Skip to main content

Muitas vezes é difícil convencer os miúdos a comerem legumes e hortícolas. E por vezes uma das técnicas adoptadas é camuflá-los.

Eu não adoro esta estratégia, primeiro porque quando os pais ocultam o alimento, por norma acabam por colocá-lo em quantidades pequenas para que a criança não sinta o sabor e, dessa forma, não traz os benefícios desejados.

Ainda é importante realçar que não basta conseguir que a criança coma determinado alimento: é importante ter atenção ao método de confecção utilizado. Se a criança só come alface ou verduras no recheio do hambúrguer frito não me parece que seja a melhor solução.

Contudo, apesar dos riscos que a ação de esconder os alimentos pode trazer, essa é uma prática que também traz benefícios, principalmente se em vez de esconder procurar apresentar o alimento de outra forma usando alguma criatividade. Foi o que fiz com estes crepes de beterraba. Acrescentei valor nutricional ao crepe em si que de outra forma seria só praticamente farinha. E, a sua cor vibrante, característica da beterraba faz com que sejam provavelmente os crepes mais cool do Mundo, dificultando aos miúdos a tarefa de lhes conseguirem resistir. Escolhi este recheio mas podem mudar mediante o que tiverem em casa.

Tenho a certeza que vão adorar estes crepes de beterraba que são ainda muito versáteis: perfeitos para levar para o trabalho ou para um dia de praia em família!

Crepes de beterraba recheados

Estes crepes de beterraba são uma boa estratégia para que os miúdos consumam beterraba e constituem ainda uma refeição prática e versátil.

Ingredientes:

  • 130 gramas de farinha de arroz
  • 100 gramas de beterraba cozida
  • 40 mililitros de água
  • 3 ovos
  • 1 pitada de sal
  • 100g de guacamole (pasta de abacate)
  • 150g de frango desfiado
  • 2 colheres de sopa de iogurte grego magro
  • 2 morangos

Preparação:

  1. Coloque a farinha, a beterraba, a água, os ovos e o sal num liquidificador e triture até obter uma mistura homogénea.
  2. Leve uma frigideira ao lume, com um pouco de azeite ou óleo de coco (só pincelar) e quando estiver bem quente, verta uma concha de sopa do preparado anterior, de forma a cobrir toda a frigideira. Quando o crepe começar a formar bolhas à superfície, é só virá-lo por breves instantes e está pronto.
  3. Para rechear, barre o seu crepe com guacamole.
  4. Entretanto misture o frango desfiado e os morangos cortados em pedaços com duas colheres de sopa de iogurte grego e coloque por cima do guacamole. Enrole e já está.

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

4 Comments

Deixe um comentário