Skip to main content

Esta papinha de maçã e millet, para além de ser muito suave, tem aquele cheirinho inconfundível de papa de bebé.
O millet ou milho-miúdo, como também é conhecido, é um cereal que não possui glúten, sendo, por isso, uma boa opção para quem inicia a diversificação alimentar antes dos 6 meses de idade. Para além disso, é, sem sombra de dúvida, o cereal com maior quantidade de compostos fenólicos. Estes polifenóis, juntamente com a sua quantidade de fibra, possuem um reconhecido efeito antioxidante e hipocolesterolemico.

Pela sua elevada disponibilidade em alguns países africanos e relativa fácil digestibilidade, ele é muitas vezes usado como primeiro ingrediente nas papinhas caseiras destes bebés.

A maçã dispensa apresentações e é o elemento essencial para fazer desta combinação uma refeição muito nutritiva e muito “nhami”. ☺

Pessoas:

1

Ingredientes:

  • 3 c. de sopa de millet
  • 1 maçã doce e madura descascada, descaroçada e ralada (para diminuir o tempo de cozedura)
  • leite do bebé: materno ou fórmula (opcional)
  • 1 chávena de água (250 ml)

Preparação:

  1. Lave o millet e deixe-o a demolhar durante pelo menos uma hora ou durante a noite.
  2. Descasque, descaroce e corte a maçã em pequenos pedaços uniformes.
  3. Numa panela, em lume muito brando, coza o millet nos 250ml de água, por cerca de 20-25 minutos ou até este ficar macio e engrossar; a meio do tempo junte a maçã ralada.
  4. Retire do lume e reduza a mistura a puré, triturando com o auxílio de uma varinha mágica ou robot de cozinha.

Notas:

Antes de servir, poderá ajustar a consistência do puré, adicionando um pouco de leite do bebé mas lembre-se que, depois de adicionar o leite, não deve voltar a reaquecer a papa, nem guardar o que sobrou.

Pode substituir o millet por outro cereal, como por exemplo arroz. Aqui fica a sugestão de uma  variação igualmente deliciosa: papinha de maçã e arroz .

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

34 Comments

  • Marlene Valeixo diz:

    Olá Sandra! Ando aventurar-me neste mundo da alimentação complementar, optando preferencialmente pelas papas cadeiras. O meu pequenote ainda vai fazer seis meses dia 20, mas por indicação da pediatra e por fazer sentido já comecei a dar sopa ha duas semanas e meia. Sábado irei introduzir a papa e vi que considera o milho e o arroz os cereais ideiais para começar. Hoje no supermercado encontrei milho painco (salvo erro) mas dizem no saco que podia conter vestigios de glúten. Qual a sua opinião? Obrigada!

  • Joana Paiva diz:

    Olá Sandra.
    Desde de já obrigada pela partilha destas fantásticas receitas para os nossos bebés.
    A minha bebé em breve irá para a creche e gostaria de saber se posso preparar estas papas na véspera à noite para serem consumidas ao lanche.
    Perdem nutrientes?
    Devem ser conversadas no frigorífico e depois reaquecidas, no microondas por exemplo?
    Obrigada. Um beijinho
    Joana

    • Sandra Santos diz:

      Olá Joana! As papinhas podem ser conservadas no frigorífico por um período não superior a 48h e reaquecidas unicamente no momento do consumo. Beijinhos, Sandra

  • Mafalda diz:

    Adoro as suas receitas! Obrigada pela partilha. Tenho um bebé de 6 meses e iniciou agora as papas e sopas, tudo é novo para mim e as dúvidas são muitas. Relativamente a estas papas com creais e que demoram algum tempo a confeccionar, será que posso fazer e congelar antes de colocar o leite materno? Obrigada

  • Cátia diz:

    Boa tarde.
    Adoro as suas receitas, não só por serem mto simples mas tb pela simplicidade com que explica os valores nutricionais.
    Tenho um bebê de 6 meses, a amamentação foi exclusiva até aos 5 meses. Após a entrada no berçário, começamos as sopas e as papas.
    Relativamente as papas, optei por levar para a escola, papas caseiras em vez das típicas cerelac que são dadas nas escolas. No entanto a confecção das mesmas é feita somente com água compensado dps com o leite quando lhe dou maminha.
    Será suficiente para o crescimento/desenvolvimento do bebê?! Deveria colocar leite adaptado.
    Isto pq, como já levo a papa feita não há hipótese de colocar leite materno.
    Aguardo uma resposta assim que lhe for possível ou até mm sugestões.
    Os votos de um ano feliz.
    Cátia e Frederico

    • Sandra Santos diz:

      Olá Cátia! Depois, quando vai buscar a sua bebé dá-lhe leite materno em livre demanda? Se esse for o caso, não vejo qualquer problema em dar a papa feita com água. beijinhos, Sandra

Deixe um comentário