Skip to main content

Lembro-me bem de uma tia do meu pai que tinha uma costela muito bristish por causa dos muitos anos em que viveu emigrada nas ilhas de Sua Majestade.

Quando era miúda e ela me convidava para lanchar – o que era raro – tal acontecimento facilmente se tornava no ponto alto do meu dia.

Adorava aqueles chás das cinco com scones, um doce caseirinho e uma ou duas bolachas amanteigadas de uma lata azul com desenhos clássicos. Era bem capaz de surripiar umas quantas mas o respeitinho é muito lindo e ela tinha uma figura tão austera que eu nem me atreveria. Cheirava tudo tão bem… Ela já morreu há muitos anos mas ainda hoje mantenho a sua memória bem viva e a recordo com muito carinho.

Hoje, muitos anos depois, escrevo-vos com esta e outras memórias recentes: aquelas com que enchi a minha caixinha de recordações, na minha viagem, destas últimas semanas pelo Sri Lanka.

O Sri Lanka, outrora chamado de Ceilão é o reino do chá por excelência. O chá foi a seiva deste país e foi essencial para o seu desenvolvimento. Talvez por isso e como fã desta bebida, especialmente no inverno, gostei tanto de ir a Ella e ver as sua fabulosas plantações. Só faltavam mesmo uns scones para o culminar daqueles dias mais do que perfeitos.

Scones

Hoje, escrevo do Sri Lanka, reino do chá por excelência e achei que não haveria melhor receita para partilhar do que uns saudáveis e deliciosos scones!

Pessoas:

8

Ingredientes:

  • 1 chávena de farinha de espelta
  • 2 c. de sopa de óleo de coco
  • 1 cenoura ralada
  • 1 c. de chá de fermento
  • 5 tâmaras
  • ½ chávena de sumo de laranja

Preparação:

  1. Pré-aqueça o forno a 180º
  2. Triture as tâmaras (descaroçadas) num processador por alguns segundos. Caso necessário adicione um pouco de água às tâmaras, de modo a facilitar o processamento. No final obterá uma pasta.
  3. Adicione as tâmaras à farinha e mexa.
  4. Numa taça junte a esta mistura (da farinha e tâmaras), os restantes ingredientes, mexendo e envolvendo muito bem até obter uma massa homogénea.
  5. Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal e deite colheradas da massa.
  6. Leve ao forno durante 15 a 20 minutos. Deixe arrefecer numa grade de metal.

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

6 Comments

Deixe um comentário