Skip to main content

Muitas vezes, perguntam-me quando se pode introduzir a alfarroba nas preparações caseiras dos bebés. Como resposta, refiro o facto da goma de alfarroba ser usada pela indústria alimentar, enquanto espessante, nas fórmulas anti-refluxo para lactentes de tenra idade. Por essa razão, considero aceitável a introdução  desta papinha de arroz, alfarroba e banana, na alimentação dos bebés, a partir dos 4 meses.

A alfarroba é rica em antioxidantes e é uma boa fonte de vitaminas A, B1, B2, niacina, cálcio e magnésio. Para além disso, tem aquele gostinho bem característico que eu adoro e me lembra sempre o Algarve.

Ela é, ainda, uma excelente opção enquanto substituto do cacau em muitas preparações e receitas para miúdos e graúdos!

Contudo, o seu sabor intenso por vezes não reúne unanimidade e por essa razão gosto de a usar em pequenas quantidades e, muitas vezes, misturada com um cereal e fruta. Em grandes quantidades, ela pode também provocar cólicas e algum desconforto intestinal, sobretudo em barriguinhas mais sensíveis.

Como em tudo na vida: moderação e equilíbrio são as palavra de ordem. Depois de todas as considerações, agora é só desfrutar!!

Bibliografia:
Leites e Fórmulas Infantis: a realidade portuguesa revisitada em 2012 – Sociedade Portuguesa de Pediatria

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

20 Comments

  • Cláudia Paulino diz:

    Olá Sandra, o meu bebe tem 3 meses e meio e já ando ansiosa para que complete os 4 meses para começar as sopas, entretanto como sou mãe pela segunda vez já comecei a dar papinhas a ele, mas queria aos poucos dar-lhe uma alimentação mais saudável do que dei a minha filhota de 5 anos (não foi má mas podia ter sido melhor, ela sempre comeu vegetais nas sopas mas as papas sempre foram de embalagem e agora que lhe quero dar uma alimentação melhor, ela não aceita muito bem). A minha “preocupação” é, será que uma alimentação com farinha de arroz e farinha de alfarroba (por exemplo) não será demasiado para um bebe de 4 meses? em casa já utilizo esse tipo de farinhas para nós (eu, marido e filha) mas para um bebe tenho algum receio. Desculpe o texto enorme e talvez a pergunta mas tinha mesmo de tirar esta duvida.

    • Sandra Santos diz:

      Olá Cláudia! Eu recomendo que o bebé inicie a diversificação alimentar o mais próximo dos 6 meses possível. Se optou por iniciar aos 4 meses, comece pelos legumes, seguidamente pela fruta e mais tarde introduza os cereais e sementes, como o arroz e alfarroba. Beijinhos, Sandra

  • Raquel diz:

    Olá Sandra tenho uma dúvida a minha bebe de 12 meses nunca bebeu fórmula porque sempre amamentei e ainda amamento a noite e de manhã um pouco no entanto já não consigo extrair o meu leite materno para depois fazer estas papas,posso utilizar leite de vaca gordo,meio gordo ou bebida vegetal ou é preferível só utilizar água?
    Obrigado

    • Sandra Santos diz:

      Olá Raquel! A partir dos 12 meses já pode introduzir o leite de vaca gordo nas papinhas. Atenção que tem que esperar 3 dias sem introduzir qualquer outro alimento, para além do leite, para verificar se ocorre alguma reacção adversa. Pode ainda fazer as papinhas usando bebidas vegetais não açucaradas e continuar a dar maminha de manhã e à noite, ou sempre que a sua bebé desejar. beijinhos, Sandra

  • Ana diz:

    Olá Sandra, precisei de ir ao terceiro para experimentar papinhas deliciosas como estas. Alguma receita mais com farinha de arroz para +4m?

  • Vanda diz:

    boa tarde ,quando fala em farinha de arroz, é normal ou integral ?A duvida é a mesma na papinha de farinha de arroz e maça. Obrigado

    • Sandra Santos diz:

      Olá Vanda! Os cereais integrais devem ser usados com parcimónia quando o bebé é pequenino e está no início da diversificação alimentar. À medida que ele vai crescendo pode misturar o cereal refinado com integral. Beijinhos, Sandra

Deixe um comentário