Skip to main content

Esta é uma papinha de curgete, maçã e pescada, super suave, cujos ingredientes de origem vegetal evidenciam um risco extremamente baixo de causar alguma reacção adversa. Deste modo, é ideal para a associarmos a alimentos tradicionalmente considerados alergénicos, tais como o peixe.


Neste caso, escolhi a  pescada branca, um peixe magro, de água salgada, que é considerada um dos melhores peixes para oferecer ao bebé, devido à sua consistência, sabor ligeiramente adocicado e pouca quantidade de espinhas.

Se é a primeira vez que vai dar peixe ao seu bebé, não se esqueça de aguardar cerca de três dias sem introduzir outro alimento novo na sua dieta, para assim facilitar a avaliação clínica, em caso de alergia.

Muito se tem escrito sobre a introdução de alimentos “potencialmente alergénios”, tais como o peixe e o ovo mas como tal, vou dedicar um artigo inteirinho a este assunto de modo a tirar todas as vossas dúvidas.

Agora não vos quero atrasar, já que a hora da papinha não tarda e o bebé não gosta de esperar!

Creme de curgete, maçã e pescada

Creme de curgete, maçã e pescada é uma papinha suave, delicada e muito nutritiva. Sendo por isso ideal para a introdução do peixe, neste caso a pescada, na alimentação do bebé!

Preparação:

  1. Coza a curgete, a maçã e a batata-doce, preferencialmente a vapor.
  2. Quando cozidos, coloque-os num copo alto.
  3. À parte coza a pescada.
  4. Uma vez cozida retire-a da água e junte o peixe livre de peles e espinhas aos legumes e maçã.
  5. Coe a água de cozedura, para garantir que está livre de espinhas e adicione-a aos restantes ingredientes, em quantidade suficiente apenas para os cobrir.
  6. Triture e “voilá”!

Gostou desta receita? Espreite estas…

Gostou desta receita?

Espreite estas…

22 Comments

  • Ana Sofia diz:

    Olá Sandra,

    Adoro as suas receitas. São muito simples e práticas!
    O meu bebé tem agora 8 meses e meio e vou agora introduzir o peixe. Por aqui, a AC não tem sido nada fácil…
    Queria saber se posso substituir a maçã por outra fruta, como a pêra por exemplo, ou se esta já não combina muito bem com a courgette. O que lhe parece?
    Obrigada e beijinhos

    • Sandra Santos diz:

      Olá Ana Sofia!

      Sim, pode substituir, sem qualquer problema. Combina igualmente bem. beijinhos

  • Carla Manuela Oliveira peito Silva diz:

    Olá Sandra vivo na Bélgica e tenho um bebé de 4 meses faz 5 dia 26 , começou agora com as papinhas. Tenho mais 2 filhos mas já grandes o Cristiano com 20 e a Francisca com 10 e agora o Enzo tenho seguido o seu blogue e estou a adorar tem ajudado porque quero fazer diferente com o Enzo. Com os outros 2 os legumes foram difíceis e só agora é que o mais velho come de tudo aprendeu a gostar . Queria saber se mesmo algumas receitas dos 6 meses podem ser adaptadas para o Enzo por exemplo a curgete. Felicidades para vocês .

  • Luciana diz:

    Olá Sandra, descobri agora seu blog e adorei! Minha bebe tem 8meses, já introduzi pescado, mas não gostou muito, vou fazer está receita para ver se ela gosta. Tenho uma dúvida, qual a melhor maçã para fazer esta receita? Muito Obrigada por nós ajudar a dar bons alimentos para nossos bebés.

    • Sandra Santos diz:

      Olá Luciana! Normalmente uso maçã Golden. Muitos beijinhos e felicidades para si e para a sua pequenina

  • Ana Lucio diz:

    Já tinha introduzido peixe com um creme de batata ervilha e peixe branco, e foi dificil fazê-la comer alguma coisa! Fiz esta papinha ontem e hoje repetiu e adora! Misturar maçã na sopa e deixar a pele à courgete foi novo para mim, mas o resultado final está aprovadíssimo pela Alice 🙂 Obrigada

    • Sandra Santos diz:

      Nós ficamos muito contentes que a Alice tenha gostado da papinha! 😉 Grande beijinho e Feliz Natal

Deixe um comentário