meses.

      Beijinhos,
      Sandra

  • Ana Ribeiro diz:

    Olá! Está receita parece óptima. Fiquei com vontade de fazer para a Diana, mas ainda só tem 7 meses. Qual a razão, para apenas ser aconselhado dar esta papinha a partir dos 9 meses? Obrigada, beijinhos e muitos parabéns pelos 4 anos de Papinhas da Xica

    • Sandra Santos diz:

      Olá Ana!
      Só por segurança relativamente à farinha de amêndoa. Contudo, as novas recomendações apontam para a introdução das oleaginosas, como a amêndoa, logo a partir dos 6 meses, por isso pode fazer para a sua Diana.
      Beijinhos,
      Sandra

Deixe um comentário