Skip to main content

Como fazer papas caseiras com leite materno ou fórmula?

Muitas mamãs perguntam-me como podem enriquecer as suas papas caseiras com leite materno ou fórmula. É super simples! Mas vamos lá explicar tudo direitinho:

Papas Industrializadas:

Nas papas industrializadas é comum ouvirmos a designação de papas lácteas ou não lácteas. Tal acontece atendendo à presença ou ausência de fórmula na sua composição, também conhecida como leite adaptado. As papas lácteas pelo facto de já possuírem leite na sua composição têm obrigatoriamente de ser preparadas com água. Já as papas não lácteas podem ser confecionadas com leite (materno ou fórmula) ou água, podendo, ainda, optar por adicionar-lhes outros ingredientes, tais como fruta, legumes, iogurte, entre outros.

Papas Caseiras:

Nas papas caseiras impera a mesma lógica das papas industrializadas não lácteas, uma vez que na sua composição só contêm o cereal, sob a forma de grão, flocos ou farinha.

Posto isto, pode cozinhar a farinha apenas em água ou enriquecê-la juntando um pouco de leite do bebé.

Ambos os leites, materno ou fórmula, contêm organismos vivos que não suportam temperaturas superiores a 37-40ºC, e, por isso, não aconselho a cozinhar o cereal diretamente no leite.

O cereal deve ser cozinhado em água e o leite do bebé deve ser acrescentado no final do processo de cozedura.

No caso do leite materno, o ideal é diminuir a quantidade de água da receita original, fazendo uma papinha mais grossa e, posteriormente, ajustar a consistência adicionando leite materno. Eventualmente irá adicionar uma pequena quantidade mas, se continuar a oferecer leite materno ao bebé em livre demanda, tal não constitui qualquer problema, uma vez que ele próprio fará o ajuste das suas necessidades energéticas pedindo mais ou menos mama.

No caso da fórmula, também conhecida como leite adaptado, o ideal é, igualmente, adicionar o pó no fim da cozedura.

A quantidade de fórmula a adicionar deve respeitar as indicações da embalagem, isto é, o número de colheres medida nunca deve exceder a proporção de água que é referenciada pelo produto.

Não se esqueça que, depois de adicionar o leite, não deve voltar a ferver ou reaquecer a papa, nem deverá guardar o que sobrar. Ficámos entendidas?

 

Gostou deste artigo? Espreite estes…

Gostou deste artigo?

Espreite estes…

34 Comments

  • Inês diz:

    Olá Sandra!
    Tenho uma bebé com 5 meses que mama em LD mas baixou o percentil! A pediatra indicou que lhe desse papas não lácteas sem glúten, também é possível fazer caseira? Não queria dar já aquelas cheias de açúcar! Obrigada

  • Rita diz:

    Olá!
    Sei que já é um artigo com algum tempo, mas considerando que só no segundo filho me publicitaram as papas caseiras estou a querer pesquisar e aprender como fazer porque sei serem a melhor opção para o meu bebé.
    Farei a papa com LA (embora amamente, não consigo reservar LM), e já percebi que à água, ao cereal e à fruta, deverei apenas adicionar o pó, respeitando a quantidade indicada para a idade dele e a quantidade de água, mas a minha dúvida prende-se com a quantidade de cereal! Quantas colheres de flocos de aveia ou farinha de aveia deverei incluir em 210 ml de água, por exemplo? O que é melhor opção: flocos ou farinha de aveia? Obrigada

    • Sandra Santos diz:

      Olá Rita!
      A quantidade de cereal deverá ser a ideal para que consiga a consistência de papa. Se ficar muito aguada tem que juntar mais farinha, se ficar muito grossa deverá juntar mais água. Vai ver que à medida que vai fazendo irá ajustando de modo a conseguir a consistência ideal.
      Beijinhos, Sandra

  • Nicole Marché diz:

    Olá. Fiz uma papa caseira, segui a seguinte receita : 180 ml de água e 4 colheres de sopa de farinha de aveia. Depois juntei uma dose de fruta previamente cozida que descongelei para a papa, cerca de 100g de maçã /pêra. Ficou bastante consistente e até dava quase para 2 doses de papa. A bebé, que faz 8 meses no domingo, por norma come 130 ml de papa Holle feita com leite materno. Juntei essa quantidade de leite materno à papa caseira mas ficou demasiado líquida, obviamente. Se eu reduzir para metade a quantidade de água, mantendo as mesmas colheres de sopa de farinha. Depois no fim junto 90 ml de leite materno e deveria ser suficiente, ou a proporção de água / leite materno é mais de metade da água do que de leite materno? Obrigada. Nicole

    • Sandra Santos diz:

      Olá Nicole! Sim, pode reduzir a quantidade de água, mantendo as mesmas colheres de sopa de farinha. Depois, com o leite materno ajusta a consistência da papa até ficar sob a forma de puré. Se o bebé estiver em livre demanda, a quantidade de leite materno na papa é irrelevante. Ele próprio irá fazer o ajuste do consumo de leite diário, pedindo mama mais cedo ou mais tarde, mediante a sua fome ou saciedade. Beijinhos, Sandra

  • Sofia Costa diz:

    Ola! Tenho absorvido tanta info no seu blog que estou a amar. Completamente rendida as papas caseiras. O meu bebe tem ainda 4 meses e ja falamos com a pediatra que quando iniciar AC sera primeiramente a sopa.
    No entanto tenho ja andado a “estudar” estas papas. A minha questao prende se apenas com o facto da adiçao de LA à papa
    Nao percebi muito bem se adicionamos o po ou o leite ja preparado. Imaginando que faremos a papa com 180ml de agua, devo adicionar 6 medidas de po? Mesmo que posso ter evaporado agua na cozedura? Garantimos a correta diluicao? Ou devemos preparar o oeite, tipo 90ml para adicionar ja feito e assim trabalhar a consistencia da papa?
    Desde ja obrigada pelo seu blog e pela atençao as seguidoras.

    • Sandra Santos diz:

      Olá Sofia! Se fizer 180mL de papa com água, pode adicionar ATÉ 6 colheres medida de fórmula (pode ser menos mas nunca mais). Beijinhos, Sandra

Deixe um comentário