Quando penso em cacau, viajo sempre até São Tomé. Foi lá, que pela primeira vez comi cacau – o fruto propriamente dito!
Tal memória, deixa-me água a crescer na boca e uma enorme nostalgia no coração.
O cacau é doce mas surpreendentemente fresco e absolutamente delicioso. Para mim, consegue ser ainda melhor que os produtos que dele são obtidos, tais como o cacau em pó e mesmo o chocolate.
O cacau, tem recentemente recebido muita atenção devido ao seu teor em polifenóis, em particular as catequinas e epicatequinas, substâncias com capacidades antioxidantes. Da sua composição gostaria ainda de realçar o conteúdo em magnésio e cobre, que podem atuar de forma sinérgica sobre a inflamação e proteção das células.
Contudo, é necessário garantir, que quando compramos cacau em pó, optamos por um produto que é 100% cacau, sem qualquer açúcar adicionado.
Feitas as recomendações, resta-me apenas dizer que, estes brownies de batata-doce e cacau fizeram o maior sucesso no nosso piquenique, entre amigos, no Dia do Trabalhador.
A Francisca só dizia: “Há bôlo: mais” e por ela teria devorado tudo, não fosse ter uma ajuda rápida e determinada de todos os presentes em tratar da saúde de cada pedacinho.
Para mim, é sempre uma alegria, ver o sucesso, de cada uma das minhas receitas e contar com a aprovação da minha pimpolha, que sem hesitar e de forma espontânea me diz: “é boum!”
O problema depois é explicar-lhe a noção de “já chega!!”. É que, embora os ingredientes sejam criteriosamente seleccionados e muito interessantes do ponto de vista nutricional, a verdade é que alguns são bastante calóricos e como tal devem ser consumidos com conta, peso e medida. Ouviste Xica? Amanhã já não há “bôlo”!
Brownies de batata-doce e cacau
Tamanho da Porção:
Tempo de Preparação:
Tempo de Cozedura:
Ingredientes:
- 1 caneca de batata-doce cozida
- 1/2 caneca de farinha espelta integral
- 2 a 3 colheres de sopa de queijo mascarpone
- 2 colheres de sopa de cacau em pó (100%)
- 2 colheres de sopa de óleo de coco
- 2 colheres de sopa de amêndoas
- 6 tâmaras
- 1 colher de sopa de mel
- 1 colher de café de fermento
Preparação:
- Lavar e descascar um batata-doce média;
- Cozer a batata-doce, preferencialmente a vapor;
- Colocar todos os ingredientes (excepto o fermento) numa liquidificadora ou misturadora, eu usei o CuociPappa Easy Meal da Chicco. (ver figura 2)
- Triturar a mistura, lentamente, até que a massa fique bem ligada.
- Adicionar o fermento e colocar a massa num recipiente próprio para ir ao forno.
- Deixer cozer no forno, a 180ºC, durante cerce de 20 minutos.
- Delicie-se!! É fantástico!!
Notas:
Eu usei uma assadeira pequena para levar a massa a cozer no forno. (ver figura 1) No caso de querer usar uma assadeira maior deverá usar o dobro ou o triplo dos ingredientes. Se tem um regime vegan pode substituir o queijo mascarpone por tofu ou por uma banana e o mel por açúcar mascavado ou melaço de cana.

Figura 1
Olá! Fiz a receita dos brownies, mas fica bem pouco e não sei bem qual é o tamanho do tabuleiro. Fica pouca massa. É normal? Podes dizer o tamanho do tabuleiro que usaste? Obrigada! Beijinhos
Olá Priscilla! Eu menciono isso na receita. Na realidade, o meu processador de alimentos tem pouca capacidade e como tal faço sempre pouca quantidade e usei uma forma do tamanho de uma caixa de dvd ou meia folha A4 (só para dar como referência). Beijinhos