Skip to main content

Esta papinha de maçã e millet, para além de ser muito suave, tem aquele cheirinho inconfundível de papa de bebé.
O millet ou milho-miúdo, como também é conhecido, é um cereal que não possui glúten, sendo, por isso, uma boa opção para quem inicia a diversificação alimentar antes dos 6 meses de idade. Para além disso, é, sem sombra de dúvida, o cereal com maior quantidade de compostos fenólicos. Estes polifenóis, juntamente com a sua quantidade de fibra, possuem um reconhecido efeito antioxidante e hipocolesterolemico.

Pela sua elevada disponibilidade em alguns países africanos e relativa fácil digestibilidade, ele é muitas vezes usado como primeiro ingrediente nas papinhas caseiras destes bebés.

A maçã dispensa apresentações e é o elemento essencial para fazer desta combinação uma refeição muito nutritiva e muito “nhami”. ☺

Papinha de maçã e millet

papas caseiras de maçã e millet

Pessoas:

1

Ingredientes:

  • 3 c. de sopa de millet
  • 1 maçã doce e madura descascada, descaroçada e ralada (para diminuir o tempo de cozedura)
  • leite do bebé: materno ou fórmula (opcional)
  • 1 chávena de água (250 ml)

Preparação:

  1. Lave o millet e deixe-o a demolhar durante pelo menos uma hora ou durante a noite.
  2. Descasque, descaroce e corte a maçã em pequenos pedaços uniformes.
  3. Numa panela, em lume muito brando, coza o millet nos 250ml de água, por cerca de 20-25 minutos ou até este ficar macio e engrossar; a meio do tempo junte a maçã ralada.
  4. Retire do lume e reduza a mistura a puré, triturando com o auxílio de uma varinha mágica ou robot de cozinha.

Notas:

Antes de servir, poderá ajustar a consistência do puré, adicionando um pouco de leite do bebé mas lembre-se que, depois de adicionar o leite, não deve voltar a reaquecer a papa, nem guardar o que sobrou.

Pode substituir o millet por outro cereal, como por exemplo arroz. Aqui fica a sugestão de uma  variação igualmente deliciosa: papinha de maçã e arroz .

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

34 Comments

  • saroca_1987 diz:

    Olá Sandra. Antes de mais obrigada pelas suas partilhas! Tenho uma dúvida, para poder fazer estas papas com leite materno, qual seria a quantidade aconselhável? E a quantidade de água teria de ser menor certo? Por exemplo se quiser fazer a papa com 120 ml de leite materno, quanto teria de usar de água? Estou a questionar isto pois tentei fazer esta receita mas ao adicionar o meu leite ficou demasiado rala. O que estarei a fazer de errado?
    Obrigada pela atenção

    • Sandra Santos diz:

      Boa tarde Sara,

      Só consegue fazer uma papinha com 120mL de leite materno se usar uma farinha instantânea. Fazendo uma papinha caseira, partindo do princípio que não vai cozinhar o leite materno, esta tem que ser feita com água. Por isso, para que no final não fique muito aguada só poderá acrescentar uns 15mL a 30mL de leite materno. Tal não constitui qualquer problema, na medida em que o bebé mamando em livre demanda fará o ajuste necessário do leite consumido nesse mesmo dia: mamando mais.

      Beijinhos,
      Sandra

  • Ana Margarida diz:

    Olá Sandra.
    Vamos começar agora as papinhas na minha bebé e queria muito usar as suas receitas, no entanto, quando vejo no supermercado estes ingredientes (por exemplo o millet) que supostamente não contêm gluten, todos apresentam um disclaimer na embalagem a avisar que poderá conter vestigios de gluten. Estes vestígios serão significativos para um bebé com menos de 6 meses ou na verdade não há problema em ter vestígios? Muito obrigada

Deixe um comentário