Skip to main content

Cozinhar com álcool na gravidez e para crianças: banal ou prejudicial?

Os guisados, os estufados e outros pratos tão típicos portugueses têm muitas vezes álcool na sua constituição. Embora este ingrediente lhes dê um sabor característico e delicioso, suscita muitas dúvidas entre grávidas ou pais, na hora de cozinhar. Afinal, não podemos dar vinho a uma criança, mas podemos usá-lo para cozinhar o seu almoço? E as grávidas? Será que têm de evitar beber uma cerveja depois de um dia chato, mas podem comer um estufado com vinho do Porto? A resposta é controversa e não muito consensual, visto que diferentes fontes dizem coisas diferentes e há falta de documentação científica neste sentido.

Afinal, quem diz o quê?

Segundo algumas fontes, não é extremamente proibido utilizar bebidas alcoólicas ao cozinhar para crianças, grávidas ou pessoas a amamentar, desde que se garanta que a maior parte do álcool evaporou durante a confeção. O que o artigo refere é que é preciso considerar alguns aspetos:

  1. O tipo de bebida usada e a percentagem de álcool que contém;
  2. A quantidade de bebida utilizada;
  3. O modo de confeção do prato;
  4. O tempo de confeção do prato.

Ainda segundo a mesma fonte, não há forma de saber se o álcool evaporou na totalidade ou se ainda permanece na refeição. Desta forma, considerando que a quantidade de álcool que permanece na refeição é tanto menor quanto maior for o tempo de confeção e quanto menor for a percentagem de álcool da bebida utilizada, o sugerido é que é seguro cozinhar estufados usando, ocasionalmente, pequenas quantidades de cerveja, vinho ou sidra desde que o tempo de confeção seja de, no mínimo, 90 minutos.

Além disso, devem ser utilizadas panelas largas e destapadas, visto que panelas menores dificultam a evaporação do álcool, e que a bebida alcoólica deve ser adicionada no início da cozedura.

Por outro lado, outras fontes, dizem-nos que é proibido cozinhar com álcool para grávidas, dado que não é possível controlar a quantidade de álcool que permanece no prato após a confeção e que não existe uma quantidade de ingestão de álcool que seja considerada segura para grávidas. Pela mesma linha de pensamento, também não é seguro cozinhar com álcool para bebés, crianças ou pessoas a amamentar.

Mas em que é que ficamos?

Embora as opiniões sejam controversas, eu acho mais seguro de que não se utilize álcool ao cozinhar para grávidas, bebés, crianças ou pessoas a amamentar. A verdade é que não é possível dizer que há uma quantidade de álcool que não é prejudicial para pessoas nestas fases do ciclo de vida, nem garantir que o álcool evaporou na totalidade, mesmo que a quantidade usada tenha sido mínima e, por isso, acho que o melhor é mesmo não arriscar.

No entanto, a partir do momento em que a criança começa a partilhar as refeições com a família, é ok que, esporadicamente, consumam refeições cozinhadas com álcool, desde que sejam tidas em conta as recomendações que referi acima:

  • Use apenas vinho, sidra ou cerveja, evitando as bebidas espirituosas e em quantidades muito pequenas;
  • Cozinhe a refeição durante, pelo menos, 90 minutos;
  • Utilize panelas com o fundo largo e destapadas;
  • Adicione o álcool no início da confeção.

E cozinhar com álcool durante a gravidez? Tenho de comer comida insípida? E o meu bebé também?

Claro que não! Longe disso! Quem disse que é o álcool o único ingrediente que dá sabor aos estufados e à típica “comida de panela”?

Como sou sua amiga, deixo-lhe aqui algumas sugestões para substituírem as bebidas alcoólicas nas receitas que costumam fazer aí por casa: polpa de tomate, sumo de maçã, vinagre balsâmico, caldos caseiros (legumes, frango, peixe), ervas aromáticas, sumos naturais de limão, laranja ou de outras frutas. Além disso, sempre que possível, faça um bom tempero com alguma antecedência para que os alimentos adquiram o seu sabor.

Fazendo estas substituições, as suas receitas ficarão aptas para toda a família. Além disso, acredite em mim, ninguém vai notar a diferença!

 

Referências bibliográficas:
  1. Marsh L. Is it true that alcohol is cooked off in food? (Colocar link https://www.babycentre.co.uk/x25010495/is-it-true-that-alcohol-is-cooked-off-in-food) Baby Centre. 2022
  2. Gordon B. No Worries, the Alcohol Burns Off During Cooking—But, Does It Really? (Colocar link https://www.isu.edu/news/2019-fall/no-worries-the-alcohol-burns-off-during-cookingbut-does-it-really.html) Idaho State University. 2019
  3. Department of Health of Tasmanian Government. Parent Question – Is it Safe to Use Alcohol in Cooking? (Colocar link https://doh.health.tas.gov.au/healthykids/blog/parent_question_-_is_it_safe_to_use_alcohol_in_cooking) Tasmanian Government.

Gostou deste artigo? Espreite estes…

Gostou deste artigo?

Espreite estes…

Deixe um comentário