Skip to main content

Muitas vezes, perguntam-me quando se pode introduzir a alfarroba nas preparações caseiras dos bebés. Como resposta, refiro o facto da goma de alfarroba ser usada pela indústria alimentar, enquanto espessante, nas fórmulas anti-refluxo para lactentes de tenra idade.

Por essa razão, considero aceitável a introdução  desta papinha de arroz, alfarroba e banana, na alimentação dos bebés, a partir dos 4 meses.

A alfarroba é rica em antioxidantes e é uma boa fonte de vitaminas A, B1, B2, niacina, cálcio e magnésio. Para além disso, tem aquele gostinho bem característico que eu adoro e me lembra sempre o Algarve.

Ela é, ainda, uma excelente opção enquanto substituto do cacau em muitas preparações e receitas para miúdos e graúdos!

Contudo, o seu sabor intenso por vezes não reúne unanimidade e por essa razão gosto de a usar em pequenas quantidades e, muitas vezes, misturada com um cereal e fruta. Em grandes quantidades, ela pode também provocar cólicas e algum desconforto intestinal, sobretudo em barriguinhas mais sensíveis.

Como em tudo na vida: moderação e equilíbrio são as palavra de ordem. Depois de todas as considerações, agora é só desfrutar!!

Papinha de arroz, alfarroba e banana

Papas caseiras

Bibliografia:

Leites e Fórmulas Infantis: a realidade portuguesa revisitada em 2012 – Sociedade Portuguesa de Pediatria

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

20 Comments

Deixe um comentário