Skip to main content

Correu sempre tudo tão bem com a amamentação e posteriormente com a introdução dos sólidos que desde cedo comecei a experimentar novas texturas, sabores e alimentos. Se calhar cedo demais… Ou não… Apanhei uma manga daquelas madurinhas, super doces e toca a juntar quinoa, o tal pseudo-cereal que tem vindo a ganhar fama pela sua interessante composição nutricional.

Alguns sites dizem que aos 8 meses a maioria dos bebés já terá capacidade de a digerir convenientemente. “Ó diabo, então mas a Xica por volta dos seis meses e meio deliciou-se com esta super papa de quinoa” – pensei…

Na realidade, não existe nenhum artigo científico, orientação ou parecer sobre quando é que esta pode ser introduzida na alimentação dos bebés, pelo menos que eu tenha conhecimento e alguns autores garantem que pode ser dada logo a partir dos 6 meses.

Certo é que a quinoa é revestida por uma camada de saponinas, um nome fofinho para estes compostos que a tornam ligeiramente amarga, tornando-a menos apetecível para a alimentação de crianças e bebés. Para nossa sorte, estas substâncias são solúveis em água e assim este desagradável efeito é bastante atenuado se a lavarmos e demolharmos.

As mamãs mais aventureiras poderão introduzir a quinoa a partir dos 6 meses, já as mamãs com bebés cujas barriguinhas são mais sensíveis e reactivas deverão esperar até aos 8 ou 9 meses, altura em que poderá dar largas à imaginação usando este miraculoso grão dos Andes, que na verdade é uma semente mas isso agora não interessa nada. Vamos à papa de quinoa?

Papinha de quinoa com manga

Esta papinha de quinoa com manga, é uma das minhas papinhas caseiras de eleição. Para além de nutritiva é super saborosa e claro, a Xica adora!

Tamanho da Porção:

1

Ingredientes:

  • Meia manga pequena fatiada, sem caroço (cerca de 100g)
  • 2 a 3 colheres de quinoa cozida

Preparação:

  1. Reduzir a puré a manga juntamente com a quinoa cozida ou triturar apenas a manga e adicionar-lhe os grãos de quinoa para que o bebé se habitue a diferentes texturas.

Notas:

A quinoa deve ser previamente demolhada durante pelo menos 12 horas. A manga deve estar bem madurinha, caso contrário a papinha ficará amarga em vez de doce e saborosa como se pretende. A manga pode ser substituída por papaia ou pela junção de ambas que é uma combinação maravilhosa!

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

13 Comments

  • DianaR diz:

    Boa noite, Sandra.
    Gostava de experimentar esta papinha de quinoa, mas fiquei na dúvida se a quinoa deverá ser usada quente ou fria?
    Muito obrigada

    • Sandra Santos diz:

      Boa tarde Diana,

      Na verdade tanto faz, depende do gosto e aceitação do bebé.

      Beijinhos,
      Sandra

  • Rita Melo diz:

    Olá Sandra! Antes de mais, muitos parabéns pelo blog, pelas ideias e pela partilha! Descobri agora as suas receitas para os mais pequenos e fiquei fã!
    Tenho um bebé de 8 meses, com uma barriguita mais ou menos preguiçosa, e gostava de experimentar as papinhas com quinoa, este super alimento. Mas tenho umas dúvidas quanto a ela: aconselha a quinoa branca, ou outro tipo? E é conveniente que seja isenta de gluten, certo?
    Muito obrigada e continuação de um excelente trabalho!
    Bem haja!

    • Sandra Santos diz:

      Olá Rita!
      A quinoa não possui glúten mas de qualquer modo, se o seu bebé tem 8 meses, em princípio não haverá problema em introduzir o glúten. Inicialmente pode optar pela quinoa branca.
      Beijinhos,
      Sandra

  • Patrícia Santos diz:

    Olá Sandra, muitos parabéns pelo conteúdo do seu blog, estou a adorar seguir esta receitas deliciosas e saudáveis.
    Tenho uma bebé de 6 meses e gostava de começar a introduzir as papas. Quanto à quinoa tenho uma dúvida… Há algum cuidado a ter ao demolhar o grão para garantir que se remove essa camada que reveste o cereal?
    Obrigada.
    Bjnhs

    • Sandra Santos diz:

      Olá Patrícia! Nenhum cuidado em especial. As saponinas não são prejudiciais à saúde do bebé, são é desagradáveis ao paladar pela amargura que conferem à quinoa. Basta que ao demolhar vá mudando várias vezes a água para que a lavagem e demolha seja mais eficaz. Umas 2 horas serão mais do que suficientes. Beijinhos, Sandra

Deixe um comentário