Skip to main content

Esta é uma papinha de curgete, maçã e pescada, super suave, cujos ingredientes de origem vegetal evidenciam um risco extremamente baixo de causar alguma reacção adversa. Deste modo, é ideal para a associarmos a alimentos tradicionalmente considerados alergénicos, tais como o peixe.


Neste caso, escolhi a  pescada branca, um peixe magro, de água salgada, que é considerada um dos melhores peixes para oferecer ao bebé, devido à sua consistência, sabor ligeiramente adocicado e pouca quantidade de espinhas.

Se é a primeira vez que vai dar peixe ao seu bebé, não se esqueça de aguardar cerca de três dias sem introduzir outro alimento novo na sua dieta, para assim facilitar a avaliação clínica, em caso de alergia.

Muito se tem escrito sobre a introdução de alimentos “potencialmente alergénios”, tais como o peixe e o ovo mas como tal, vou dedicar um artigo inteirinho a este assunto de modo a tirar todas as vossas dúvidas.

Agora não vos quero atrasar, já que a hora da papinha não tarda e o bebé não gosta de esperar!

Creme de curgete, maçã e pescada

Creme de curgete, maçã e pescada é uma papinha suave, delicada e muito nutritiva. Sendo por isso ideal para a introdução do peixe, neste caso a pescada, na alimentação do bebé!

Preparação:

  1. Coza a curgete, a maçã e a batata-doce, preferencialmente a vapor.
  2. Quando cozidos, coloque-os num copo alto.
  3. À parte coza a pescada.
  4. Uma vez cozida retire-a da água e junte o peixe livre de peles e espinhas aos legumes e maçã.
  5. Coe a água de cozedura, para garantir que está livre de espinhas e adicione-a aos restantes ingredientes, em quantidade suficiente apenas para os cobrir.
  6. Triture e “voilá”!

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

22 Comments

  • Clarice diz:

    Ola Sandra! Obrigada pelo seu blog. As receitas são ótimas. Já experimentei algumas e o meu bebe de 6 meses adora. Ate eu e o meu marido provamos e gostamos. Espero que continuas a brindar-nos com essas receitas fantásticas. Bom trabalho!!!!!

    • Sandra Santos diz:

      Olá Clarice! Muito obrigada pelo seu comentário. Os vossos bebés são os nossos melhores críticos e a nossa maior inspiração! Um grande beijinho

  • Liliana diz:

    Olá. Gosto muito do seu blog. Tenho uma bebé de 5 meses que iniciou agora a diversificação alimentar, contudo não gosta de sopa. Comecei por fazer de cenoura, uma folha de alface e uma mini batata mas não consigo fazê-la comer! Puxa o vómito e fecha a boca impossibilitando a entrada da colher. .. O que me aconselha?

    • Sandra Santos diz:

      Olá Liliana! No início é normal que isso aconteça. É toda uma nova experiência para o bebé, que leva o seu tempo e requer paciência da nossa parte. 🙂 Se ainda agora começou também não espere que coma grandes quantidades, nem é suposto que assim seja. De resto pode dar-lhe uma colher para a mão para ela brincar durante o dia e se familiarizar com o objecto; opte por uma ambiente muito tranquilo na hora da refeição, sem stress e pressões. Para além disso, se se sentir confiante pode dar-lhe alguns alimentos para a mão, tais como legumes cozidos, banana ou abacate para estimular o seu interesse por esta nova fase da sua vida. Fico a aguardar novidades!

  • Ana diz:

    Ola. tudo bem? Papinha para que idade?

    • Sandra Santos diz:

      Olá Ana! De acordo com as actuais recomendações (Sociedade Portuguesa de Pediatria), poderá introduzir o peixe a partir dos 6 meses. Cá em casa foi por volta dos 7 meses, já que primeiramente ofereci à Francisca os legumes, cereais, fruta e carne, o que leva o seu tempo… 🙂 beijinhos, Sandra

    • Sandra diz:

      Olá muito boa tarde Sandra, está papa de aveia e banana posso dar a partir dos 4 meses?

    • Sandra Santos diz:

      Olá Sandra,

      Sim, pode. Mas deve fazê-la com água. Depois pode adicionar leite materno ou fórmula.
      Beijinhos,
      Sandra

Deixe um comentário