Skip to main content

Esta papinha de maçã e millet, para além de ser muito suave, tem aquele cheirinho inconfundível de papa de bebé.
O millet ou milho-miúdo, como também é conhecido, é um cereal que não possui glúten, sendo, por isso, uma boa opção para quem inicia a diversificação alimentar antes dos 6 meses de idade. Para além disso, é, sem sombra de dúvida, o cereal com maior quantidade de compostos fenólicos. Estes polifenóis, juntamente com a sua quantidade de fibra, possuem um reconhecido efeito antioxidante e hipocolesterolemico.

Pela sua elevada disponibilidade em alguns países africanos e relativa fácil digestibilidade, ele é muitas vezes usado como primeiro ingrediente nas papinhas caseiras destes bebés.

A maçã dispensa apresentações e é o elemento essencial para fazer desta combinação uma refeição muito nutritiva e muito “nhami”. ☺

Pessoas:

1

Ingredientes:

  • 3 c. de sopa de millet
  • 1 maçã doce e madura descascada, descaroçada e ralada (para diminuir o tempo de cozedura)
  • leite do bebé: materno ou fórmula (opcional)
  • 1 chávena de água (250 ml)

Preparação:

  1. Lave o millet e deixe-o a demolhar durante pelo menos uma hora ou durante a noite.
  2. Descasque, descaroce e corte a maçã em pequenos pedaços uniformes.
  3. Numa panela, em lume muito brando, coza o millet nos 250ml de água, por cerca de 20-25 minutos ou até este ficar macio e engrossar; a meio do tempo junte a maçã ralada.
  4. Retire do lume e reduza a mistura a puré, triturando com o auxílio de uma varinha mágica ou robot de cozinha.

Notas:

Antes de servir, poderá ajustar a consistência do puré, adicionando um pouco de leite do bebé mas lembre-se que, depois de adicionar o leite, não deve voltar a reaquecer a papa, nem guardar o que sobrou.

Pode substituir o millet por outro cereal, como por exemplo arroz. Aqui fica a sugestão de uma  variação igualmente deliciosa: papinha de maçã e arroz .

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

34 Comments

  • Nídia Fernandes diz:

    Olá Sandra, parabéns pelo blog estou rendida tem me ajudado muito com as receitas de papas caseiras. A minha Francisca está adorar. Beijinhos e continue a partilhar as suas experiências

    • Sandra Santos diz:

      Olá Nídia!! Fico super, super feliz!! Boas papinhas e continue a partilhar conosco a sua experiência. beijinhos

  • Isabel diz:

    Olá!! Tenho feito algumas receitas daqui para a minha bebé de 5 meses. Entretanto ela vai para a ama. Posso fazer esta papa e a de milho e pêra de véspera, guardar no frigorífico e a ama aquece em banho maria? É seguro fazer assim?
    Beijinhos

  • Ana diz:

    Olá Sandra. Sigo o seu blog desde Dezembro, altura em que iniciámos cá por casa a AC. Esta papa foi a primeira que ele comeu e adorou, já experimentei outras tantas e ele come tudo, felizmente. Neste momento o meu menino já tem 9 meses e continuo a passar por cá à procura de receitas e conselhos. Tivemos uma consulta com uma pediatra nova na semana passada e ao dizer que fazia papas caseiras, esta respondeu que não seriam uma boa alternativa pois não temos a noção dos nutrientes que as mesmas têm… Confesso que não respondi porque fiquei sem reacção mas parece-me uma ideia absurda que consideram as papas de pacote uma alternativa melhor só porque estão “doseadas”. Gostava de saber a sua opinião sobre isto, se fosse possível e já agora em relação a uma outra informação que a mesma pediatra me deu, ao saber que o meu filho ainda mama bastantes vezes ao longo do dia (já estou a trabalhar mas dou sempre que posso), que não deveria dar de mamar nem 2 horas antes nem depois das refeições pois o LM impedia a absorção dos nutrientes… Isto não é um grande disparate?
    Obrigada desde já e parabéns pelo blog.

  • Susana diz:

    Olá Sandra sinto uma empatia enorme consigo, adoro tudo o que escreve e como escreve!!! Sinto tanto amor nas suas palavras. Aprendo tanto consigo, obrigada por partilhar tanto conosco. Tenho uma bebé com 5 meses e meio a LM em LD em exclusivo, vou iniciar agora as sopas, devo aguardar para iniciar a fruta, certo? Ou faço a introdução em dias diferentes não é? Um grande beijinho para si e para a querida Francisca

    • Sandra Santos diz:

      Olá Susana! Muito obrigada pelas suas palavras, são sempre muito gratificantes. Imagino que já tenha iniciado a fruta e a sopa mas não podia deixar de lhe responder e de lhe enviar um grande beijinho!

Deixe um comentário