Skip to main content

Como fazer papas caseiras com leite materno ou fórmula?

Muitas mamãs perguntam-me como podem enriquecer as suas papas caseiras com leite materno ou fórmula. É super simples! Mas vamos lá explicar tudo direitinho:

Papas Industrializadas:

Nas papas industrializadas é comum ouvirmos a designação de papas lácteas ou não lácteas. Tal acontece atendendo à presença ou ausência de fórmula na sua composição, também conhecida como leite adaptado. As papas lácteas pelo facto de já possuírem leite na sua composição têm obrigatoriamente de ser preparadas com água. Já as papas não lácteas podem ser confecionadas com leite (materno ou fórmula) ou água, podendo, ainda, optar por adicionar-lhes outros ingredientes, tais como fruta, legumes, iogurte, entre outros.

Papas Caseiras:

Nas papas caseiras impera a mesma lógica das papas industrializadas não lácteas, uma vez que na sua composição só contêm o cereal, sob a forma de grão, flocos ou farinha.

Posto isto, pode cozinhar a farinha apenas em água ou enriquecê-la juntando um pouco de leite do bebé.

Ambos os leites, materno ou fórmula, contêm organismos vivos que não suportam temperaturas superiores a 37-40ºC, e, por isso, não aconselho a cozinhar o cereal diretamente no leite.

O cereal deve ser cozinhado em água e o leite do bebé deve ser acrescentado no final do processo de cozedura.

No caso do leite materno, o ideal é diminuir a quantidade de água da receita original, fazendo uma papinha mais grossa e, posteriormente, ajustar a consistência adicionando leite materno. Eventualmente irá adicionar uma pequena quantidade mas, se continuar a oferecer leite materno ao bebé em livre demanda, tal não constitui qualquer problema, uma vez que ele próprio fará o ajuste das suas necessidades energéticas pedindo mais ou menos mama.

No caso da fórmula, também conhecida como leite adaptado, o ideal é, igualmente, adicionar o pó no fim da cozedura.

A quantidade de fórmula a adicionar deve respeitar as indicações da embalagem, isto é, o número de colheres medida nunca deve exceder a proporção de água que é referenciada pelo produto.

Não se esqueça que, depois de adicionar o leite, não deve voltar a ferver ou reaquecer a papa, nem deverá guardar o que sobrar. Ficámos entendidas?

 

Gostou deste artigo? Espreite estes…

Gostou deste artigo?

Espreite estes…

34 Comments

  • Margarida diz:

    Olá. Devemos aquecer o leite materno antes de adicionar à papa? Ou se a papa for acabada de fazer e estiver ainda quente/morna posso juntar o leite frio (que está no frigorifico ou foi descongelado)? Ou vice-versa, se a papa estiver fria (por exemplo levando para a creche) adiciono o leite materno aquecido e é suficiente para a papa ficar no ponto? Já agora, faz ou não mal aquecer no microondas as sopas e papas (o LM sei que não se deve)? Obrigada, beijinhos

  • Raquel Brito diz:

    Ola Sandra, acabei de fazer a papa (com 200ml de água + 4 colheres de sobremesa de farinha de milho + 1 pera e meia rapada) mas ela ficou bastante consistente. Se agora antes de servir, for acrescentar 6 colheres de pó NAN, ela vai ficar demasiado grossa.

    Inicialmente tinha entendido que fazia o leite artificial com água e pó à parte e ia acrescentando (-antes de servir) até ficar pure.

    Como faço?
    Muito obrigada
    Raquel

    • Sandra Santos diz:

      Olá Raquel! Se a papa ficou muito consistente adicione água para ajustar a consistência e em seguida adicione o leite em pó. Beijinhos, Sandra

    • Hélia diz:

      Olá! Adoro as suas receitas e a minha pequena Leonor também! Começámos há pouco a aventura das papas e estou a confecioná-las com farinhas biológicas, para começar, e depois penso passar para os flocos e o cereal cozido. Quando fiz a papa ficou ótima e ela adorou a textura e o sabor. Acontece que fiz mais quantidade para levar para a creche e deixei no frigorífico. Só que passou a líquida… Imagino que seja da fruta, pois adicionei pêra. Há algum truque para não ficarem líquidas? Obrigada!

    • Sandra Santos diz:

      Olá Hélia! Depois se voltar a aquecer no fogão e mexer para ficar uniforme, em princípio readquire a textura inicial.
      Beijinhos,
      Sandra

  • Filipa diz:

    Olá! Devemos então cozer a farinha com água e só no final e depois de estar morna é que colocamos o pó do LA? Somente o pó? Muito obrigada e parabéns pelo blog!

  • Mônica diz:

    Olá! Iniciei agora a incursão ao mundo das papas caseiras e estou adorar! Mas tenho uma dúvida! Se juntar 150ml de água por exemplo fazer papa de arroz tenho de colocar 5 colheres de leite em pó? Mas se a água evapora? Já não vai ter essa quantidade de água? Certo? Se faço o leite à parte e juntar, o mais certo é usar menos leite em pó pk se não a papa fica muito líquida! Então o meu filho vai beber menos leite por dia!!

    • Sandra Santos diz:

      Olá Mónica! Se respeitar os mecanismos de fome e saciedade do seu bebé, ele vai ser capaz de auto-regular a sua ingestão diária, pedindo mais ou menos leite. Imagine que almoça só uma salada (menos calorias), vai ter fome para lanchar mais cedo, certo? A lógica é a mesma. Beijinhos, Sandra

Deixe um comentário