Skip to main content

O pão nosso de cada dia, tão português e característico, será que pode fazer parte da alimentação do bebé? Como e quando oferecer? Qual o melhor pão para o bebé? Que cuidados devemos ter? Saiba tudo neste artigo.

O bebé pode comer pão?

Sim! A partir dos 6 meses, o pão pode ser oferecido ao bebé e fazer parte da sua alimentação.

Como oferecer o pão ao bebé?

Aos 6 meses…

No início da introdução alimentar, o pão pode ser oferecido, através de deliciosas açordas.

Veja aqui as nossas 2 sugestões:

Açorda de peixe

Açorda de ovo

pão e1649328882226O pão pode também ser dado à mão, ajudando a promover a mastigação e a insalivação. Contudo, este pode amolecer, formando uma grande massa na boca que se pode agarrar e colar à língua e ao céu da boca.

Para minimizar o risco, escolha pão grosso e estaladiço ou ofereça tiras de pão torrado do tamanho de dois dedos adultos.

Considere ainda, adicionar uma camada fina de puré de abacate, húmus ou puré de fruta para molhar o pão e ajudar a engolir.

Como sempre, certifique-se de criar um ambiente alimentar seguro e nunca deixe o bebé a comer sozinho.

Que tipo de pão devemos oferecer ao bebé?

O pão oferece muitos hidratos de carbono, alguma fibra e proteínas. No entanto, tal varia muito em função do tipo de pão.

Entre os pães mais nutritivos estão os feitos a partir de grãos fermentados ou germinados. Este processo pode torná-lo mais fácil de digerir e garantir maior absorção de nutrientes.

Os pães feitos de grãos integrais são também uma excelente escolha para bebés, pois oferecem mais fibra, proteínas e nutrientes em geral, do que os pães feitos de farinha refinada.

Como escolher o pão para o bebé?

  • Ao comprar pão, leia atentamente a lista de ingredientes. Prefira aqueles com uma lista de ingredientes pequena, apenas com farinha ou combinação de farinhas, água, fermento ou massa mãe e sal. Lembre-se que os ingredientes aparecem por ordem decrescente (os primeiros são os que estão em maior quantidade).
  • Não tenha açúcar na lista de ingredientes.
  • Quase todos os pães à venda têm sal, por isso prefira um pão com menos de 1g de sal por 100g.
  • Lembre-se que alguns pães contêm alergénios comuns tais como lacticínios, ovos, sésamo, soja, e frutos secos de árvores e muitos possuem edulcorantes. Verifique se tais alergénios são seguros para o seu bebé.
  • Deve também excluir pães com sementes, pelo risco de engasgamento e inalação.
  • Pão de leite não é pão: é bolo! (confira a lista de ingredientes)
  • Quando o orçamento e o acesso permitirem, escolha pães feitos de trigo orgânico – ou opte por pães feitos de grãos alternativos, tais como amaranto, trigo mourisco, quinoa ou espelta. Pães feitos com trigo convencional que é fortemente pulverizado com pesticidas podem ter um impacto negativo na saúde humana e ambiental.

Qual o melhor pão para o bebé no mercado?

Proveniente de Agricultura biológica:

Gleba

A Gleba tem apenas pães de fermentação natural, feito com cereais 100% portugueses. Pode encontrar à venda em lojas físicas em Lisboa, nas lojas Celeiro ou online.

Quinoa Padaria Biológica

Pão de fermentação lenta com utilização de massa mãe bem como a escolha de farinhas integrais e biológicas (espelta, kamut, quinoa, trigo)

Pode encontrar estes pães no Celeiro, Go Natural, Miosótis (Lisboa), Biomercado ou online.

Miolo

Encontra os pães da Miolo no Supercor, supermercados El Corte Inglês e nas lojas Celeiro.

Pachamama

Os produtos Pão Pachamama são feitos com farinhas biológicas estão disponíveis no Continente, Auchan , My Auchan, Celeiro, Go Natural e lojas biológicas. Mas também pode comprar site online no site da marca.

Não proveniente de Agricultura biológica:

Pão Real

Captura de ecrã 2022 04 05 às 16.27.57

Esta padaria da região de Mafra, confeciona pão de modo artesanal. O pão representado na imagem, tem uma lista de ingredientes muito simples, apenas com farinha, fermento, água e uma quantidade aceitável de sal. Disponível no Pingo Doce.

Pão de marca própria do Continente

O Continente tem vários pães de marca própria que são apenas farinha, água e fermento, como o pão de Rio Maior, o pão de massa mãe trigo do Alentejo ou o pão rústico de centeio, também de massa mãe.

Descubra mais artigos:

Veja o nosso artigo com 13 ideias saudáveis para barrar o pão!

Gostou deste artigo? Espreite estes…

Gostou deste artigo?

Espreite estes…

Deixe um comentário