Skip to main content

Muitas mamãs pedem-me receitas para o pequeno-almoço e lanche dos pequenotes. Ontem decidi experimentar fazer uns queques de framboesa e mirtilos e ver que tal me saía.

Na altura em que os retirei do forno, percebi que a textura, pelo facto de ter usado farelo de aveia, era mais esponjosa e estavam ligeiramente húmidos.
A minha mãe foi a primeira a provar. A poucas horas de regressar ao Porto, lá se pronunciou: “Eu gosto! Vou levar um para comer no comboio e outro para o teu pai, que estes ele pode comer, não pode?”.

O meu pai nas últimas análises tinha a glicemia elevada e daí a razão da pergunta.

Na verdade, usei apenas 2 colheres de sopa de mel para 8 queques, o que dá pouco mais de 3 gramas de mel por queque e por esse motivo, os queques não ficam muito doces.

Eu uso o mel como adoçante em várias das minhas receitas mas em quantidades muito reduzidas, já que convém não esquecer que este é composto maioritariamente por açúcares simples.

Ultimamente, tenho visto em vários sites e blogs, receitas que apregoam vários açúcares como  sendo alternativas saudáveis. São eles o agave, maple syrup, açúcar de coco, geleia de arroz, etc.

Todas as formas de açúcar concentrado devem ser consumidas com moderação. Não é por eles serem “menos maus” que o açúcar branco refinado, que podemos comer um bolo inteiro, ou usar meio pacote nas nossas preparações caseiras.

Mais importante do que o tipo de açúcar utilizado é sem dúvida a quantidade e a frequência com que o consumimos: açúcar é açúcar!

Deste modo, aos poucos vamos aprendendo a comer menos e menos açúcar concentrado… de qualquer tipo!

Ah, o meu pai também aprovou os meus queques. E aí em casa, quem já experimentou?

Queques de framboesa e mirtilos

Estes queques de framboesa e mirtilos, apetitosos, nutritivos e saudáveis, são uma excelente forma de papás, bebés e crianças começarem o dia!

Preparação:

  1. Pré-aquecer o forno a 180ºC.
  2. Num misturador colocar a aveia, o ovo, a banana, o iogurte, o mel e o extracto de baunilha e triturar durante cerca de 40 segundos.
  3. Se usar flocos em vez de farelo, tem que triturar durante mais tempo, cerca de 2 minutos, até os flocos estarem partidos.
  4. Por vezes é necessários raspar as paredes do recipiente e voltar a triturar.
  5. Adicione o fermento, a canela, a raspa de limão, as framboesas e os mirtilos e triture durante cerca de 20 segundos.
  6. Coloque a massa em formas previamente untadas.
  7. Eu usei formas de silicone, iguais às da imagem e como tal não foi necessário barrar.
  8. Encha somente 2/3 da forma.
  9. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos ou até os queques estarem douradinhos!! Bom proveito!

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

11 Comments

  • Patrícia diz:

    olá Sandra. A minha bebé tem uma dieta pobre em fibras devido a uma doença. acha que os queques ficarão bons substituindo a aveia por amido de milho? Obrigada!

    • Sandra Santos diz:

      Olá Patrícia! Sim, julgo que sim. Poderá também usar farinha de arroz (refinada). Beijinhos, Sandra

    • Joana Camilo diz:

      Olá Sandra! O meu filho tem alergia ao Leite. O que posso utilizar para substituir o iogurte da receita? Obrigada

    • Sandra Santos diz:

      Olá Joana,

      Pode optar por um iogurte de origem vegetal.

      Beijinhos,
      Sandra

  • Sofia diz:

    Boa tarde Sandra, que substituto do mel colocar? acucar de coco, por exemplo? que quantidade? obgd desde ja pelas maravilhosas receitas

    • Sandra Santos diz:

      Olá Sofia! Sim, pode. O açúcar de coco, embora esteja na moda em muitos outros blogs, deve ser consumido com moderação, tal como o mel e, quando comparado a este não apresenta nenhuma vantagem do ponto de vista nutricional. No entanto, essa substituição é uma das opções que dou a pessoas e crianças em regimes vegan e eu própria uso açúcar de coco em muitas das minhas invenções na cozinha. Quis só fazer este apontamento porque por vezes, quando um alimento se torna muito mediático as pessoas automaticamente julgam que é uma espécie de “el dorado” do saudável. Em todo o caso, mel e açúcar de coco, do ponto de vista fisiológico e metabólico, comportam-se como açúcares e o que dita serem mais ou menos saudáveis é sobretudo a quantidade e frequência com que os consumimos. Beijinhos

  • Iria diz:

    Boa tarde Sandra.
    Em alternativa ao ovo podemos usar o quê? Já vi as tabelas de substitutos de ovo, mas não sei o que melhor se adequa.
    Obrigada

    • Sandra Santos diz:

      Olá!
      Em vez de uma banana coloque duas! Penso que é a alternativa mais simples. 😉 Beijinhos

Deixe um comentário