Skip to main content

Oferecer água ao bebé é fundamental para diversas funções do organismo. Segundo os princípios da nossa querida Dieta Mediterrânica a água deve ser a nossa bebida de eleição. Estabelecer o hábito de beber água ao longo do dia é fundamental desde cedo.

Quando devemos oferecer água ao bebé?

Até aos 6 meses, altura em que ocorre, normalmente, o início da introdução alimentar, o bebé não necessita de beber água. Uma vez que o leite materno/fórmula fornece a quantidade de água que o bebé necessita. Oferecer água nesta altura, pode até prejudicar a ingestão do leite do bebé, porque o estômago do bebé ainda não tolera grandes volumes. Por isso, devemos apenas começar a oferecer água ao bebé quando for iniciada a introdução alimentar.

Oferecer água ao bebé é fundamental para diversas funções do organismo. Estabelecer o hábito de beber água ao longo do dia é fundamental desde cedo.

Como devo dar água ao bebé?

Pode começar a oferecer água aos poucos ao longo do dia e durante as refeições. Deve preferir água não gaseificada e sem aromas para que o bebé se habitue ao seu sabor natural.

Como dar água a um bebé de 6 meses?

Aos 6 meses, idealmente não devemos oferecer a água através do biberão, queremos que o bebé comece desde o início a treinar como irá beber água quando for crescido. Para além disso, beber através de um biberão é muito mais fácil nesta fase e a probabilidade de beber uma quantidade de água superior, do que aquela que necessita, é maior.

Pode oferecer a água num copo mais pequeno, para que o bebé consiga segurar melhor, de silicone ou metal para que o bebé vá treinando a utilização do copo autonomamente. Já existem copos com pegas, palhinhas e ligeiramente inclinados, assim o bebé consegue beber com mais facilidade. Se não quiser gastar dinheiro em utensílios propositadamente para o bebé também poderá utilizar um copo de vidro mais pequeno, que já tenha em casa, neste caso recomendo que ajude o bebé a pegar no copo para evitar algum desastre.

Como dar água a um bebé de 12 meses?

 Por vezes temos a ideia que a partir dos 12 meses o bebé já é crescido e já deve conseguir fazer tudo sozinho e de forma muito autónoma. Os bebés de 12 meses continuam num processo de aprendizagem e não devemos exigir mundos e fundos. Quando fazemos 18 anos não passamos de adolescente irresponsável para adulto sério, pois não? Temos de encarar esta fase como um processo de transição.

À medida que a criança vai crescendo e já consegue utilizar o copo sem o deitar ao chão pode dar um copo de vidro. Se já conseguir pegar num copo maior pode começar a oferecer água num copo igual ao da família. É importante lembrar que as crianças são todas muito diferentes e que esta mudança poderá ocorrer em diferentes idades.

Qual a melhor água para dar ao bebé?

Agora, as perguntas de milhões. O bebé deve beber água potável e de fonte segura, por isso, à partida, poderá beber a mesma água que a família bebe. A não ser que bebam água vinda de um poço, nesse caso já não considero que seja uma boa ideia.

A água em Portugal é de ótima qualidade, os dados do último relatório da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) sobre a qualidade da água, indicam que a percentagem de água segura em Portugal continental é de 98,96%, um valor considerado de excelência. Se tiver dúvidas em relação à qualidade do seu local de residência, pode consultar a qualidade da água do seu município no site da ERSAR.

Assim, se a família beber água da torneira, o bebé também poderá beber, sem que exista necessidade de ferver ou filtrar a água.

Que outras bebidas posso oferecer ao meu bebé?

Até aos 12 meses, as únicas bebidas que devem ser oferecidas ao bebé deverão ser a água e o seu leite (leite materno ou fórmula). Assim, evite oferecer:

  • Leite de vaca, cabra e ovelha e bebidas vegetais (até aos 12 meses);
  • Bebida de arroz (até aos 5 anos);
  • Sumos de fruta natural (até aos 12 meses e de preferência mais perto dos 24 meses de idade);
  • Chá de funcho (até aos 4 anos);
  • Chá e café;
  • Bebidas açucaradas.

O que acontece quando não bebe água?

É importante relembrar que os bebés e as crianças são um grupo especialmente vulnerável no que toca à desidratação. Com a primavera a chegar e os dias de calor a aproximar-se é importante estarmos atentos aos sinais típicos de desidratação, pois nem sempre nos conseguem comunicar que sentem mais sede:

  • Falta de energia e sonolência;
  • Quando chora não existem lágrimas (ou existem poucas);
  • Fontanela anterior no topo da cabeça afundada;
  • Urina mais escura ou não urina;
  • Lábios desidratados;
  • Facilmente irritável;
  • Olhos fundos (cansados).

Nesta fase, o mais importante é que o bebé/a criança se familiarize com o sabor da água, de modo a estabelecer um bom hábito desde cedo!

Vou-lhe deixar mais uma dica se tiver filhos mais crescidos. Em vez de dizer “tens de beber mais água”, porque não desafiá-lo a beber mais água através de um jogo? Coloque um elástico numa garrafa e pergunte-lhe “será que consegues beber água até ao elástico?”.  Depois diga-me se resultou ou não!

O que as crianças podem beber (0-5 anos)

Dica

svg+xml;charset=utf

Deixe um comentário